logo RCN

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal lança Calendários das Vitoriosas

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal

 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal fez o lançamento do “Calendário das Vitoriosas”, sábado, 09 de Novembro, às 11h, no Centro Social da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. O encontro de confraternização teve dois objetivos:

- Reunir pessoas de vários segmentos da sociedade que contribuem pra o sucesso das atividades, seja com parceria, com recursos financeiros ou trabalho voluntário.

- O lançamento do “Calendário das Mulheres Vitoriosas”  é um projeto idealizado pela voluntária Euclair Wunder (Kaia), denominado “Dia de Princesa”, aprovado pela Diretoria e realizado graças a ação e participação de muitos.

O prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella marcou presença juntamente com seu vice-prefeito Wilson Luiz Farias; o secretário Municipal de Saúde, Kelvis Borges, secretário de Administração e Finanças da Prefeitura de Ouro, Derci Araújo; presidente da Câmara de Vereadores, Claudir Duarte (Dire), ainda representantes das entidades representativas.

A presidente da Rede Feminina, Rosalva Zaniboni Maliska, agradeceu aos patrocinadores do Projeto do Calendário, sendo as empresas Gratt Indústria de Máquinas, concessionária Volkswagen (Auto Elite Ltda), Banco Sicoob, CDL, Fast Indústria e Comércio Ltda, Ampeco, Banco Sicredi. Também apoiaram o projeto Rose Reck, Rose Moron, Iradi, Ester, Claci, Lurdes, Juliana, Serli, Thais, Tatiane e Alexandre Baratto. Mulheres do grupo de apoio: Anita Andrioni, Eva Formel. Ines Prando, Maria Dalposso, Elda Surdi, Vilma de Lima, Ilda Faccin, Sueli Salete Wetz, As mulheres do grupo de apoio: Anita Andrioni, Eva Formel. Ines Prando, Maria Dalposso, Elda Surdi, Vilma de Lima, Ilda Faccin, Sueli Salete Wetz, Beatriz Mathana, Clari Imig, Dalva dos Santos, Marli Ribeiro, Betriz  Mathana, Clari Imig, Dalva dos Santos, Marli Ribeiro, Maria Eva Porth (representada pela sua filha Cláudia), Leoni Costa, Maria da Rosa, Lindamir Duarte, Salete Reck, Zenaide Sônego, Vanerli Pasini, Elza C. Neis, Eunir de Andrade, Elsi Azeredo, Nilva B Eunir de Andrade, Elsi Azeredo, Nilva Byloardt, Norvelina Tenher, Romilda da Silva e Salete Moraes da Silva. Ainda os voluntários e colaboradores da Rede Feminina, sendo amigos voluntários e colaboradores, inclusive, a oficina de lazer – cultura e de artesanato, mais as funcionárias e a Direção da Igreja Luterana por gentilmente ceder o espaço.

Rosalva fez uma breve explanação das atividades desenvolvidas pela Rede Feminina, sendo: Outubro rosa; presente em várias ações, levando seu trabalho e sua experiência em eventos nas cidades de Capinzal, Ouro e Catanduvas; trabalho de campo “Plantando a Semente da Prevenção” para os jovens e adolescentes de Capinzal, Ouro e Zortéa. Aproximadamente 2.700 alunos receberam informações sobre prevenção de câncer de mama, de colo de útero, HPV e câncer genital. Lançada a primeira campanha de prevenção de Câncer de Mama, sendo agendados 308 exames de mamografia e ultrassonografia, sendo que 300 foram gratuitas. Triplicaram a procura por exames preventivos de colo de útero, graças ao trabalho de conscientização efetuado. No mês de Outubro a Rede Feminina foi contemplada dom a liberação de R$ 110 mil, numa ação do Ministério Público do Trabalho, referente parte de multa aplicada contra grande agroindústria.

Rosalva em nome da Rede Feminina agradeceu a Prefeitura de Capinzal através do prefeito Andevir, do vice Farias e o vereador licenciado e secretário de Saúde, Kelvis, os quais deram incentivo para lutar pela concretização do citado projeto e intercederam pela Rede Feminina na Procuradoria do Trabalho.

A Rede Feminina realiza excelente trabalho de prevenção e de diagnóstico precoce. O Calendário das Vitoriosas finalizou o projeto Outubro Rosa, edição 2013, sendo que os profissionais colaboradores contribuíram para tanto, sendo eles: Cabeleireiras e maquiadoras que espontaneamente e gratuitamente proporcionaram o Dia de Princesa, tornando ainda mais lindas as mulheres e os fotógrafos que registraram os momentos oportunizados. Um reconhecimento especial às mulheres do grupo de apoio, as quais são guerreiras e vitoriosas. Elas mostraram que com fé, coragem, força e determinação conseguiram transformar dor em superação, lutas em amadurecimento e que a esperança e a confiança em Deus as matem vivas, belas e fortificadas. “Nem sempre ganhamos a luta... mas Deus, com certeza, sabe o que faz!”, assim finalizou sua manifestação Rosalva.

Segunda Rosalva a Rede Feminina permanecerá com suas portas abertas no ano em curós até 27 de novembro, então a mulher que não fez a sua coleta do preventivo de colo de útero ainda tem a oportunidade para tanto, e até o dia 05 do mesmo mês para entregar os exames.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal (SC) é uma sociedade beneficente, sem fins lucrativos, fundada em 18/11/1999. É regida por uma diretoria com mandato de dois anos. Declarada de Utilidade Pública Estadual e Municipal. A Rede hoje conta com 21 voluntárias e amigos colaboradores.

Finalidade da Rede: Promoção da saúde, desenvolvendo programas para combater o câncer; difundir conhecimentos gerais sobre o câncer, visando, principalmente, a prevenção da doença; oportunizar o acesso aos exames preventivos de colo do útero, mama e próstata.

Nestes 14 anos a prefeitura de Capinzal cede uma enfermeira e prefeitura de Ouro disponibiliza de uma secretária para a Rede Feminina, também viabilizam o material para realizar o exame, sendo que o custo diminuiu a partir do momento que passaram a contar com sede própria, pois até então a Prefeitura é quem pagava o aluguel.    

Confraternização do Grupo Renascer de Capinzal e Ouro Anterior

Confraternização do Grupo Renascer de Capinzal e Ouro

Parque Termal Piratuba é homenageado pelo presidente interino da Assembleia Legislativa Próximo

Parque Termal Piratuba é homenageado pelo presidente interino da Assembleia Legislativa

Deixe seu comentário