Constituintes catarinenses de 1989 são homenageados em sessão especial |
Zortéa terá estação de tratamento de esgoto
Convênio firmado com a Funasa já está disponível e a obra terá um prazo para conclusão de 12 meses
André Munzlinger
Para solucionar o problema com o esgoto sanitário do Município de Zortéa, foi assinada em 19 de setembro a ordem de serviço para construção da Estação de Tratamento de Esgoto. O investimento será aproximado a R$ 527,5 mil e a obra deverá ser concluída em 12 meses. Os valores foram disponibilizados através de um convênio firmado pela prefeitura e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e já estão disponíveis para suprir os gastos com a obra.
Em contra partida, o município se comprometeu em realizar um programa de educação em saúde e mobilização social, que será equivalente a 3% do valor do convênio firmado com a Funasa e através dele, serão desenvolvidas várias atividades voltadas ao meio ambiente, como: palestras educativas, gincanas, visitas domiciliares, pedágios educativos entre outras.
De acordo com o chefe de departamento de Água e Esgoto, Sandro Surdi, esta obra irá trazer vários benefícios para o meio ambiente e consequentemente para a população de Zortéa, já que o esgoto domiciliar, hoje, é lançado em fossas rudimentares. "Teremos um local adequado para realizar esse tratamento, principalmente utilizando novas tecnologias, que não degrada o solo e nem o lençol freático".
O prefeito de Zortéa, Remilton Andreoni, considera essa obra como um marco para o município, principalmente por atender todos os bairros. "São poucas as cidades que possuem um sistema avançado de tratamento como esse. Será um grande diferencial, pois não exala cheiro e não prejudica a área onde está instalada", salientou.
O terreno onde será instalada a estação já foi adquirido pela administração municipal e fica dentro do perímetro urbano e devido a sua localização, não haverá necessidade de utilizar bombas de recalque, sendo o deslocamento do esgoto feito através da inclinação do terreno.
A empresa vencedora da licitação e responsável por construir a estação de tratamento de esgoto é a Construtora Gomes e Gomes, da cidade de Palmitos e foi representada no ato da assinatura pelo sócio-gerente José Roberto Gomes. Segundo ele, as obras já devem ser iniciadas dentro de uma semana.
Deixe seu comentário