Cachorra dócil é encontrada no Loteamento Roteiro do Sol e precisa de acolhimento definitivo |
Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipira buscam alternativas para a atividade leiteira
Com o objetivo de aumentar a sustentabilidade na atividade leiteira do município de Ipira e diante das sucessivas estiagens que atingiram a região nos últimos anos foi implantado na propriedade da Família Popp em Alto São Pedro um sistema para irrigação e fertirrigação em pastagens.
Dentre as diversas atividades deste Projeto foram realizadas duas visitas técnicas com a participação de nossos produtores a outros produtores que utilizam o sistema, onde o Sr. Valdir Popp e seu filho Daniel aceitaram o desafio de serem os pioneiros em instalar o sistema, iniciando-se assim os trabalhos de levantamento topográfico/planialtimétrico, construção de um reservatório de água com a capacidade de 3.000 m³ e de uma esterqueira de 150 m³ para armazenar dejetos de suínos utilizados na fertirrigação.
O equipamento terá dupla finalidade, fará a fertirrigação distribuindo homogeneamente os dejetos líquidos de suínos como fertilizante após pastoreio, o que estimula o rebrote das pastagens sem que haja a compactação do solo pela movimentação de máquinas. Posteriormente irriga-se com água com o propósito de lavar as pastagens, melhorar a infiltração dos dejetos e consequentemente diminuir as perdas dos nutrientes por volatilização, principalmente do nitrogênio. A irrigação também será útil quando fizer a sobressemeadura de pastagens anuais de inverno sobre as pastagens perenes.
Mais um benefício da irrigação/fertirrigação é a possibilidade de exploração máxima das pastagens, obtendo lotações de até 8 vacas em lactação por hectare, com intervalo de pastoreio entre 21 dias (Tifton 85) observado o ciclo da cultivar implantada no piquete.
Este novo projeto complementa o Sistema Silvipastoril, um programa que objetiva o bem estar animal e a melhoria ambiental, que foi implantado na propriedade da Família Popp, inicialmente em 8 ha e com projeção futura de 15 ha, onde a irrigação por 40 minutos corresponde a uma chuva de 20 mm, suficiente para o pleno desenvolvimento das pastagens e das 8 espécies arbóreas nativas e mais 5 exóticas que farão o sombreamento das pastagens e animais, propiciando um maior conforto dos animais e consequentemente maior ingestão de volumoso verde durante o pastoreio.
Nas etapas de planejamento, implantação e agora no funcionamento do sistema é fundamental a assistência técnica municipal, além é claro do empreendedorismo dos proprietários.
Deixe seu comentário