Professor Me. Ciro José Toaldo!
Como você usa sua inteligência? O ser humano se distingue dos animais, sendo racional e condutor de suas ações. Quando nos convencemos que a inteligência é rica em méritos para o futuro, compreende-se que ela deve ser empregada, principalmente no tempo presente. Este entendimento, faz com que cada criatura receba a grande missão neste planeta Terra: fazer o bom uso do raciocínio para gerar o bem.
Ao fazer o bom uso da razão, consegue-se o equilíbrio, e mesmo, as vezes recebendo pedradas nesta Terra, por meio das experiências cultivadas, a lucidez permite prudência e sabedoria para recolher estas pedras, e delas construir um edifício que servirá de agasalho, reconforto, em favor de nós mesmos, e de quantos nos acompanham nesta marcha evolutiva.
Não tenha ilusão, todos devem passar por provas e expiações, contudo o segredo está em entender que neste cenário temos a missão de fazer o bom uso da dádiva recebida: nossa sabedoria!
A partir da leitura do item 13 do Capítulo VII, do Evangelho Segundo o Espiritismo, encontramos a instrução do espírito de Ferdinand, Espírito Protetor, proferido em 1862, em Bordô, cidade do sudoeste da França, este nos convida a entender qual deve ser a missão do homem inteligente, quando faz seu uso para ser instrumento da propagação do bem, e ao progresso da humanidade, auxiliando os menos desenvolvidos e conduzindo-os até Deus, e não para orgulho ou destruição, pois sabe que o mau uso dessa dádiva divina leva ao sofrimento. Portanto, saibamos usar com humildade este presente gratuito recebido, aplicando-o em benefício de nossa evolução moral e intelectual.
Quando consegue-se exercer a sabedoria para a promoção do bem-estar, sente-se que este é um dom é concedido ao homem por Deus, sendo uma virtude para o progresso e não para vaidade pessoal! Assim sendo, faça bom uso de sua genialidade, use-a para proliferar o bem comum, compreenda a natureza e as leis divinas, busque auxiliar outras inteligências, sem orgulho, sendo humildade, reconhecendo que nem tudo sabemos, e colocando seu saber em prática para ser útil neste planeta.
Ao expandir o senso intelectual, a responsabilidade aumenta, uma vez que compreendemos a tarefa em ajudar a guiar a humanidade, levando outros a usar sua lucidez na promoção da plenitude do bem.
Quando Jesus faz referência aos “pobres de espírito” (Mt 5,3), não diz serem desprovidos de discernimento, mas estes são humildes que não tiram proveito de quem não sabe. Jesus, como Sócrates (470a.C – 399a.C), teve a convicção do essencial, a pobreza de espírito levando compreender que há muito para aprender!
Esse instrumento, concedido por Deus, deve ser usado para a evolução intelectual e moral. Deus, sendo Pai, Criador e Guia, como Inteligência Suprema e Causa Primária de todas as coisas, permite a plena liberdade, tendo livre arbítrio para ‘degustar’ ou não essa virtude, denominada de sabedoria!
Inteligente não é quem calcula é quem uso do raciocínio para melhor compreender a vida. Saber usufruir das riquezas do mundo, sem ter excesso, assim sente-se o sabor do viver em simplicidade!
O verdadeiro sábio tem Jesus como guia e mestre, sabe que Ele sendo grande, vivia envolto de humildade, apequenando-se para ajudar quem caminhava ao seu lado e seguia sua doutrina!
Neste mundo dilacerado pelo orgulho, a humildade, a fé em Deus, a confiança e a determinação na conduta de um padrão de excelência intelectual, focada em buscar a própria melhoria, reclamando menos, tendo mais gratidão por tudo, especialmente pela sabedoria recebida, faz com que o ser humano sinta que o Senhor da Vida está presente em todos os momentos de nossa caminhada para ajudar os irmãos que desistiram do viver.
Que o Supremo Bem, incorporado pelas ações de amor, caridade e solidariedade nos direcionem no caminho do Evangelho de Amor!
Muita luz e paz para todos!
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ
https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/
https://www.facebook.com/otempojornaldefato/
O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram
https://www.youtube.com/@otempojornaldefato
Deixe seu comentário