logo RCN

Reconhecimento

Câmara de Capinzal presta homenagem a Apolônio Spadini com Moção de Aplauso

 Na forma regimental dos artigos 108 e 110 da Colenda Casa Legislativa, os Vereadores infra-assinados, vêm propor MOÇÃO DE APLAUSO nº009/2014 ao Senhor APOLONIO SPADINI, Ex-Vereador e Ex-Prefeito do município de Capinzal, e ex-Servidor da Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal, na forma que segue:

 O Sr. Apolônio Spadini nasceu em 18 de abril de 1933, e iniciou a sua vida pública na função de Vereador, na 7ª Legislatura, iniciada no ano de 1970 até 1973, tendo sido eleito 1º Secretário da Mesa Diretora nos dois biênios.

Após o mandato de Vereador, o homenageado foi eleito Prefeito de Capinzal para a gestão administrativa de 1973/1976. Foi servidor da Câmara Municipal de Capinzal, tendo atuado nos seguintes cargos e períodos: 02 de janeiro de 1989 a 11 de dezembro de 1990 - assessor Legislativo; 04 de janeiro de 1999 a 31 de dezembro de 2000 - diretor Administrativo; 1º de janeiro de 2001 a 26 de janeiro de 2004 - diretor Administrativo.

 Na atuação como Servidor da Casa Legislativa o homenageado participou da elaboração da Lei Orgânica Municipal, promulgada no ano de 1990 e reeditada no ano de 1997 e da instituição do Regimento Interno no ano de 2002.

Da mesma forma a esposa do Sr. Apolônio, Sra. Therezinha Spadini, foi eleita Vereadora na 10ª Legislatura para o mandato de 1983/1986, tendo sido a primeira mulher eleita para a Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal.

 A presente proposição tem por objetivo homenagear um cidadão Capinzalense, homem público, que dedicou grande parte da sua vida profissional para o crescimento de Capinzal, seja nos cargo de Vereador, Prefeito, Servidor da Casa legislativa e empresário.  Portanto, a presente homenagem se mostra justa, e em um momento especial, que é o aniversário do Sr. Apolônio Spadini, devendo esta Moção de Aplauso tramitar na forma regimental e ser encaminhada ao homenageado.

O vereador Antonio Carlos Mantovani fez a proposição da Moção, então justifica o fato de Spadini ter desenvolvido todo o trabalho na Prefeitura em prol dos capinzalenses e também no Poder Legislativo. Com o empenho de Spadini, quando a vereador Seila Eliane Ribeiro exerceu a presidência da casa Legislativa, iniciou a obra de edificação da sede própria da Câmara Municipal. A construção foi concluída e depois inaugurada em 23 de Fevereiro de 2002, através da Lei nº2.337 (13/02/2002), na época o presidente do Legislativo local era Itacir Massucato. Para Mantovani Spadini é uma pessoa extraordinária que trabalhou em prol do Município ao desenvolver ações e autorizando serviços. Para Mantovani trata-se de uma pessoa de extrema competência, colaborando em trazer conforto para a casa Legislativa, bem como deixando formal em todos os sentidos da palavra. Mantovani também homenageou Spadini pelo transcorrer do aniversário natalício, sexta-feira, 18 de Abril.  

Apolônio Spadini há 41 anos foi prefeito de Capinzal, e a mulher do então Prefeito, Sra. Theresinha Didomenico Spadini há 31 anos foi a primeira mulher eleita vereadora pelos capinzalenses ainda no dia 16 de janeiro completou 58 anos de feliz matrimônio.     

Apolônio Spadini é natural de Capinzal (SC), porém, há muito tempo reside no Parque Jardim e Ouro, município de Ouro (SC), nascido em 18/04/1933, sendo filho de Leonardo Spadini e de Regina Cherubini Spadini.  

A Moção de Aplauso foi aprovada por unanimidade dos vereadores: Antonio Carlos Mantovani, Alcidir Afonso Coronetti, Amarildo Pedro Fachin, Aldair Brandão (Penteado), Carlos Adriano Zocoli, Cimara Moreira Baú, Senair Bressan, Valdelir Francisco de Souza (Jegue) e Valmor de Vargas.

Para saber mais sobre o casal, acesse site de O TEMPO – um jornal de fato no link http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/geral/marido-e-mulher-tem-servicos-prestados-para-capinzal-e-sua-gente-1.1263073

 

Artesão e historiador Antoninho Sartori (cidadão honorário de Capinzal), vereador Mantovani, casal Theresinha e Aplônio, presidente da Câmara Municipal: Coronetti, vereador Jegue, capinzalense Vilmar Silva Maria e assessor e o contabilista da Câmara: Henrique Varela Paim.    

VOLTANDO NO TEMPO Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

Vereador presta contas de sua representação na Câmara Municipal de Capinzal Próximo

Vereador presta contas de sua representação na Câmara Municipal de Capinzal

Deixe seu comentário