Ponto Uno Produções anuncia quatro grandes shows no mês de março em Santa Catarina |
Unoesc sedia curso da Acafe sobre práticas inclusivas no ensino superior
Curso sobre práticas inclusivas no ensino superior e de reuniões da Câmara de Ensino de Graduação da associação.
A Unoesc está recebendo nesta quinta-feira e sexta-feira os dirigentes da área de graduação das instituições do Sistema Acafe, que vieram a Joaçaba participar de um curso sobre práticas inclusivas no ensino superior e de reuniões da Câmara de Ensino de Graduação da associação. O curso aconteceu durante a tarde e a noite de ontem, quinta-feira. Foi um momento de troca de experiências em que a Unoesc e a Unisul apresentaram as estratégias que adotam para acolher e acompanhar os alunos com deficiência ao decorrer da formação universitária.
Unoesc
As estratégias adotadas na Unoesc foram apresentadas pelos professores Dagmar Bittencourt Mena Barreto, que integra o Comitê de Articulação das Ações de Inclusão e Acessibilidade, Regina Oneda Melo, da Assessoria Pedagógica, e Mara Regina Heberle, que é professora Libras. Eles falaram sobre as ações de acolhimento e acompanhamento direcionadas aos alunos com deficiência, apresentaram um documento denominado “O jeito de conviver”, que é voltado a professores e coordenadores de curso de modo a orientá-los sobre como proceder no atendimento a esses alunos, e relataram experiências de adaptação curricular realizadas para atender a especificidades de acadêmicos deficientes.
Um dos relatos diz respeito à adaptação realizada para dois estudantes surdos que cursam Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Na disciplina que envolve produção para rádio, esses alunos usaram a língua de sinais e linguagem visual para realizarem suas atividades.
– Eles cumpriram o componente curricular desenvolvendo uma rádio para WEB, voltada a pessoas surdas – explica a professora Regina.
Unisul
A exposição da Unisul abordou o Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA) dessa Universidade, que existe há 10 anos e envolve o planejamento, a execução e a avaliação das práticas de educação inclusiva, tanto no que diz respeito a políticas institucionais quanto a ações específicas para atender a cada aluno com deficiência.
– Estabelecemos uma metodologia de atendimento para essas pessoas, sem deixar de considerar as especificidades de cada uma – explica a psicóloga do programa, Vanessa de Andrade Manoel, que também coordena o PPA na modalidade de educação a distância.
– Buscamos oferecer a autonomia necessária para que ele [o aluno com deficiência] consiga fazer seu percurso acadêmico. Os desdobramentos que cada estudante nos exige é que determinam o trabalho – conclui Salete Cecília de Souza, que é a coordenadora geral do programa.
Câmara de Graduação
O curso realizado na Unoesc é uma iniciativa da Câmara de Ensino de Graduação da Acafe, que entre 2013 e 2014 está sendo coordenada pelo Vice-reitor Acadêmico da Unoesc, Nelson Santos Machado. A organização de câmaras temáticas na associação tem como objetivo a integração e troca de experiência entre as instituições de ensino superior. A realização de cursos como o que está ocorrendo nesta quinta-feira na Unoesc é uma estratégia alinhada a esse objetivo.
– Temos que aproveitar que estamos irmanados pela Acafe para trocar essas experiências – disse o professor Nelson, durante a abertura do curso.
Nesta sexta-feira, parte dos participantes do curso continuam na Unoesc, para duas reuniões da Câmara: uma do grupo de trabalho de Avaliação Institucional, outra do grupo de trabalho de Assessoria Pedagógica.
Deixe seu comentário