logo RCN

Ammoc promove 1º Encontro Regional da Educação Infantil

Evento reuniu cerca de 400 profissionais de 11 municípios

 Joaçaba – A Ammoc promoveu na segunda-feira (14), durante todo o dia no auditório Afonso Dresch na Unoesc em Joaçaba o 1º Encontro Regional da Educação Infantil. A capacitação ministrada pela consultora em Educação do Paraná Cláudia Maria Cruz reuniu 378 profissionais de 11 municípios da Ammoc. A presidente do Colegiado dos secretários de Educação da Ammoc, Ticiane Dalpissol secretária de Educação de Lacerdópolis fez a abertura do encontro destacando que esta capacitação foi pensada, priorizando as crianças. “Já superamos muitas dificuldades, hoje somos considerados professores, educadores e não mais cuidadores como éramos vistos até pouco tempo e esta palestra vai contribuir e em muito com o nosso trabalho para melhorara a qualidade do ensino infantil”.

O tema da palestra foi “Educação Infantil no Contexto da Política Pública e Prática Pedagógica na Educação Infantil”. Segundo a consultora, que foi contratada pelo Ministério da Educação para capacitar profissionais do Proinfância de Santa Catarina destacou que a política pública na Educação está avançando, apesar das dificuldades do País. “Hoje temos dois grandes desafios que é o acesso e a qualidade do ensino. São 3,5 milhões de crianças na faixa etária de 0 á 3 anos fora da rede pública de ensino e 1,5 milhão de 4 á 5 anos. Com a nova Lei da Educação Infantil, até 2016 os municípios serão obrigados a atender esta demanda”.

Claudia coloca como principais empecilhos para que a demanda seja atendida, falta de estrutura física, recursos e material humano. “Se até 2016, isso não se concretizar as penalidades serão aplicadas ás famílias e ao município. Alei não preconiza penalidades, mas as Promotorias da Infância já trabalham muito com este foco, já há casos de municípios que estão pagando multas por não oferecer o acesso e a família também será penalizada se não cobrar as vagas do sistema”.

A consultora também destacou que o Governo Federal tomou iniciativas para ajudar os municípios a atender as demandas, como a construção de creches padrão, repasse de recursos. “Os municípios não terão outra saída, vão ter que atender 100% da demanda, pois as crianças não podem sair prejudicadas deste processo”. Também estiveram presentes secretários de Educação dos 11 municípios e a coordenadora dos Colegiados da Ammoc Marize Coletti.

Capacitação para professores do Ensino Fundamental da Rede municipal - Herval d’ Oeste – A Secretaria de Educação de Herval d’ Oeste vai promover nos dias 21 e 22 deste mês curso de aperfeiçoamento para professores do ensino fundamental da rede municipal dos municípios de Herval d’ Oeste, Tangará, Ibicaré, Catanduvas e Ouro. O treinamento acontecerá no Teatro Alfredo Sigwalt de Joaçaba das 8 ás 16h30.

 

Casa da Memória de Piratuba (SC) traz nova exposição Anterior

Casa da Memória de Piratuba (SC) traz nova exposição

Vereador Mantovani sugere: Próximo

Vereador Mantovani sugere:

Deixe seu comentário