logo RCN

Teatrando Por Aí chega semana que vem em peça que estimula leitura

Peça ?Tecnópolis ? Sem Livro Pra Contar História?percorre o Planalto Sul Catarinense eincentiva o hábito da leitura em escolas

 Quatro municípios do Planalto Sul de Santa Catarina receberão,a partir do dia 26 de maio,a visita do grupo Teatrando Por Aí, de Florianópolis,que apresentará o espetáculo “Tecnópolis – Sem Livro Pra Contar História”, trazendo a temática do universo fantástico dos livros através de Maurinho, um menino que somente pensa em tecnologia, como todo habitante de Tecnópolis, mas que nunca abriu a página de um livro.

O projeto recebeu o patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia através da Lei Federal de Incentivo à Cultura para a realização de 26 apresentações gratuitas às Escolas da Rede Pública dos quatro municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos (Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos e Celso Ramos).

A história tem em seu enredo a preocupação dos pais de Maurinho com o fato dele não conhecer as maravilhas da leitura, ena esperança levá-lo a conhecer um mundo novo, o menino é mandado em suas férias para a casa avó. Aterrorizado com a ideia de ficar um mês olhando para o teto, Maurinho acaba embarcando em uma emocionante históriacom incríveis aventurasao lado de seus novos amigoscomo a menina Ana, o Pássaro Azul ea Dona Aranha Viúva.

A atriz do espetáculo e autora do texto e letras das músicas, Marina Monteiro, ao falar sobre a peça explica que “Tecnópolis é brincadeira, é amor, é imaginação, é aventura, é tudo aquilo que a leitura pode despertar nas crianças. Aqui o saber da criança é respeitado e seu direito de amar os livros é colocado em primeiro lugar. O Maurinho é um menino que tem muito a aprender, mas ele também vai ensinar, como toda boa prática pedagógica, o caminho é de mão dupla”.

O ator e responsável pela coordenação artística de Tecnópolis, Eder Schmidt, vê no projeto uma ótima forma de levar a cultura do teatro às escolas e a lugares que podem encontrar difícil acesso a ela. “Levar os nossos espetáculos para dentro do espaço escolar significa facilitar o acesso de milhares de crianças ao teatro e ao mesmo tempo contribuir para a formação de plateias. Os artistas percorrerão diversas escolas para levar diversão e conhecimento, agindo a favor da democratização e popularização do teatro infantil", exclama Schmidt.

Para Alexandra Antoniazzi, psicóloga e representante da Enercan, este é um projeto que partilha de uma das diretrizes da empresa em colaborar com a área daeducação nos municípios em que atua. “O Tecnópolis, do Grupo Teatrando Por Aí, vem ao encontro do interesse da Enercan em contribuir com a melhoria da educação através do estímulo ao hábito da Leitura. Quem lê, escreve melhor, fala melhor, interpreta melhor e até pensa melhor. A visão de mundo torna-se diferente. E é isso que queremos proporcionar às crianças de nossa região", finaliza.

“Tecnópolis – Sem Livro Pra Contar História” percorrerá, respectivamente, Anita Garibaldi, Abdon Batista, Celso Ramos e Campos Novos entre os dias 26 de maio e 06 de junho, realizando gratuitamente um total de 26 apresentações aos alunos das escolas da rede pública de ensino.

 

Foto: Larissa Nowak

Legenda: Tecnópolis será apresentado gratuitamente em escolas da região

 

 

 

 

 

Programação

 

 

MUNICÍPIO

 

DATA

 

Anita Garibaldi

 

27 e 28 de maio

 

Abdon Batista

 

29 de maio

 

Celso Ramos

 

30 de maio

 

Campos Novos

 

02, 03, 04, 05 e 06 de junho

 

RESUMO DA SESSÃO PLENÁRIA 20 DE MAIO DE 2014 Anterior

RESUMO DA SESSÃO PLENÁRIA 20 DE MAIO DE 2014

GEM Jardim Bela Vista inaugura projeto Leitura na comunidade Próximo

GEM Jardim Bela Vista inaugura projeto Leitura na comunidade

Deixe seu comentário