logo RCN

Unoesc sedia curso da Acafe sobre práticas inclusivas no ensino superior

Curso sobre práticas inclusivas no ensino superior e de reuniões da Câmara de Ensino de Graduação da associação.

 A Unoesc está recebendo nesta quinta-feira e sexta-feira os dirigentes da área de graduação das instituições do Sistema Acafe, que vieram a Joaçaba participar de um curso sobre práticas inclusivas no ensino superior e de reuniões da Câmara de Ensino de Graduação da associação. O curso aconteceu durante a tarde e a noite de ontem, quinta-feira. Foi um momento de troca de experiências em que a Unoesc e a Unisul apresentaram as estratégias que adotam para acolher e acompanhar os alunos com deficiência ao decorrer da formação universitária.

 

Unoesc

 

As estratégias adotadas na Unoesc foram apresentadas pelos professores Dagmar Bittencourt Mena Barreto, que integra o Comitê de Articulação das Ações de Inclusão e Acessibilidade, Regina Oneda Melo, da Assessoria Pedagógica, e Mara Regina Heberle, que é professora Libras. Eles falaram sobre as ações de acolhimento e acompanhamento direcionadas aos alunos com deficiência, apresentaram um documento denominado “O jeito de conviver”, que é voltado a professores e coordenadores de curso de modo a orientá-los sobre como proceder no atendimento a esses alunos, e relataram experiências de adaptação curricular realizadas para atender a especificidades de acadêmicos deficientes.

 

Um dos relatos diz respeito à adaptação realizada para dois estudantes surdos que cursam Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Na disciplina que envolve produção para rádio, esses alunos usaram a língua de sinais e linguagem visual para realizarem suas atividades.

 

– Eles cumpriram o componente curricular desenvolvendo uma rádio para WEB, voltada a pessoas surdas – explica a professora Regina.

 

Unisul

 

A exposição da Unisul abordou o Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA) dessa Universidade, que existe há 10 anos e envolve o planejamento, a execução e a avaliação das práticas de educação inclusiva, tanto no que diz respeito a políticas institucionais quanto a ações específicas para atender a cada aluno com deficiência.

 

– Estabelecemos uma metodologia de atendimento para essas pessoas, sem deixar de considerar as especificidades de cada uma – explica a psicóloga do programa, Vanessa de Andrade Manoel, que também coordena o PPA na modalidade de educação a distância.

 

– Buscamos oferecer a autonomia necessária para que ele [o aluno com deficiência] consiga fazer seu percurso acadêmico. Os desdobramentos que cada estudante nos exige é que determinam o trabalho – conclui Salete Cecília de Souza, que é a coordenadora geral do programa.

 

Câmara de Graduação

 

O curso realizado na Unoesc é uma iniciativa da Câmara de Ensino de Graduação da Acafe, que entre 2013 e 2014 está sendo coordenada pelo Vice-reitor Acadêmico da Unoesc, Nelson Santos Machado. A organização de câmaras temáticas na associação tem como objetivo a integração e troca de experiência entre as instituições de ensino superior. A realização de cursos como o que está ocorrendo nesta quinta-feira na Unoesc é uma estratégia alinhada a esse objetivo.

 

– Temos que aproveitar que estamos irmanados pela Acafe para trocar essas experiências – disse o professor Nelson, durante a abertura do curso.

 

Nesta sexta-feira, parte dos participantes do curso continuam na Unoesc, para duas reuniões da Câmara: uma do grupo de trabalho de Avaliação Institucional, outra do grupo de trabalho de Assessoria Pedagógica.

 

 

Sancionada Lei que dificulta feiras Itinerantes em Campos Novos Anterior

Sancionada Lei que dificulta feiras Itinerantes em Campos Novos

Saúde do Trabalhador em discussão no Centro de Eventos Próximo

Saúde do Trabalhador em discussão no Centro de Eventos

Deixe seu comentário