logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Poder Legislativo de Capinzal

Moção de Aplauso ao Sindicato Rural de Capinzal. Indicação para implantação de faixa elevada, ou quebra-molas, na cabeceira da ponte Irineu Bornhausen, no sentido de evitar atropelamento e vítima fatal

A sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal, segunda-feira, 24, sob a presidência de Kelvis Borges, foi aprovada Moção de Aplauso nº04/2025 ao Sindicato Rural de Capinzal.

Em 7 de fevereiro de 2025, o Sindicato Rural de Capinzal realizou um evento especial para prestação de contas e confraternização, celebrando seu importante papel na defesa dos direitos e interesses dos produtores rurais, setor fundamental para o município. Fundado em 16 de novembro de 1968 por 89 produtores de Capinzal, Ouro e Zortéa, o Sindicato sempre teve como objetivo principal a representação e defesa da classe rural. Sua primeira diretoria foi composta por Antônio Rafael Surdi (presidente), Benjamin Dorini (secretário) e João Batista Martinazzo (tesoureiro).

Em 1970 houve primeira troca de diretoria, com João Batista Antunes Pires na presidência, Carlos Moschen como secretário e Santo Rostirola como tesoureiro.

Após um breve período de inatividade, o Sindicato retomou suas atividades em 7 de agosto de 1977, sob a gestão de João Batista Antunes Pires (Presidente), Aroldo Barison (Secretário), Santo Rostirola (Tesoureiro).

Entre suas principais conquistas, destaca-se a obtenção, em 1997, do comodato do Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, com o apoio do então prefeito Luiz Carlos Thomazoni, bem como a construção do Pavilhão de Arremates, posteriormente batizado de “Pista de Arremates João Hercílio Boaretto”.

Em 2023, o parque passou por reformas em suas mangueiras, e, em 2024, o Sindicato adquiriu um imóvel na Avenida XV de Novembro, no centro de Capinzal, para expandir suas operações. Vinculado à FAESC (Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e CNA (Confederação Nacional da Agricultura), o Sindicato oferece diversos serviços, como: declaração de ITR, regularização de imóveis junto à Receita Federal, emissão de CNDs, treinamentos especializados, assistência técnica veterinária em programas específicos e organização de feiras de gado.

Atualmente, sob a presidência de Paulo Dambrós, juntamente com os demais membros da diretoria e conselho fiscal, o Sindicato Rural continua a desempenhar sua função excepcional na defesa dos interesses da categoria, objetivando o fortalecimento e crescimento do agronegócio de Capinzal e região.

Com sua atuação dedicada, promove a integração dos produtores rurais, impulsionado o acesso a novas tecnologias e fomentado o aprimoramento das práticas agrícolas e pecuárias. O Sindicato, portanto, desempenha um papel preponderante, sendo peça chave para o crescimento econômico local e a consolidação do agronegócio.

De autoria de Kelvis Borges subscrito pelos demais vereadores: Dalva Luiza Dalcortivo, Enio José Paggi, Francisco de Assis Sutil, Jair Pedro Toaldo, Junior Muller, Kaue Oliveira, Rafael Edgar Tonial e Valmor de Vargas.

Indicações de suma importância, que merecem destaque maior:

De nº82/2025, Jair Pedro Toaldo, ao Poder Executivo Municipal, solicitando a implementação de uma faixa elevada, ou quebra-molas, na cabeceira da ponte Irineu Bornhausen. Justificativa: Considerando o intenso fluxo de veículos e pedestres que transitam pelo local, tem-se por indispensável a implementação de um redutor de velocidade no local, objetivando prevenir novos acidentes com vítimas. Lembrando, que no local foi registrado uma vítima fatal, sendo então empresário.

Aldo Azevedo / jornalista

Foto legenda: Vereadores, representantes do Sindicato Rural de Capinzal e demais munícipes.


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

Deputado Mário Motta cobra solução para falta de videomonitoramento nas escolas estaduais de SC Anterior

Deputado Mário Motta cobra solução para falta de videomonitoramento nas escolas estaduais de SC

Mauro De Nadal assume coordenação da Bancada do Oeste Próximo

Mauro De Nadal assume coordenação da Bancada do Oeste

Deixe seu comentário