Município realiza assinatura do Programa Bolsa Treinador 2026 |
'Santa Catarina tem um caminho irreversível em sua vocação para o empreendedorismo e a inovação'
-
- Merisio na ACATE
'Santa Catarina tem um caminho irreversível em sua vocação para o empreendedorismo e a inovação', afirma Gelson Merisio
Candidato a governador anunciou que, caso eleito, o joinvilense Jonas Tilp irá assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
O executivo Jonas Tilp será o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico em caso de eleição de Gelson Merisio para o Governo do Estado. O candidato anunciou o nome de Jonas nesta quarta-feira (24) em eventos em Joinville e também em uma sabatina realizada na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) com lideranças do setor de tecnologia e inovação de Santa Catarina. "É um desperdício termos tanta vocação para a inovação e o empreendedorismo e não sermos pró ativos nesse processo, tendo o governo como um dos principais clientes do setor de tecnologia", afirmou Gelson Merisio.
Será justamente a pasta de Desenvolvimento Econômico a responsável por encaminhar os processos de inovação interna do governo estadual. Por quase 20 anos, Jonas Tilp foi diretor comercial do Perini Business Park, o maior condomínio multissetorial do Brasil, até inaugurar a TreeCom Coworking Industrial, que integra várias startups e outros negócios inovadores.
Na apresentação para os líderes do setor de tecnologia, Merisio defendeu um incentivo maior para disciplinas como matemática, lógica e robótica no ensino fundamental, além de avanços na formação técnica já voltada para atuar no setor. "Imaginem como estaria Santa Catarina hoje se tivéssemos em cada um dos nossos polos quatro mil jovens formados para atuar com tecnologia e inovação? Com investimentos e formação, teremos um inacreditável avanço em nosso Estado nesse setor", afirmou Merisio, destacando sua intenção de incentivar projetos como o "Entra21", realizado em Blumenau, e o "Geração TEC", realizado em Florianópolis.
Na Acate, Merisio visitou a incubadora MIDI Tecnológico, de onde foram geradas mais de 10% das empresas de tecnologia de Florianópolis, de acordo com o presidente da Acate Daniel Leipnitz. O candidato a governador defende que é necessário ampliar esse modelo e permitir que existam incubadoras em todas as médias e grandes cidades de Santa Catarina, instaladas dentro dos centros de inovação.
Currículo
Como executivo comercial no Perini, Jonas Tilp foi um dos responsáveis diretos pela vinda de grandes empresas para Santa Catarina, como Siemens, Bosch, BMW, entre mais de 200 negociações que geraram cerca de 7.500 empregos diretos. É mais um nome técnico que irá compor a equipe de Gelson Merisio caso ele seja eleito governador.
Com 48 anos, casado e pai de dois filhos, Jonas é formado em Ciências Contábeis pela Univille e especialista em Marketing pelo INPG. Preside a Investing Santa Catarina, associação privada para atração de investimentos e é conselheiro de administração habilitado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Merisio tem anunciado nomes técnicos, qualificados e sem vinculação política como uma forma de demonstrar seu compromisso com uma gestão pública mais eficiente, baseada em um Estado enxuto de equipes pequenas e que apliquem melhor o recurso arrecadado. Até o momento, foram cinco nomes do total de dez secretarias que existirão dentro do novo modelo proposto pelo candidato a governador. Hoje existem 18 secretarias centrais no Governo do Estado.
Foto de Luis Debiasi - Divulgação Merisio 2018
Equipe de comunicação do candidato a governador Gelson Merisio
Geral
O TEMPO jornal de fato"
Município realiza assinatura do Programa Bolsa Treinador 2026
18/02/2026 11:35
O TEMPO jornal de fato"
Deixe seu comentário