logo RCN

Vereador Mantovani faz indicação:

Vereador Mantovani faz indicação para que Capinzal crie Programa Municipal de Produção de Fitoterápicos e Plantas Medicinais 'São João Maria?.

Ouça na integra áudio (sonora) acessando o seguinte link / http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/audio

 

Na sessão plenária ordinária da Câmara Municipal de Capinzal realizada na terça-feira, 23 de Setembro, na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, no Expediente do vereador, Antonio Carlos Mantovani (PT) fez a seguinte Indicação, sendo de nº 231/2014:

Que o Poder Executivo do Município efetue a criação do Programa Municipal de Produção de Fitoterápicos e Plantas Medicinais "São João Maria” em todo o território municipal.

Justificativa: Propomos, um projeto de implantação de Produção de Fitoterápicos e Plantas Medicinais, tendo em conta o reconhecimento e aceitação como terapia complementar pelo Ministério da Saúde as Plantas Medicinais e Fitoterápicas. Com a Portaria nº 971 de 03 de maio de 2006 que aprovado a Política Nacional de Praticas Interativa e Complementar (PNPIC) no Sistema Único da Saúde. No parágrafo único recomenda a adoção pelas secretarias de saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da implantação e implementação das ações e serviços relativos às Práticas Interativas e Complementares.

O uso dessas pratica, são necessários alguns requisitos indispensáveis como segurança, qualidade, uso racional, acesso e acompanhamento técnico. Projeto já executado em outros estados e municípios com sucesso. Após ouvir algumas pessoas de nosso Município, entidades e empresa que constitui um trabalho voltado a este interesse, e sendo essas conhecedoras das técnicas dentro de princípios de boas normas de produção e uso correto, e também dos benefícios das Plantas Medicinais e Fitoterápicas, fortaleceu-se a idéia já existente de destacar o projeto com a intenção que possibilite o êxito da terapêutica e induza a mudanças nos hábitos de vida e proporcione melhores condições de saúde à população através de implantação e desenvolvimento de um horto para o cultivo de plantas medicinais e aromáticas e condimentares, além de uma unidade de manipulação para o fornecimento de base. Sendo assim também uma alternativa para a produção familiar das comunidades rurais do município de Capinzal. Sendo este projeto atendido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com parceria da Secretaria de Saúde e bem Estar Social e outros seguimentos. O projeto propõe um resgate do conhecimento sobre o uso das plantas medicinais e a revisão do correto manuseio e sua aplicação nas doenças mais comuns da região. Dentro de um processo educativo com a comunidade podemos unir o conhecimento popular com a contribuição técnica, garantindo e promovendo a segurança à eficácia e a qualidade no acesso a plantas medicinais e fitoterápicas, e realizar um interessante trabalho que reúna aprendizagem e promoção de saúde para todos. Usando técnica agro ecológico compatível com a combinação entre o conhecimento tradicional local e os elementos da ciência agrícola moderna. E que seja monitoradas e construídas com suporte técnico com o manejo da paisagem, integração entre produção vegetal e animal, melhorando a base dos recursos naturais da agricultura e ambiente com as questões sociais, econômicas e culturais. Com a conscientização e o hábito do uso das plantas medicinais a população obterá uma educação alimentar correta, agregando assim valores adquirindo e desta forma um meio de vida mais saudável e fortalecendo a economia familiar. Resgatando e valorizando assim também o saber popular.

 “A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”. (Johann Goethe)

Nestes termos pede deferimento, sendo a devida proposição enviada ao Chefe do Poder Executivo do Município, para que o mesmo proceda às providências necessárias ao envio desta iniciativa para o Poder Legislativo.

Obs: Mais informações no site e no facebook. 

 

 

 

 

Anterior

Ligeirinho

Vereador presta contas na Câmara Municipal de Capinzal Próximo

Vereador presta contas na Câmara Municipal de Capinzal

Deixe seu comentário