Constituintes catarinenses de 1989 são homenageados em sessão especial |
Severino Lavandoscki
Analista político
Pedro Simon: TV sem participação do Congresso? - A criação da TV Brasil através de Medida Provisória pelo presidente da República, foi criticada hoje pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Segundo Simon, ?esse procedimento é autoritário, porque não permite o debate prévio no Congresso Nacional?. A MP entra em vigor com força de lei, a partir do momento de sua publicação. O senador argumentou que a sociedade precisa discutir que tipo de tv pública deseja, ?antes de sua criação?. Também a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) criticou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Sugestões para um viajante - A estas alturas começam a faltar novos endereços para o Grande Timoneiro. Já visitou as nações africanas. Já deve ter boteco favorito na Suíça. Não vale a pena ir para Cuba. Já que esta não se compara a Suíça. E além do mais poderá haver algum membro de sua comitiva que se arraste no chão e beije os pés do Fidel, e isso não fica bem. Mas por que não visitar a Austrália e a Nova Zelândia. Dá uma boa quilometragem no Aerolula. E a caminho poderá visitar as ilhas que fazem parte do paraíso fiscal. Antes que eu esqueça, o Haiti é uma boa pedida, sem esquecer do Iraque. Lula também poderia discutir os méritos do futebol, pois ele um perfeito cartola, entende de maracutaia como poucos. Vai vender até o filho do Pelé que cumpre prisão domiciliar.
A decisão é do STF - O Supremo Tribunal Federal poderá provocar uma cassação em massa ou uma debandada nos partidos a partir desta quinta. Basta decidir hoje, por exemplo, que a fidelidade partidária, consensual, só vale daqui pra frente.
Indigestão e dor de barriga - O presidente Lula disse que choque de gestão é contratar funcionário público. Para o contribuinte, que leva o choque e paga a conta, é só indigestão e dor de barriga.
?Chega de ética? - Ideli Salvatti, líder do PT, reclamou na Comissão de Constituição e Justiça do Senado que há mais de três horas ali só se debate a questão ética. "Será que tudo no mundo e aqui dentro só gira em torno disso? Há outros assuntos a serem discutidos", desabafou Ideli. Por que será? Por que o Senado está implantando a CPI das ONGs, e o relator será o também senador de Santa Catarina, Colombo? Ou ainda porque dentro do Conselho de Ética defendeu com unhas e dentes o Renan Calheiros? Ou ainda vossa excelência sofre de amnésia?
Blindagem furada - A sustentação de Renan Calheiros, contra a opinião pública, tem um custo político que ainda não foi devidamente mensurado. E que parece estar sendo minimizado pelo governo. Nas últimas pesquisas, a popularidade de Lula já caiu uns pontinhos. Se a perda de apoio se acentuar nas próximas rodadas, será conseqüência de uma reação natural da sociedade. É aquele ditado: ofende os bons quem protege os maus.
A carta de um ex aluna de Ideli Salvatti - "Que saudades eu sinto de um certa professora de matemática, que, na minha época de ginásio, no saudoso Colégio de Aplicação da Furj, em Joinville, apesar de sua silhueta avantajada, cativava seus alunos com seu dinamismo intelectual e seu comportamento ético. Infelizmente, o tempo passou. A competente professora se transformou em uma estridente senadora da República. A simpática gordinha virou uma esticada magrinha. Mas o que eu realmente não esperava é que a sua dieta de calorias lhe causasse um emagrecimento ético tão intenso. A ponto de não lhe restar o mínimo discernimento para perceber que voto (secreto), por ela vilipendiado, não lhe pertencia. Cara professora (infeliz senadora), esse voto era nosso, dos seus ex-alunos, seus ex-colegas e, certamente, dos seus ex-eleitores,que, para o seu próprio bem, nas próximas eleições saberão lhe devolver a sua nobre profissão de professora. Quem sabe, a senhora engorde novamente, não fisicamente, mas pelo menos moralmente."
(Roberto Palhares, Joinville)
Deixe seu comentário