logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Câmara de Capinzal realiza sessão plenária e vereadores apresentam demandas e indicações à comunidade

A Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal, terça-feira, 28 de outubro, realizou sessão plenária ordinária, sendo que este resumo permite que a comunidade acompanhe os principais assuntos e posicionamentos dos parlamentares.

Kaue Oliveira - Na Palavra Livre, destacou o projeto do deputado Mateus Cadorin, que busca transformar a área do Contra-Estado em uma área de incentivo fiscal federal, medida essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico do Meio-Oeste e atrair novas empresas. Kaue também mencionou as comunidades de Vidal Ramos, Lindemberg e Capital Santo Antônio, que estão recebendo melhorias após indicações de seu mandato. Além disso, fez novas indicações para os loteamentos Jacob Dorini, Vila 7 de Julho, Centro e Novo Horizonte, e aprovou requerimento solicitando melhorias nas entradas do bairro, garantindo mais segurança e evitando que motoristas contornem as lombadas.

Junior Muller - Apresentou indicação solicitando o recolhimento dos entulhos acumulados em uma rua da comunidade de Alto Alegre, destacando que o acúmulo de resíduos oferece riscos à higiene e à saúde. Ele comentou sobre o transporte de aplicativo, ressaltando o limite de 15 anos para os veículos, com dois anos para regularização, e se mostrou favorável, afirmando que a medida aumenta a segurança da população. Também falou sobre a reunião em Alto Alegre, lembrando que em obras públicas os custos são maiores e a qualidade menor, fazendo um apelo ao Executivo e aos engenheiros para que acompanhem de perto as obras.

Rafael Edgar Tonial - Apresentou indicação ao Poder Executivo Municipal solicitando a melhoria do procedimento de cobrança de débitos municipais, sugerindo a aplicação de medidas preventivas antes do encaminhamento a protesto ou inscrição em dívida ativa. Ele destacou que o procedimento atual não tem se mostrado eficiente, pois muitos contribuintes só tomam conhecimento do débito quando já há custas cartorárias acrescidas. Tonial propõe que sejam adotadas ações como notificação prévia, comunicação formal, revisão cadastral, aviso de cobrança amigável e oferta de opções de regularização, visando uma arrecadação mais efetiva, reduzindo a necessidade de judicialização e promovendo maior legalidade e justiça fiscal.

Valmor de Vargas - Solicitou ao Poder Executivo um estudo técnico para a pavimentação da Rua Valdemar José da Silva, em frente ao novo ginásio, e melhorias no estacionamento de brita. Ele agradeceu à administração, diretores e funcionários, destacando o trabalho de Paulo na reposição e instalação de lixeiras. Valmor também pediu atenção para o trecho próximo ao ferro-velho do Amarildo, acesso a Piratuba, sugerindo faixa elevada e guarita para a segurança das crianças que ali atravessam. Por fim, parabenizou a diretora Lilian, da Escola Vilson Pedro Kleinubing, pelo empenho que garantiu 300 m de grama pelo Cincatarina, e agradeceu ao secretário Jairo pelos serviços nas estradas do interior.

Dalva Luiza Dalcortivo - Destacou a necessidade de reparo de um buraco na Rua Nelsi Andreoni, ressaltando que os moradores têm tentado resolver o problema com pedra brita, uma medida apenas provisória. Ela explicou que, além desse ponto, outros trechos da via também precisam de atenção, sendo importante uma manutenção completa para garantir mais segurança e qualidade de vida à comunidade. Dalva ainda comentou sobre a situação dos lixos na Rua Hermes Sartori, lembrando que já havia solicitado a instalação de lixeiras e placas de conscientização, mas que essas estruturas foram retiradas, e infelizmente o acúmulo de lixo voltou a acontecer, causando transtornos aos moradores e prejudicando o aspecto urbano.

Enio José Paggi - Votou favoravelmente ao projeto que regulamenta o trabalho dos motoristas de aplicativo no município, destacando que a proposta beneficia quem já atua, garantindo dois anos para a adequação. Ele parabenizou os motoristas pelo importante papel que desempenham na cidade e a Secretaria de Infraestrutura pelos serviços de limpeza e pintura realizados no Cemitério Municipal e no cemitério da Vila 7 de Julho. Ressaltou também que estão sendo implantadas duas academias ao ar livre  uma no Lindemberg e outra no Recanto dos Pássaros, recurso viabilizado pelo deputado Altair Silva, e reconheceu o trabalho da Secretaria pelas melhorias nas estradas do interior e nas calçadas do centro.

Francisco de Assis Sutil - Apresentou indicação ao Poder Executivo Municipal solicitando a implantação de uma guarita entre o Loteamento Lanhi e a comunidade Sr. Nadir de Lima, com o objetivo de oferecer mais segurança e conforto às pessoas que aguardam transporte, especialmente alunos e trabalhadores, muitas vezes expostos ao sol e à chuva. Sutil também parabenizou a Secretaria de Infraestrutura pelas melhorias nas estradas de acesso a Lindemberg e Vidal Ramos. Comentou sobre o pedido feito pelo prefeito ao secretário Jairo para estudo da instalação de radares de monitoramento de velocidade na Serra de Capinzal, devido ao excesso de velocidade de alguns motoristas no local.

Jair Pedro Toaldo - Iniciou sua fala parabenizando o gaiteiro Adãozinho do Acordeon, que após 40 anos de trajetória dedicados à música gaúcha e à valorização das tradições, decidiu se aposentar. Jair destacou que Capinzal perde um grande tradicionalista, homem do bem e de coração generoso, desejando que Deus continue abençoando sua vida nessa nova etapa. Também afirmou estar satisfeito com o início dos trabalhos de recuperação das estradas do interior, especialmente nas comunidades de Lindemberg e Vidal Ramos, ressaltando que a ação era cobrada há mais de oito meses e é essencial para melhorar o tráfego e apoiar quem vive e trabalha no campo.

O vereador e presidente da Câmara, Kelvis Borges, destacou que foi votado na noite de terça-feira, o projeto que regulamenta o funcionamento dos carros de aplicativo no município, fixando o limite de uso dos veículos em 15 anos, com dois anos de carência. Segundo ele, a medida busca manter um padrão de qualidade e segurança para os consumidores, especialmente em uma cidade com relevo acidentado, onde é essencial que os veículos estejam em boas condições. Kelvis reforçou a importância da responsabilidade ao regulamentar o serviço, lembrando que carros de aplicativo rodam muito mais que os comuns e, por isso, necessitam de manutenção e fiscalização constantes para garantir um transporte seguro e eficiente.

Julio Cesar Gotardo
Assessor de Comunicação  – Câmara de Vereadores de Capinzal


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato

Câmara de Capinzal realiza sessão plenária e vereadores apresentam demandas e indicações à comunidade Anterior

Câmara de Capinzal realiza sessão plenária e vereadores apresentam demandas e indicações à comunidade

Deputado Neodi Saretta promove reunião regional da CONAB em Herval d’Oeste Próximo

Deputado Neodi Saretta promove reunião regional da CONAB em Herval d’Oeste

Deixe seu comentário