Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
Projetos Sociais e Culturais da Vale Samba
Carnaval
Na área social, a escola Vale Samba estará ampliando a sua atuação e estendendo suas ações a um leque maior de atividades, com destaque para os projetos culturais, como o Memorial do Carnaval, (que com base na história oral vai criar um banco de dados alusivos ao carnaval de desfile de escolas de samba), o Spaco Vale Samba ? CarnavalShow, (uma área de lazer e cultura junto a quadra da escola); e os projetos sociais, como o Escola de Bambas, (para crianças das escolas públicas da periferia, atuando com artes plásticas, música, dança e canto); e o NetSamba, (que pretende atuar na inclusão digital, integrando cultura e tecnologia, com a criação de um Núcleo Especial Tecnológico para atender crianças e idosos que se integrarem às ações sociais da escola).
Uma das primeiras ações da escola, já visando a sua reformulação, será o recadastramento de seus associados e desfilantes, e para tanto nos dois dias de carnaval, no próximo ano, uma equipe contratada para esse fim, vai aproveitar a presença das pessoas na concentração da escola para cadastrá-las.
As informações cadastrais levantadas junto aos associados farão parte de um banco de dados, que será registrado na escola, e os nomes ali relacionados serão os que poderão votar e a serem votados nas futuras eleições para escolher a diretoria da escola, que fará algumas adaptações em seu estatuto. O cadastro também servirá para a escola comunicar-se mais facilmente com os componentes, já que nele estarão todos os dados, a começar por endereço e telefone. ?Com o passar dos anos, a escola foi perdendo contato com os seus associados, já que não houve atualizações, e muitos acabaram mudando de endereço, ou deixaram de figurar relação de associados da Vale Samba. Então, já como instrumental de redefinições da escola, visando adequá-la para a comemoração dos trinta anos, vamos criar esse cadastro, que vai ser muito útil, não só como instrumento de marketing, mas também do ponto de vista promocional e administrativo?, observa João Paulo, Diretor de Marketing da Vale Samba.
?Outra iniciativa importante será a criação do Grande Conselho, (GC, como será chamado), uma espécie de órgão consultivo da escola, formado por trinta pessoas, cada uma representando um ano da escola, e a cada ano será acrescido de mais uma, que serão convidadas especialmente pela Diretoria e passarão a ter direito a voz e voto?, acrescenta João Paulo.
Segundo ainda o diretor de marketing da Vale Samba, o novo Conselho será uma forma da escola prestigiar e, ao mesmo tempo, receber apoio de muitas pessoas que hoje não têm ligações diretas com agremiação, mas que, ao ser convidadas, poderão ajudar em diversos aspectos e oxigenar a estrutura da entidade e, até mesmo, contribuir com novas idéias e sugestões.
É interesse da escola, segundo o Diretor de Marketing, dar uma maior projeção para o carnaval de Joaçaba, independente até de ser um trabalho apenas de interesse da Vale Samba: ?já que dentro do projeto, alusivo aos trinta anos, alguns sub-projetos vão além da escola, como é o caso do memorial do carnaval, que é uma iniciativa particular, mas que estará abrigada nesse contexto, e será extremamente positivo para o nosso carnaval. Através do memorial pretendemos dar vida ao carnaval durante todo o ano, tendo um local de referência, onde todas as escolas possam estar representadas, física e virtualmente, já que os acervos serão disponibilizados em uma área física e em um site, na Internet. Vamos tentar aliar cultura e turismo, e fazermos uma parceria com os operadores regionais de turismo, criando condições de termos, pelo menos, um referencial compacto do nosso carnaval em um local apropriado, onde o turista possa fazer uma visita e ter contato com parte dessa cultura aqui no Vale do Rio do Peixe?, frisa João Paulo.
Uma das atrações da escola, que já está colocada em prática, é o Spaço Vale Samba, onde localiza-se a nova Quadra da escola, na Avenida Rio Branco, no centro. O local está sendo adaptado e será o point na temporada pré-carnaval. ?Mas a nossa intenção é transformarmos esse local num ponto de referência, especialmente da Bateria da escola, e não só nos meses que antecedem o carnaval, e sim durante todo o ano?, revela Vilmar Bittencourt, Diretor de Bateria da Vale Samba.
O Spaço Vale Samba, com localização privilegiada, representa também para escola um instrumento de congraçamento, lazer e faturamento, já que, principalmente na temporada pré-carnaval, é grande o fluxo de pessoas no local para acompanhar os ensaios da bateria, que ali acontecem. ?O Spaço Vale Samba é um ambiente para receber todos aqueles que gostam de carnaval e de samba, e estará aberto aos integrantes de todas as escolas, que ali serão muito bem recebidos. Independente da escola, o nosso interesse maior é carnaval e o congraçamento?, destaca Indinho.
Nas imediações da Quadra da Bateria, e anexo ao Spaço, a escola pretende ter a sua ?vitrine? de carnaval e, no mesmo espaço, a princípio, poderia funcionar o Memorial Carnaval, que faz parte do projeto Joaçaba, Samba. E Faz Escola, que é uma iniciativa particular do jornalista João Paulo Dantas, Diretor de Marketing da escola. ?Poderemos, sim, ter um espaço privilegiado, e no centro da cidade, onde teríamos uma espécie de ?representação? do carnaval, contemplando todas as escolas. Nesse local, pretendemos ter produtos alusivos ao carnaval, como camisetas, chaveiros, bonés, cds, dvds, livros e material promocional, em geral, além de um visual alegórico básico, representando todas as escolas. Ali, também, poderemos promover eventos culturais, como atrativos turísticos, numa parceria que pretendemos fazer com as entidades responsáveis pela coordenação do turismo regional e departamento municipal de cultura e turismo?, frisa o idealizador do projeto.
Deixe seu comentário