logo RCN

PROJETO SAÚDE DO HOMEM ZORTEENSE

Notícias de Zortéa

 A secretaria Municipal de saúde de Zortéa, está convidando todos os homens do município para participar do projeto “Saúde do Homem”, que será realizado agora no mês de maio de 2014.

Segundo a secretaria de saúde Analu Chiamolera Schimit, para que este projeto aconteça os homens interessados devem se dirigir até o posto de saúde para realizar o cadastro, do dia 28 de abril até o dia 09 de maio de 2014.

Será priorizado homens entre 45 a 55 anos e que nunca realizaram o exame do PSA.

Este projeto tem por objetivo proporcionar ao público masculino uma atenção maior sobre a sua saúde, assim no mês de maio, a secretaria Municipal de Saude, tendo em vista que o munícipio é pequeno e só tem um profissional clinico geral que atende a única unidade básica de saúde(UBS),irá contratar um profissional da área de urologia para vir até a unidade de saúde, com isso o paciente não precisa se deslocar para outro município.

Esse trabalho será iniciado com uma busca ativa deste público, através de convites entregues pelas agentes comunitárias de saúde (ACS), neste haverá informação sobre o projeto e direciona os interessados para o agendamento da consulta na (UBS), será priorizada, a faixa etária de 45 a 55 anos e quem nunca realizou ou faz mais de um ano que não realiza o exame do PSA.

Conforme a demanda de interessados, a secretaria de sáude estará entrando em contato com o laboratório que costuma atender no município duas vezes por semana, para que atendendo em dia especial somente para a realização dos exames de PSA.

No momento do agendamento o paciente já será avisado doa dia da realização do exame, pois com o resultado em mãos a consulta é agilizada e facilita o diagnostico.

A equipe de saúde da família (ESF) ficará responsável para organizar o ambiente da consulta, onde deverá ter uma sala reservada proporcionando um atendimento preferencial.

Posteriormente será preenchida uma ficha para futura avaliação.

Depois de todos os atendimentos, o urologista passará para a enfermeira, os nomes dos pacientes que necessitam de exames complementares ou consulta mais detalhada, os quais também serão providenciados pela secretaria de saúde.

 

 

A Importância do exame PSA no diagnóstico precoce do câncer da próstata

 

O  modo mais seguro de se curar o câncer da próstata é descobrindo-o precocemente, através dos exames preventivos: o exame de sangue (PSA) e o toque retal. Estes exames devem ser realizados ou solicitados por um médico urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Dessa forma, consegue-se detectar o câncer em fase inicial e ainda curável.
       O PSA quer dizer: “Antígeno Prostático Específico”. É um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é específica para a próstata. Os níveis (valores quantificados) de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo, e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata. O uso rotineiro deste exame melhorou consideravelmente a condição de diagnosticar o câncer de próstata precocemente, e possivelmente em uma fase mais curável que antes da existência deste exame.

O Instituto Brasileiro de Câncer – INCA, orienta que que o exame de toque retal e PSA sanguíneo, sejam feitos anualmente, a partir dos 45 anos. Os homens com maior predisposição, isto é, com história familiar de câncer de próstata ou os de raça negra, é aconselhável que os procedimentos preventivos sejam feitos a partir dos 40 anos.

Nem sempre o homem apresenta sintomas evidentes logo no início da doença, o que dificulta o diagnóstico precoce.

Os principais sintomas do câncer de próstata são: O hábito de levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades no ato de urinar e dor ao urinar. Normalmente, o homem percebe uma alteração na micção, com dor ou mesmo queimação ao urinar. Muitas vezes o paciente se queixa de dificuldade, tanto no início como para parar de urinar. O fluxo de urina nem sempre sai completamente, urinando aos poucos. Outras vezes, pode-se queixar de constante dor na região pélvica, nas costas ou mesmo na parte superior da coxa. Outros pacientes podem apresentar dor ao ejacular.

 

 

Biblioteca Municipal de Zortéa realiza atividade em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil Anterior

Biblioteca Municipal de Zortéa realiza atividade em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

Capacitação de graça para os agricultores de Piratuba Próximo

Capacitação de graça para os agricultores de Piratuba

Deixe seu comentário