logo RCN

SENAI/SC inaugura nova unidade em Capinzal

Empreendimento foi viabilizando com parceria entre SENAI-SC/Perdigão e Município

 

O SENAI/SC inaugurou, na segunda-feira, dia 1º, em Capinzal, sua 33ª unidade operacional. Com o foco de atendimento na área de alimentos, a unidade possui três laboratórios didáticos - de análises físico-químicas, microbiológicas e de processamento de carnes. Além disso, nos 800 metros quadrados de área construída foram implantados também um laboratório didático de informática, biblioteca, área administrativa e cinco salas de aula. Uma das salas é polivalente e pode receber, a qualquer momento, bancadas didáticas da área eletromecânica - comandos elétricos, bancada pneumática.

A inauguração ocorreu às 11h30min, com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Alcântaro Corrêa, do diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, do deputado estadual Romildo Titon, autoridades e lideranças empresariais. A unidade está localizada na rua Emelinda Debastiani Thomazoni, Loteamento Lar Imóveis, na Cidade Alta de Capinzal.

Antes mesmo de ser inaugurada, mais de 100 alunos já passaram ou estão estudando no SENAI/Capinzal, a 33ª unidade operacional do SENAI/SC. Logo que entrou em funcionamento, em julho, a unidade abriu um curso de Eletricidade Predial. E em agosto, a unidade recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação para ministrar o Curso Técnico em Alimentos, iniciado no dia seguinte ao do parecer do CEE/SC.

A implantação do SENAI/Capinzal é resultado de uma parceria com a Perdigão e o Município de Capinzal. A parceria com a Perdigão vai além da implantação da unidade. A empresa dá um auxílio a seus funcionários que realizam o curso técnico, contribuindo com 1/3 do valor da mensalidade. O SENAI/SC oferece uma bolsa de estudos no mesmo valor, sobrando ao aluno o pagamento de 33% da parcela. Estes incentivos, associados à proximidade física da empresa com o SENAI/Capinzal, fez com que a procura fosse grande. Dos 30 alunos da primeira turma do curso, 23 são funcionários da empresa. O município investiu, através de recursos da prefeitura, 240 mil reais, além de oferecer a infra-estrutura necessária.

A unidade pode abrigar de 150 a 180 alunos simultaneamente. A previsão é de que em 2008, este número seja alcançado no período noturno. Seu foco é o setor de alimentos. Hoje na região de Capinzal estão instaladas a unidade da Perdigão, que gera 6 mil empregos e em torno de 20 pequenos frigoríficos, que industrializam produtos cárneos, além de empresas que atuam com derivados de leite, frutas e verduras. No curso de alimentos já freqüentam alunos de cidades vizinhas, como Piratuba, Lacerdópolis, Ipira, Ouro e Zortéa.

O presidente do sistema FIESC, Alcântaro Corrêa, destacou a importância de Capinzal no cenário estadual, sendo uma das 33 cidades que possuem uma escola do SENAI. Elogiou a iniciativa da Administração Municipal em firmar parcerias com a Perdigão e o SENAI para implantação da unidade operacional. Corrêa elogiou o prefeito Dorini que administra com foco na educação. ?Essa é a única forma de transformar e desenvolver um município, uma região?, disse Corrêa.

Para o prefeito Nilvo Dorini, a presença do SENAI, a exemplo da UNOESC Capinzal, significa um grande avanço educacional para o Município.

O diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, enalteceu a visão administrativa do prefeito Dorini em acolher a parceria SENAI/Perdigão e investir em educação, em especial, na área técnico-profissionalizante. Em seu pronunciamento no ato inaugural, afirmou que 94% dos alunos que cursam o SENAI entram no mercado de trabalho.

O deputado Romildo Titon, que também esteve presente no evento, lembrou que as agroindústrias instaladas na região meio-oeste são referência para a economia catarinense. Segundo ele, a geração de oportunidades neste mercado de trabalho, exige, cada vez mais, mão-de-obra capacitada.

 

 

 

 

 

Anterior

ESCOLA SÃO CRISTÓVÃO

Próximo

Prefeitura viabiliza instalação de laboratório

Deixe seu comentário