logo RCN

Comissão de Saúde da Alesc volta a debater com Estado ações de enfrentamento da pandemia

  • Susana Rigo / Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta

A Comissão de saúde da Assembleia legislativa recebeu o secretário de Estado da Saúde, André Morra Ribeiro, para debater as ações de enfrentamento à pandemia e aquilo que ainda precisa ser feito. O presidente da Comissão, deputado Neodi Saretta, relatou que há uma grande preocupação com o avanço da pandemia e o alto número de mortes em Santa Catarina. "É fundamental que Municípios, Estado e União tenham como absoluta prioridade resolver essa questão da pandemia que, ao contrário de outros países aonde já conseguiram dar a volta, aqui no Brasil tem sido demorado e isso acaba prejudicando as pessoas que são afetadas, mas também todos os demais setores".  

Durante a reunião foram apresentados questionamentos ao secretário sobre a gestão das ações de enfrentamento da pandemia e os desafios para evitar a segunda onda de contágio nos próximos meses. O secretário reconheceu que o Estado tem dificuldade de organizar algumas questões dentro da rede de saúde e defendeu a necessidade de os municípios assumirem sua responsabilidade na gestão da crise. Dos 56 hospitais existentes em Santa Catarina, 13 são de gestão estadual e os demais são municipais ou filantrópicos.

A dificuldade na contratação de profissionais de saúde, falta de medicamentos e insumos tem impedido, de acordo com o secretário, a ativação de mais 120 leitos de UTI exclusivos para o atendimento de Covid-19.

Outro assunto que foi pauta da reunião foi sobre as clínicas renais que estão tendo muita dificuldade em se manter pelas questões de custo. Saretta disse que o Estado já propôs a fazer um complemento, mas não houve acordo com os municípios. Conforme informou o deputado, dois terços destas clínicas renais estão em municípios que têm a chamada gestão plena, então há necessidade da participação também dos municípios. "Esperamos que seja feito um acordo para não inviabilizar a atuação e o trabalho das clínicas renais, o que seria mais um grande problema".

O pós pandemia também foi tema de debate e de acordo com Saretta, uma das grandes preocupações é sobre as consultas e cirurgias eletivas que ficaram para trás. "Tínhamos uma fila grande de catarinenses na espera antes da pandemia e, certamente, essa fila aumentou mais ainda".

Saretta finalizou dizendo que a reunião mais uma vez foi importante para cobrar mais ações e ouvir o Estado sobre o que está sendo feito para que a pandemia seja vencida o mais rápido possível.

Susana Rigo / Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta


Governo segue gastando em iluminação decorativa da Ponte Hercílio Luz Anterior

Governo segue gastando em iluminação decorativa da Ponte Hercílio Luz

Projeção aponta aumento de casos do coronavírus; ocupação hospitalar preocupa Próximo

Projeção aponta aumento de casos do coronavírus; ocupação hospitalar preocupa

Deixe seu comentário