EDUCAÇÃO SUPERIOR - Santa Catarina teve 7,6 mil aprovados no Sisu 2026 |
Vereador Mantovani sugere:
Capinzal: Vereador Mantovani sugere a implantação de um Centro de Atendimento à Saúde exclusiva da Criança e da Mulher
Na sessão plenária ordinária da Câmara Municipal de Capinzal realizada na terça-feira, 15 de Julho, no Expediente do vereador, Antonio Carlos Mantovani (PT) fez uma indicação, sendo a seguinte:
Que o município de Capinzal através da Secretária de Saúde e Bem Estar Social, disponibilize um espaço exclusivo, com profissionais da área especifica, para atendimento às crianças, gestantes e mulheres de todas as faixas etárias. As atividades a serem desenvolvidas serão as seguintes: Melhoria da qualidade e do acesso à assistência do pré-natal; ´promover o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social; promover a assistência pediátrica desde as primeiras horas de vida; orientar as mães sobre o desenvolvimento da criança e cuidados básicos com a saúde; amamentação, vacinas, desenvolvimento em geral; atender a mulher desde a gestação e puerpério; complementar as ações de prevenção a saúde da mulher; implantar ambulatório de assistência as DST, no centro de atendimento; acessibilidade a exames, consultas, vacinas, na forma preconizada pelo ministério da saúde; promover o desenvolvimento integral da mulher nos aspectos físico, psicológico e social; promover aconselhamento em atenção ao planejamento familiar; prestar toda e qualquer orientação às famílias sobre cuidados de saúde da gestante e da criança, em articulação com os programas de saúde da mulher, da criança e da família; atendimento em horários que possibilite a mulher um acesso ao centro sem comprometer sua rotina de trabalho; buscar junto a outras entidades parcerias que possam proporcionar aos usuários do serviço utilizar possíveis benefícios que possa contribuir em suas necessidades; avaliação do Estado Nutricional das crianças com orientações pertinentes e prevenção e Atenção a Violência Contra a Mulher e a criança.
Justificativa sobre o Centro de Atendimento a Saúde da Criança e da Mulher: Com a implantação do mesmo em Capinzal, visa-se um atendimento em um ambiente apropriado e adequado para serem desenvolvidas as ações de prevenção e cuidados da saúde, sendo esse exclusivamente direcionado as mulheres em todas as faixas etária, gestantes e as crianças. Também prioriza a descentralização de outros atendimentos que hoje são realizados no mesmo ambiente, que atende outros serviços na unidade de saúde. Assim evitado possíveis meio de contaminação de certas doenças. Que no caso das crianças e gestantes são mais suscetíveis a ter maiores complicações de sua saúde.
O centro deverá ser composto por profissionais de obstetrícia, ginecologia e pediatria, bem como enfermeira, técnica e demais profissionais (profissionais estes que já estão atuando, apenas seria de uma forma mais organizada) para que haja uma sequência no atendimento. Possibilitando desta forma orientações educativas a todas as mulheres, pra que realizem seus exames trabalhando assim a prevenção sobre algumas doenças, e também sobre os cuidados da gestante e os bebês após o parto, saúde e desenvolvimento da criança.
Oportunizando a estes cidadãos consultas agendadas e retornos garantidos, além de encaminhamentos aos outros setores da saúde quando necessário. Sendo que deverá contar com serviços como: ultrassonografia, mamografia, exames preventivo de Papanicolau entre outros.
Deixe seu comentário