Campos Novos retoma atividades do Centro de Convivência do Idoso em fevereiro |
UM ESTÍMULO A MAIS À INOVAÇÃO
MARATONA DE PROGRAMAÇÃO DESAFIA JOVENS FACE 2013: ESTUDANTES TESTAM HABILIDADES EMPREENDEDORAS
Um estímulo a mais à inovação
Apresentar os programas de apoio à inovação do Governo Federal para as áreas de ciência, tecnologia e inovação. Este foi o objetivo da explanação conduzida pelo coordenador geral de serviços tecnológicos da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Jorge Campagnolo, na Feira do Conhecimento, Cultura e Educação (FACE 2013), que encerra neste sábado (31), no Parque da Efapi, em Chapecó. “Divulgamos instrumentos de apoio à inovação porque queremos que o país aumente o índice de iniciativas inovadoras”, destacou.
Como órgão da administração direta, o MCTI tem como competências os seguintes assuntos: política nacional de pesquisa científica, tecnológica e inovação; planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da ciência e tecnologia; política de desenvolvimento de informática e automação; política nacional de biossegurança; política espacial; política nuclear e controle da exportação de bens e serviços sensíveis.
Com a incorporação de duas das maiores agências de fomento do País – a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e suas unidades de pesquisa – o Ministério da Ciência e Tecnologia passou a coordenar o trabalho de execução dos programas e ações que consolidam a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa política visa transformar o setor em componente estratégico do desenvolvimento econômico e social do Brasil, contribuindo para que seus benefícios sejam distribuídos de forma justa a toda a sociedade.
Após a palestra, o bolsista do Instituto Federal de SC (IFSC), Lucas José Frizon, e seu orientador Luiz Silvio Scartazzini, mostraram exemplos de protótipos desenvolvidos com recursos obtidos em 2012 pelo CNPq. Trata-se do parafuso de Arquimedes invertido – equipamento que serve para a geração de energia elétrica com fonte hidráulica. Foram montados 17 modelos e os dois que apresentaram os melhores resultados foram apresentados na FACE.
MARCOS A. BEDIN
Geral
O TEMPO jornal de fato"
ACIRP dá início às atividades do Programa Voz Única Eleições de 2026
03/02/2026 19:41
O TEMPO jornal de fato"
Deixe seu comentário