Ponto Uno Produções anuncia quatro grandes shows no mês de março em Santa Catarina |
Capacitação de graça para os agricultores de Piratuba
Conhecimento que diminui custos e aumenta a renda
Agricultores de Piratuba participaram de mais um curso gratuito no município. Através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Epagri e SENAR, os produtores receberam uma capacitação sobre criação de terneiras e novilhas. Foram dois dias de conhecimento levado na teoria e na prática.
Entre quarta e quinta-feira-feira, dias 23 e 24, os participantes aprenderam inúmeras técnicas para a criação de terneiras e novilhas, que no futuro serão produtores de leite. Em “sala de aula” e em uma propriedade rural, o veterinário, o zootecnista e técnicos mostraram na teoria e na prática, algumas das técnicas de criação, características dos animais, cuidados que os produtores devem ter durante o processo de desenvolvimento, manejo da pastagem, entre outras.
De acordo com a secretária de Agricultura de Piratuba, Márcia Dupont, a intenção é levar conhecimento aos produtores, para que eles gastem menos e tenham mais lucro nas propriedades. “Todas as vezes que o produtor substitui parte do plantel de vacas leiteiras, precisa fazer um investimento alto, mas se ele criar o animal desde o início, da forma correta, não terá necessidade de comprar outro, ou seja, estas terneiras e novilhas podem substituir as que deixam de produzir”, explica a secretária de Agricultura de Piratuba, Márcia Dupont.
A bovinocultura de leite é a principal atividade no interior de Piratuba, com mais de 200 famílias inseridas. Destas, 80% tem na atividade, a principal fonte de renda. Cerca de 25 mil litros de leite são produzidos em Piratuba diariamente e recolhidos por cinco empresas.
O produtor Fernando José Marques, de Linha Serraria, conta que antes das capacitações, a bovinocultura de leite não dava lucros para a família, mas com os incentivos e o conhecimento, a atividade dá resultados. “Eu fazia vários investimentos e meu retorno era muito pequeno, chegava a ter prejuízos, pensamos inclusive, em parar”, conta. “Mas, com todos os incentivos da Prefeitura e com estes cursos, não tem como dar errado, é só seguir as orientações que o lucro é certo, hoje não saio mais daqui, não troco esta atividade”, ressalta Marques.
Para os colegas de rádio que desejam gravar entrevistas:
3553 0333 - Márcia Dupont
Deixe seu comentário