PREFEITO INTERINO KELVIS BORGES DESTACA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO E AGENDA INSTITUCIONAL |
Por Luiz Carlos Amorim - Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, completando 45 anos de trajetória em 2025, editor das revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL, Cadeira 19 na Academia Sulbrasileira de Letras e cadeira 19 da Academia Desterrense de Literatura.
https://luizcarlosamorim.blogspot.com/
Completa mais um aniversário, a Velha Senhora, a nossa Ponte Hercílio Luz, no dia 13 de maio. E cem anos não é qualquer aniversário. É preciso comemorar. Sua comunidade, as pessoas que vivem na cidade a qual serviu, até que foi aposentada, aos cinquenta e seis anos, deveriam festejar-lhe a longevidade. Parece pouco, parece ter se aposentado ainda jovem, mas trabalhou muito a Velha Senhora, dando passagem ao seu povo, ao progresso, facilitando as idas e vindas do continente para a ilha e vice-versa. E é realmente muito pouco tempo apara aposentar-se, por isso ela está de volta, renovada e bela.
Tenho uma afinidade ao contrário com a Ponte Hercilio Luz, a Velha Senhora de ferro. Quando eu era jovem – tenho agora 73, então faz um bom tempo -, vim à Florianópolis e passei por ela, que já estava adulta, quase velhinha, talvez por falta de uma manutenção mais eficiente. O tempo passou, eu envelheci, ela ficou fechada por décadas, para cirurgias que a deixariam mais moça, que demoraram, por razões que agora não vale a pena recordar, mas terminaram neste novo século. E agora ela está jovem e bela e eu estou velho, andando de muleta, não só pelo peso do tempo, mas também pelos percalços da vida. E eu passo de novo pela agora jovem senhora, remoçada e feliz, bela e faceira. Velha apenas na idade, pois está completando 100 (cem) anos a nossa Velha Senhora Jovem.
Velha Senhora que, apesar da idade, continua nos servindo, posando como principal cartão postal da capital de Santa Catarina, sendo a mais bela ligação da Ilha com o continente. Triste e melancólica até há pouco tempo, hoje a Dama de Ferro está feliz, acolhendo em seu seio o seu povo, na travessia da Ilha de Santa Catarina para o continente e vice-versa. Vimos de perto, por várias décadas, nossa grande dama passando por várias e várias operações plásticas, lentas e intermináveis, mas finalmente uma última cirurgia geral a deixou jovem novamente para poder receber os caminhantes da sua cidade. Sim, os caminhantes também, pois além de carros e ônibus na sua pista de rolagem, os nativos da região e os turistas adoram atravessá-la e admirá-la, sentir-se acolhidos em seu peito. Sim, a idade lhe pesou e não podia mais suportar veículos, os automóveis, caminhões, ônibus, que por tanto tempo a atravessaram. Agora já nos acolhe a todos, novamente.
Depois da série de cirurgias que veio sofrendo ao longo do tempo, podemos sentir todo o seu carinho e dedicação de novo, carregando-nos em seu seio. Felizmente aconteceu a entrega aos cidadãos da Grande Florianópolis, pronta para ser usada. E continua imponente e majestosa de qualquer ponto da cidade que domina, a Velha Senhora mais bela da capital, feliz e iluminada, servindo a sua gente.
Presto homenagem a você, Velha Senhora Jovem, em nome de todos aqueles que vivem na nossa bela Florianópolis, na Grande Florianópolis, e quero que saiba que entendo a sua felicidade, você que nos deu passagem por mais de meio século por seus braços estendidos sobre o mar, um do lado do continente e o outro do lado da Ilha de Santa Catarina. Depois de mais de 30 anos, você está de volta, compartilhando conosco a sua alegria. Sentimos falta de caminhar sobre o seu peito protetor, a nos dar segurança para chegarmos ao outro lado. As pontes de concreto que se perfilaram ao seu lado não têm a beleza e o carisma que você tem. Sabemos que já trabalhou demais, que merece a sua aposentadoria, mas está tão bela e sua solidão foi tão dolorida que, agora, queremos dizer-lhe que agradecemos a sua volta, a sua acolhida, o seu amor para conosco. É muito bom sermos acolhidos em teu peito novamente. Continue assim, altaneira e soberana, que queremos vê-la ainda por muito tempo bela e feliz. Sabemos que lhe foram incômodas as cirurgias contínuas que sofreu e pedimos perdão por isso, mas foi para devolver-lhe a saúde e poder mostrar que é a Velha Senhora mais forte que todos conhecemos. Demorou muito tempo, eu sei, mas está de volta.
Parabéns, Ponte Hercílio Luz, patrimônio da bela e Santa Catarina. Ainda vamos comemorar-lhe muitos outros aniversários no meio dos seus longos braços abertos. Você, que é patrimônio histórico e artístico de nossa terra, mas mais do que isso, é patrimônio do coração de todos nós.
Luiz Carlos Amorim
Fundador e presidente do Grupo Literário A Ilha em SC, com 45 anos de atividades e editor das Edições A Ilha, que publicam a revista Suplemento Literário A Ilha, a revista ESCRITORES DO BRASIL e mais de 100 livros editados. Eleito Personalidade Literária pela Academia Catarinense de Letras e Artes. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras e também cadeira 19 da Academia Desterrense de Literatura. Editor do portal Prosa, Poesia & Cia. Mantenedor do portal PROSA POESIA E CIA: Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br e autor de 35 livros de crônicas, contos, poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior. Blog: https://luizcarlosamorim.blogspot.com/
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ
https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/
https://www.facebook.com/otempojornaldefato/
O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram
https://www.youtube.com/@otempojornaldefato
Deixe seu comentário