Udesc anuncia duas novas unidades no Meio-Oeste
Udesc anuncia duas novas unidades no Meio-Oeste e passará a atender em todas as regiões do Estado
Jovens do Meio-Oeste terão a oportunidade, em breve, de ingressar em cursos universitários gratuitos. O anúncio foi dado pelo governador Raimundo Colombo, nesta quarta (4) e quinta-feira (5), durante sua passagem pela região. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) possui, além de Florianópolis, mais seis polos regionais. Com a assinatura do compromisso da instalação dos dois novos polos nos municípios de Caçador e Joaçaba, agora a Udesc completou seu quadro e atenderá em todas as regiões do Estado.
O governador destacou a importância de se ter um polo em cada região de Santa Catarina para que os estudantes não tenham que se deslocar para a Capital, muitas vezes nem voltando a suas cidades de origem, empobrecendo as regiões. “As unidades da Udesc estão sendo distribuídas demograficamente e os cursos estão sendo escolhidos de forma estratégica harmonizando e destacando as necessidades e as particularidades de cada região”, disse Colombo.
O reitor da Udesc, Sebastião Iberes, enfatizou que a Universidade estadual atua há 47 anos no Estado com o princípio de excelência acadêmica e compromisso social, e tem como prioridade a estadualização. “Trabalhamos para dar qualidade e ensino gratuito para toda a população catarinense, e estamos fechando um ciclo, realizando um sonho de colocar uma unidade em cada região do Estado.” Conforme o reitor, uma equipe técnica será nomeada em até 30 dias para analisar as necessidades da região e instalar cursos estratégicos no local, que beneficiarão de forma direta todo o Meio-Oeste.
Udesc – Joaçaba: Além de cursos de graduação, a Udesc pretende implantar em Joaçaba outras duas categorias de atividades: o Programa de Extensão Tecnológica, que, mediante diagnóstico das necessidades, formatará cursos de curta, média e longa duração; e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Precisamos de qualificação técnica, que venha ao encontro do Plano de Desenvolvimento Tecnológico e Inovador que idealizamos para a região”, enfatiza o secretário regional de Joaçaba, Jair Lorensetti. A unidade será instalada na antiga Escola Iraí Zílio, que foi doada pela prefeitura para a universidade, e que será reformada.
Udesc – Caçador: Em Caçador, a Udesc já possui a indicação de que será instalada junto a Uniarp, utilizando o Bloco D, sendo o mais novo da instituição. Além disso, terá à disposição dos cursos a serem instalados futuramente todos os laboratórios já existentes (fisioterapia, farmácia, psicologia, enfermagem e educação física). A demanda atinge dezenas de municípios do Meio-Oeste catarinense, como Rio das Antas, Macieira, Lebon Régis, Calmon, Matos Costa, Timbó Grande, Videira, Fraiburgo, Pinheiro Preto, Ibian, Santa Cecília, Monte Carlo, entre outros.
Governador assina projeto de lei que cria a Região Metropolitana do Extremo-Oeste e do Contestado e termo de compromisso de instalação de polo Udesc em Joaçaba - Joaçaba, 5/4/2012 - Foto: Neiva Daltrozo / SECOM
Sabryna Sartott
Secretaria de Estado de Comunicação
Jean Patrick Giusti suplente de vereador do PSDB de Herval d’Oeste, acompanhando o Governador Raimundo Colombo, em visita a Joaçaba, no dia 05 de abril.
Deixe seu comentário