logo RCN

Redução taxa p/ aquisição de máquinas agrícolas

Redução de taxa para aquisição de máquinas agrícolas

  

Deputado Colatto apóia a redução de taxa para aquisição de máquinas agrícolas

 

Com o objetivo de diminuir o custo de produção nas lavouras o deputado federal Valdir Colatto (PMDB), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, apóia a iniciativa do setor de máquinas e implementos agrícolas para reduzir a taxa flat de 4%, cobrada pelos bancos sobre os empréstimos concedidos para a aquisição desses equipamentos e também para tratores e colheitadeiras. Colatto ressalta que a taxa prejudica os agricultores, por isso a necessidade de zerar esta cobrança indevida e fortalecer o setor rural.

Criada em 2004, a taxa flat é recolhida pelos fabricantes e destinada para a formação do fundo de equalização junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O fundo garantiria perdas com um descolamento entre os juros praticados nas linhas de financiamento e eventuais variações da inflação.

A reivindicação para redução da taxa foi feito ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, por representantes da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e por deputados da Comissão de Agricultura da Câmara.

Eles justificaram ao ministro que com a taxa de juros para o setor já em 6,75% ao ano para a maioria dos empréstimos, e a inflação está em torno de 4,5%, sem previsão de novas altas, a cobrança da taxa flat é injustificada.

 

 

 

Anterior

Igreja Assembléia de Deus

Próximo

Agricultor produz cachaça o ano inteiro

Deixe seu comentário