logo RCN

DIREITOS DO CONSUMIDOR

  • - FOTO: Projeto que garante acesso a cinemas e espetáculos com alimentos avança na Alesc.

Projeto que assegura entrada com alimentos em cinemas e espetáculos avança na Alesc Avança o projeto de lei que assegura ao espectador o acesso nas salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses com alimentos e bebidas.

Florianópolis - Os membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovaram, por unanimidade, o PL 266/2016, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que assegura ao espectador o acesso nas salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses com alimentos e bebidas, na forma que especifica.

Para o deputado Valduga, o avanço da matéria é sinal de sensibilidade do parlamento a este direito dos consumidores. "Em nossa justificativa, apresentamos diversos entendimentos jurídicos do que reafirmam o direito do consumidor de acessar o espetáculo, sem que se obrigue a venda casada de alimentos, nem mesmo de forma velada", explicou o parlamentar.

Em seus votos, os membros da comissão acataram o parecer apresentado pelo relator, deputado João Amin (PP), segundo o qual é da competência dos estados legislar de forma complementar a União, no que se refere a proteção dos direitos do consumidor.

Ainda segundo o entendimento apresentado por Amin, ao compelir o espectador a adquirir os produtos no próprio local, o empresário limita o poder de escolha do consumidor e promove, de forma dissimulada, venda casada, o que configura prática abusiva de comércio.

O PL segue em análise nas comissões de Finanças e de Direitos Humanos.

Alesc promoverá audiência para debater futuro do Orçamento Regionalizado Anterior

Alesc promoverá audiência para debater futuro do Orçamento Regionalizado

Credenciamento de leitos de retaguarda em hospital de Capinzal Próximo

Credenciamento de leitos de retaguarda em hospital de Capinzal

Deixe seu comentário