logo RCN

Zortéa terá estação de tratamento de esgoto

Convênio firmado com a Funasa já está disponível e a obra terá um prazo para conclusão de 12 meses

 

André Munzlinger

 

Para solucionar o problema com o esgoto sanitário do Município de Zortéa, foi assinada em 19 de setembro a ordem de serviço para construção da Estação de Tratamento de Esgoto. O investimento será aproximado a R$ 527,5 mil e a obra deverá ser concluída em 12 meses. Os valores foram disponibilizados através de um convênio firmado pela prefeitura e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e já estão disponíveis para suprir os gastos com a obra.

Em contra partida, o município se comprometeu em realizar um programa de educação em saúde e mobilização social, que será equivalente a 3% do valor do convênio firmado com a Funasa e através dele, serão desenvolvidas várias atividades voltadas ao meio ambiente, como: palestras educativas, gincanas, visitas domiciliares, pedágios educativos entre outras.

De acordo com o chefe de departamento de Água e Esgoto, Sandro Surdi, esta obra irá trazer vários benefícios para o meio ambiente e consequentemente para a população de Zortéa, já que o esgoto domiciliar, hoje, é lançado em fossas rudimentares. "Teremos um local adequado para realizar esse tratamento, principalmente utilizando novas tecnologias, que não degrada o solo e nem o lençol freático".

O prefeito de Zortéa, Remilton Andreoni, considera essa obra como um marco para o município, principalmente por atender todos os bairros. "São poucas as cidades que possuem um sistema avançado de tratamento como esse. Será um grande diferencial, pois não exala cheiro e não prejudica a área onde está instalada", salientou.

O terreno onde será instalada a estação já foi adquirido pela administração municipal e fica dentro do perímetro urbano e devido a sua localização, não haverá necessidade de utilizar bombas de recalque, sendo o deslocamento do esgoto feito através da inclinação do terreno.

A empresa vencedora da licitação e responsável por construir a estação de tratamento de esgoto é a Construtora Gomes e Gomes, da cidade de Palmitos e foi representada no ato da assinatura pelo sócio-gerente José Roberto Gomes. Segundo ele, as obras já devem ser iniciadas dentro de uma semana.

Anterior

Mais um acidente registrado na serra de Capinzal

Próximo

Enlace matrimonial

Deixe seu comentário