logo RCN

Programa Líder Integração

Programa Líder Integração das regiões da Amarp e Ammoc realizou o terceiro encontro nos municípios de Caçador e Treze Tílias

Treze Tílias/Caçador- Aconteceu em Caçador nos dias 29 e 30 de janeiro, na Sociedade Caçadorense de Bochas (Clube das Bochas), o terceiro encontro do Programa Líder para a Integração da região da Amarp. O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Sebrae e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). O consultor credenciado junto ao Sebrae Ricardo Klein, destacou que o grupo iniciou definindo os eixos que vão trabalhar. São cinco eixos de desenvolvimento econômico. Na verdade, são eixos que o grupo vai trabalhar com foco no desenvolvimento regional. São eles: Agronegócio, Turismo, Infraestrutura, Saúde, Educação e Inovação.

                         Neste encontro os participantes, no total 77, pertencentes aos 15 municípios que integram a Amarp, formaram os grupos e cada grupo pegou um eixo específico para trabalhar. "Cada grupo está estudando dentro dos municípios da Amarp as similaridades entre eles e as diferenças, e o que geraria oportunidade dentro destes eixos para os municípios".

                         Ricardo cita como exemplo o eixo do Turismo. "Dentro do eixo turismo será analisado o que é similar entre os 15 municípios e o que é diferente e se isso pode ou não gerar uma oportunidade conjunta para a região trabalhar um turismo regional com diferenciais". Isso também será feito com os demais eixos como: Infraestrutura, Saúde, Educação e Agronegócio. "Está é a ideia, promover a região dentro de as suas potencialidades respeitando as diferenças entre cada município e o que é possível trabalhar conjuntamente e pensando regionalmente, mas como frisei respeitando e pensando nas diferenças e peculiaridade entre cada município para que os eixos sejam trabalhados na forma transversal, ou seja regional". No quarto encontro que será realizado no final de fevereiro será dada continuação a este trabalho já com os pontos identificados.

 

Região da Ammoc

                  Em Treze Tílias o terceiro encontro aconteceu no Hotel Tirol nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro e reuniu 42 participantes. De acordo com Klein foram formados seis grupos e cada um trabalha com um eixo, são eles: Infraestrutura, Energias Alternativas, inovação e tecnologia, turismo, agregação de valor aos produtos agropecuários e saúde regional (de baixa e alta complexidade). Estes foram os terceiros encontros dos dois grupos, num total de oito definidos na agenda regional do Programa Líder. Os outros cinco encontros acontecerão no final dos próximos meses.

A coordenadora Regional do Sebrae Meio-Oeste Sueli Bernardi, destaca que estão envolvidos no programa, representantes dos setores público, empresarial e também o terceiro setor, buscando a democratização do processo de decisão e a garantia de continuidade do programa. Sueli explica que a conclusão dos encontros está prevista para maio de 2018, tendo em vista que se trata de ano eleitoral. O principal objetivo do Sebrae, segundo ela é criar essas ações conjuntas que venham ao encontro das políticas públicas dos governos estadual e federal e que possam ter continuidade. Sueli reitera que as ações devem ser perpetuadas como um grande fórum, onde as lideranças continuem se reunindo, discutindo e buscando a implementação do processo de desenvolvimento e a agenda que elaboraram. A coordenadora adiantou também que alguns projetos devem ser unificados entre Amarp e Ammoc, uma vez que já foram identificados alguns interesses comuns, como é o caso da busca de um aeroporto regional.

Programa Líder

O programa Lider estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a Estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

Pedido de melhorias e manutenção Anterior

Pedido de melhorias e manutenção

Eleição e posse da nova diretoria da FECAM Próximo

Eleição e posse da nova diretoria da FECAM

Deixe seu comentário