Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
Unidos faz seu ensaio geral e já mostra novidades
Carnaval
Na terça-feira à noite, 29, foi a vez da Escola de Samba Unidos do Herval, de Herval d?Oeste, realizar seu ensaio geral na Av. XV de Novembro, onde será realizado os desfiles em Joaçaba. Ela teve duas horas e meia para ensaiar, conforme foi acordado com a LIESJHO e as demais escolas de samba. Mais uma vez, centenas de pessoas assistiram ao ensaio, já em clima de carnaval.
Quem organizou o ensaio foi o diretor de Carnaval, Marcos Salles, já que o Diretor de Harmonia, o Chopp, teve um problema de vôo na vinda do Rio e não chegou à tempo. A Unidos trouxe para o ensaio a Comissão de Frente, Bateria, Passistas, os dois casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeiras, cantores, alas coreografadas e os coordenadores de alas. ?O estresse maior era com o recuo da Bateria, que tem a tendência de deixar ?buracos?. Mas deu tudo certo?, conta Salles.
Nos ensaios gerais, a preocupação maior das escolas é com a Bateria, a Comissão de Frente e os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Como nas matérias referentes aos ensaios gerais da Aliança e da Vale Samba foi tratado especialmente da Comissão de Frente e da Bateria dessas escolas, vai-se, agora, dar uma atenção especial ao papel e preparação do primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Unidos do Herval.
O primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira tem uma grande importância e responsabilidade no desfile de uma escola de samba, pois desfilam com o símbolo máximo da agremiação: a Porta-Bandeira conduz e apresenta o pavilhão da escola, enquanto o Mestre-Sala apresenta a Porta-Bandeira e protege o pavilhão. Eles são avaliados durante todo o desfile pelo corpo de jurados.
Conforme contam Ademir Almeida e Ieda Cristina Martins, essa responsabilidade exige muita dedicação. Eles desfilam como Mestre-Sala e Porta-Bandeiras há quatro anos, sendo que há três como primeiro casal. Segundo Ademir e Ieda, a preparação para o carnaval se intensifica alguns meses antes do desfile, quando eles começam a preparar e ensaiar a coreografia que vão fazer na avenida, a qual segue as tradições de um bailado no ritmo do samba, com passos próprios e movimentos coordenados que exigem harmonia entre o casal, graça, leveza e majestade.
A novidade da escola neste ano será uma ala de guardiões, que desfilarão protegendo o primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeiras. ?Esta será a primeira vez que a escola desfila com uma ala de guardiões. Foi uma idéia dos nossos carnavalescos, Alaor e Roberto?, lembra Ieda. Durante o ensaio geral realizado ontem, o casal pode ensaiar sua coreografia e essa nova ala ensaiou sua apresentação, já que ela precisa ser sincronizada entre seus próprios integrantes e também com a evolução do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira.
Fonte: 10Kz Comunicação Interativa
Ieda e Ademar (Fotografia de Francieli Oliveira - Raizes Diário).
Ensaio Geral - Unidos do Herval (3).
Ensaio Geral - Unidos do Herval (1).
Ensaio geral - Unidos (4).
Ensaio geral - Unidos do Herval (2).
Deixe seu comentário