Moção de Aplauso ao Sindicato Rural de Capinzal. Indicação para implantação de faixa elevada, ou quebra-molas, na cabeceira da ponte Irineu Bornhausen, no sentido de evitar atropelamento e vítima fatal
A sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal, segunda-feira, 24, sob a presidência de Kelvis Borges, foi aprovada Moção de Aplauso nº04/2025 ao Sindicato Rural de Capinzal.
Em 7 de fevereiro de 2025, o Sindicato Rural de Capinzal realizou um evento especial para prestação de contas e confraternização, celebrando seu importante papel na defesa dos direitos e interesses dos produtores rurais, setor fundamental para o município. Fundado em 16 de novembro de 1968 por 89 produtores de Capinzal, Ouro e Zortéa, o Sindicato sempre teve como objetivo principal a representação e defesa da classe rural. Sua primeira diretoria foi composta por Antônio Rafael Surdi (presidente), Benjamin Dorini (secretário) e João Batista Martinazzo (tesoureiro).
Em 1970 houve primeira troca de diretoria, com João Batista Antunes Pires na presidência, Carlos Moschen como secretário e Santo Rostirola como tesoureiro.
Após um breve período de inatividade, o Sindicato retomou suas atividades em 7 de agosto de 1977, sob a gestão de João Batista Antunes Pires (Presidente), Aroldo Barison (Secretário), Santo Rostirola (Tesoureiro).
Entre suas principais conquistas, destaca-se a obtenção, em 1997, do comodato do Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, com o apoio do então prefeito Luiz Carlos Thomazoni, bem como a construção do Pavilhão de Arremates, posteriormente batizado de “Pista de Arremates João Hercílio Boaretto”.
Em 2023, o parque passou por reformas em suas mangueiras, e, em 2024, o Sindicato adquiriu um imóvel na Avenida XV de Novembro, no centro de Capinzal, para expandir suas operações. Vinculado à FAESC (Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e CNA (Confederação Nacional da Agricultura), o Sindicato oferece diversos serviços, como: declaração de ITR, regularização de imóveis junto à Receita Federal, emissão de CNDs, treinamentos especializados, assistência técnica veterinária em programas específicos e organização de feiras de gado.
Atualmente, sob a presidência de Paulo Dambrós, juntamente com os demais membros da diretoria e conselho fiscal, o Sindicato Rural continua a desempenhar sua função excepcional na defesa dos interesses da categoria, objetivando o fortalecimento e crescimento do agronegócio de Capinzal e região.
Com sua atuação dedicada, promove a integração dos produtores rurais, impulsionado o acesso a novas tecnologias e fomentado o aprimoramento das práticas agrícolas e pecuárias. O Sindicato, portanto, desempenha um papel preponderante, sendo peça chave para o crescimento econômico local e a consolidação do agronegócio.
De autoria de Kelvis Borges subscrito pelos demais vereadores: Dalva Luiza Dalcortivo, Enio José Paggi, Francisco de Assis Sutil, Jair Pedro Toaldo, Junior Muller, Kaue Oliveira, Rafael Edgar Tonial e Valmor de Vargas.
Indicações de suma importância, que merecem destaque maior:
De nº82/2025, Jair Pedro Toaldo, ao Poder Executivo Municipal, solicitando a implementação de uma faixa elevada, ou quebra-molas, na cabeceira da ponte Irineu Bornhausen. Justificativa: Considerando o intenso fluxo de veículos e pedestres que transitam pelo local, tem-se por indispensável a implementação de um redutor de velocidade no local, objetivando prevenir novos acidentes com vítimas. Lembrando, que no local foi registrado uma vítima fatal, sendo então empresário.
Aldo Azevedo / jornalista
Foto legenda: Vereadores, representantes do Sindicato Rural de Capinzal e demais munícipes.
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário