logo RCN

Severino Lavandoscki

Analista Político

E-mail: sevesul@hotmail.com

O RACISMO POLÍTICO DA OPOSIÇÃO - A aprovação pelo Congresso Americano da nova lei de planos de saúde, vitória histórica do Obama, é uma boa oportunidade para se conhecer importantes mudanças, também históricas, que estão acontecendo na política americana. Vitória apertada 219 contra 212. Primeiro, a oposição parece estar rompendo com um padrão de cultura político, com um comportamento que limitava democraticamente sua ação. Até então a oposição sempre dizia para o partido vencedor das eleições: ok perdemos, reconhecemos sua vitória, você é legitimo e você pode governar. Agora a oposição pretende deslegitimar o governo com acusações sistemáticas de que Obama é socialista, é antiamericano. Esta a nova forma de racismo político. Mas Obama no fim de seu discurso, já na madrugada disse: “Nós não tememos o nosso futuro, nós o construímos”. Este é o cara!
BANCOOP: UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA - O promotor de Justiça José Carlos Blat não foi depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não-Governamentais (ONGs), que estava marcado para ontem. Na véspera, ele enviou um ofício ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da comissão, comunicando que não poderia comparecer porque ainda realiza diligências sobre o caso e solicitando o adiamento do depoimento. No ofício, Blat disse que a Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) se tornou "verdadeira organização criminosa". Complementa dizendo: “Muitos foram os recursos desviados pelos ex-dirigentes da Cooperativa para fomentar as campanhas eleitorais do PT”.
MALUF: “VOU PROCESSAR O PROMOTOR” - O Deputado Maluf (PP-SP), disse que vai processar o promotor de Nova York que o colocou na lista de procurados da Interpol, uma espécie de polícia internacional. Maluf diz: "Isso é ilegal, descabida e intempestiva, trata-se de mera vingança absurda”. Maluf foi incluído na lista após investigação conjunta de promotores brasileiros e americanos, iniciada no Brasil em 2001. Desde 2007, a Justiça americana determinou a prisão de Maluf pelos crimes de conspiração, auxílio na remessa de dinheiro ilegal para Nova York e roubo de dinheiro público. Eu não sei como pode ter gente que ainda crê num cara de pau destes. Salafrário.
TRANSIÇÃO COMPLICADA - Hoje, o presidente Lula começa a definir a sucessão nos ministérios, em reuniões separadas com os ministros que vão deixar seus cargos para disputar as eleições. A aplicação da regra de nomeação dos secretários-executivos encontra problemas em várias pastas. As vagas de ministros, mesmo sendo para um mandato-tampão de nove meses, estão gerando disputas na base aliada do governo. Um exemplo é a Agricultura, onde o PT quer para ministro o secretário-executivo Gerardo Fontelli e o PMDB pressiona pela escolha de Wagner Rossi, dirigente da Conab e homem ligado ao presidente peemedebista, Michel Temer. No pano de fundo, a aliança partidária para eleger Dilma presidente.
QUEM PODERÁ CONTER OS BANCOS? - De nada adiantou o Banco Central manter em 8,75% a taxa básica de juros, a chamada Selic. Observem suas taxas cobradas dos clientes em operações como crédito pessoal, financiamento de veículos, aquisição de bens e cheque especial. E quem está liderando este movimento de recomposição dos juros são os bancos públicos, como o Banco do Brasil, que mesmo depois da troca de presidente imposta por Lula, continua dando as cartas. Cuidado o roubo agora é documentado e institucionalizado, enquanto isso o poder Executivo e parlamentar só pensam na campanha presidencial. Espero que o usuário se aperceba deste roubo e dê o troco nesta cambada.
É INACREDITÁVEL – Em uma recente pesquisa recente realizada, mostrou que as classes de menor poder aquisitivo acreditam e muito no Presidente Lula. Vejam só: deu zero percentual na opção ruim/péssimo de avaliação do governo Lula. Ou seja, todos os pesquisados acharam o governo no mínimo regular. Conforme o Instituto de pesquisa, nunca houve uma aceitação tão unânime como esta. Esta é à força dos programas sociais que Lula implantou ou mesmo, deu continuidade desde a época de FHC.
BRIGA DE PRESIDENTES - Rodrigo Maia sonha em indicar o vice da chapa presidencial de José Serra. E diz que vai impor o nome da presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (TO). O Presidente Tucano não gostou da declaração de Maia e disse: “O Rodrigo Maia Presidente do DEM, um partido em extinção se acha no direito de ditar nomes e regras” A própria Senadora Kátia Abreu, confessou na intimidade que achava isso um absurdo. Tão logo Serra soube do ocorrido, tratou de colocar panos quentes e disse que “sobre este assunto não se fala mais”. Pessoalmente acho que o Rodrigo Maia não é talhado para presidir um Partido como O DEM.
 

MUNDO FRATERNAL Anterior

MUNDO FRATERNAL

Severino Lavandoscki Próximo

Severino Lavandoscki

Deixe seu comentário