logo RCN

Schroeder sedia 6º Encontro Regional das Câmaras de Vereadores Mirins da Avevi

  • - O 6º Encontro Regional das Câmaras Mirins da Avevi aconteceu na Associação Empresarial de Schroeder e reuniu 152 jovens. FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira

Despertar o jovem para a importância da participação na política e tornar conhecidas as atribuições do Poder Legislativo. Com esse objetivo, a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) promoveu, durante a manhã e tarde de segunda-feira (4), uma nova edição do encontro regional de câmaras Mirins, que contou com a participação de 152 jovens.

O evento, realizado em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, aconteceu na Associação Empresarial de Schroeder (Acias), e recebeu representantes de Barra Velha, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder e São João do Itaperiú; além de Joinville e Balneário Piçarras, convidados pela Avevi.

"Queremos trazer os jovens para o mundo da política e oferecer uma introdução para a vida adulta que os possibilite saber fazer melhores escolhas e aprender sobre o papel das funções, tanto no Legislativo quanto no Executivo e no Judiciário", disse na ocasião o presidente da Avevi, Arlindo Rincos.

Conforme o dirigente, que também atua como vereador de Jaraguá do Sul, os benefícios advindos dos programas de vereadores mirins implementados pelas câmaras municipais, já podem ser sentidos. "Nós temos diversos exemplos de ex-vereadores mirins que hoje estão atuando efetivamente nas suas cidades, o que demonstra que esta iniciativa é um ganho para toda a sociedade."

A abertura do encontro aconteceu justamente com uma palestra sobre a importância da participação do jovem na política, ministrada por Arão Josino da Silva, cuja experiência como vereador mirim da Câmara de Blumenau, aos 13 anos, o incentivou a ingressar na vida pública e a atuar em diversos cargos na administração pública estadual.

Conforme Silva, atualmente de cada dez brasileiros, nove não gostam e não se envolvem na política, o que impede a concretização das melhorias econômicas e sociais almejadas pela sociedade. Diante dessa realidade, disse, a melhor alternativa é começar a trabalhar a educação política das pessoas já na idade escolar. "Esse é o nosso propósito, fazer com que todos esses jovens, esses adolescentes, reflitam de que maneira podem ter mais responsabilidade social. De que maneira que podem se envolver mais e participar mais desse processo de transformação que o Brasil precisa."

Inserção da mulher na política
Outro foco do evento foi debater a necessidade de uma maior inserção das mulheres no meio político, sobretudo no que se refere ao Poder Legislativo.

Apesar de as mulheres ainda serem minoria nos parlamentos e nos postos de comando, um avanço nesse sentido já pode ser verificado, segundo aponta Léia Medeiros Cardoso, que atua como gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo. "É relevante que das oito câmaras que estão presentes aqui, sete são presididas por meninas. Então aqui começa um trabalho de educação política e também de incentivo que essas jovens continuem nesse papel de vereadores mirins, de parlamentares jovens, e também de participação nas suas cidades como cidadãs."

Entre as presidentes de câmaras de vereadores mirins presentes, Camile Lindner, de 14 anos e estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, conta ter sido influenciada a participar do meio político pelo próprio pai, Claudemir Lindner, que preside o Legislativo do município de Schroeder. "Eu consigo ver, mais ou menos, que a mulher não tem muito espaço no cenário político nacional. Eu entrei neste programa mais por influência do meu pai, porque ele é vereador também, só que eu vejo que eu tenho um papel muito importante na Câmara e eu posso crescer, a mulher pode fazer com que o país cresça", disse.

O 6º Encontro Regional das Câmaras de Vereadores Mirins da Avevi contou ainda com palestras sobre o artigo 5º da Constituição Federal - que trata sobre dos direitos e garantias fundamentais - ética e cidadania. Confira aqui mais fotos do evento.

Alexandre Back
AGÊNCIA AL
Até domingo, professores, alunos e pais podem avaliar rede estadual de ensino Anterior

Até domingo, professores, alunos e pais podem avaliar rede estadual de ensino

Seminário em Concórdia discute saúde de pacientes ostomizados Próximo

Seminário em Concórdia discute saúde de pacientes ostomizados

Deixe seu comentário