logo RCN

Secretário de Estado, Sopelsa visita municípios coirmãos, Capinzal e Ouro

Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

 

 

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, na segunda-feira, 22 de Maio, visitou e reuniu-se com prefeitos, secretários, vereadores e outros de Capinzal e Ouro.

Segundo Sopelsa dificuldades existem, por isto de buscar parceria e recursos para que precisa ser feito. A Secretaria tem tido os recursos para cuidar da questão de sanidade, sendo que muito depende a economia as exportações, programas de sementes de milho, de calcário, kit forrageiro - de irrigação - apicultura, compra de equipamentos para poder atender as prefeituras, também pequenas associações de agricultores. Enfim, à base principal estão tendo êxito em exercer e fazer com se possa ajudar aos municípios.

Quanto a carne é fraca, foi um equívoco e colocou a todos na mesma "vala", pois tem boas empresas, umas com mais de 70 anos no mercado, sendo elas são sérias e disponibilizam produtos de qualidade comprovada, porém, não tem dúvida que em determinados casos tem os espertalhões no meio, pois o prejuízo num primeiro momento foi para todos. Destacou que só em Santa Catarina 70% da produção de frango é exportada, quando foram suspensas as exportações naquele momento. Da mesma forma 30% da carne suína de SC é exportada, consequentemente, no mercado interno questionou a qualidade. "Prejuízo houve e sempre sobra para a ponta mais fraca, porém, mais uma vez o produtor é quem deu a sua contribuição, no entanto, o problema se superou. A questão agora é da JBS, são mais de 20 plantas que a empresa tem em SC e não se sabe qual será o encaminhamento das mesmas, dependendo do Governo Federal e dos empreendedores para evitar ficar um monte frigoríficos fechados e quem vai pagar a conta é os nossos produtores", assim percebe os casos Sopelsa. Prossegue ele, que as pessoas do bem possam superar as pessoas do mal, para fazer com que o país supere esse momento e obtenha uma economia mais solida, segura e aqueles que produzem possam ser melhor reconhecidos.

Em Capinzal e Ouro informou sobre as novas parcerias das Prefeituras e o Governo do Estado, sendo mais equipamentos que serão adquiridos. Quanto ao Fundo Estadual de Apoio aos Municípios - FUNDAM o Governo do Estado pretende viabilizar e iniciar nos próximos dias fazer os convênios com as Prefeituras, sendo um financiamento que será feito pelo Estado e passando as prefeituras a fundo perdido. "É aqui nos municípios que as pessoas vivem e precisam de obras, enfim, dentro das dificuldades que o país vive o estado de SC não é diferente, mas estamos numa condição melhor para poder atender, principalmente, a gente do campo que produz a comida", assim finalizou Sopelsa.    

 

BAIRROS -  Governo anuncia 1,9 milhão para pavimentação Anterior

BAIRROS - Governo anuncia 1,9 milhão para pavimentação

Deputado Saretta visita Capinzal Próximo

Deputado Saretta visita Capinzal

Deixe seu comentário