Constituintes catarinenses de 1989 são homenageados em sessão especial |
Projeto horta: sabor e cor
O homem aproveitava os bens naturais.
Durante muito tempo a relação entre o homem e a terra era mais estreita, características das primeiras culturas. Conforme o crescimento demográfico ia se fazendo, o homem aproveitava os bens naturais.
Chegando o momento do manejo indevido desse bem, conseqüência sentida cada vez mais no planeta. Se voltarmos ao tempo, as primeiras formas de cultivo agrícola foram um marco para o inicio da degradação da terra. No entanto, a população era muito pequena, mas hoje o planeta tem o triplo de habitantes que a terra pode suportar; prevendo dobrar em dez anos. Haverá alimentos para todos?
Países em desenvolvimento, sem estruturas básicas, são os que mais sofrerão.
Agricultura de subsistência;
Voltar ao cheiro da terra;
Determinar pontos para a qualidade de vida;
Políticas governamentais mais sólidas e claras contarão pontos para o futuro.
Trazendo essa realidade para o banco escolar, veremos quais os perfis de cidadãos que teremos.
A escola tem a preocupação de motivar e estreitar a relação entre os conteúdos e o aprendiz, pois essa relação está em determinados momentos ofuscada, perdida...
Assim sendo, a horta escolar poderá ser motivação para um leque de conhecimentos, desde arte à matemática, uma proposta interativa com cor e sabor, talvez mudando a postura dos educandos quanto aos hábitos alimentares e conservação de um produto agroecológico. Além disso, a educação voltada para projetos ambientais está em evidência no mundo inteiro.
Objetivo Geral: Sensibilizar os educandos, através do projeto horta: sabor e cor, sobre a intervenção mais adequada do meio em que vive, tornando-o um recurso sustentável.
Objetivos Específicos:
Organizar e montar a horta;
Utilizar a horta como recurso didático e complementar do currículo;
Trabalhar o raciocínio e o desenvolvimento dos sensos de responsabilidade e de cooperação;
Aproveitar a produção da horta na merenda escolar;
Oportunizar o contato direto do educando com a horta;
Promover palestras com técnicos ou engenheiros da área para os educandos e professores;
Confeccionar a composteira para o lixo orgânico;
Reutilizar o lixo orgânico da escola como adubo através da compostagem;
Fornecer vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos;
Metodologia:
O projeto Sabor e Cor da Horta será desenvolvido entre os alunos e professores de educação infantil a séries iniciais do ensino fundamental.
A metodologia será baseada em experiências vivenciadas com o trabalho na horta de forma que elas absorvam, entendam e reflitam com sabedoria, criatividade e prazer. Serão promovidas palestras que envolvam o conteúdo de ciências em relação à horta de forma interdisciplinar.
De início, cada turma terá um canteiro onde semearão as verduras, legumes e ou chás. Cada canteiro terá a data da semeadura, muda, caso necessário e colheita, seguidos pela turma.
As turmas serão acompanhadas por um técnico e um agente colaborador.
O intuito não é que as crianças trabalhem diretamente com a horta, mas que elas observem o eco-sistema que é um canteiro/estufa e que façam o uso deste para agregação de conceitos e valores.
Ações:
Preparar a horta e composteira;
Palestra de orientação didática para os professores;
Semeadura orientada com os alunos (acompanhamento técnico);
Palestra diretamente para os alunos trimestralmente;
Colheita das hortaliças;
Recursos:
Recursos humanos:
Alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental;
Corpo docente e agentes colaboradores da escola;
Parceiros do comércio local;
Engenheiros e técnicos;
Recursos materiais:
Terreno para montar a horta;
Palanques, pregos, plástico para a estufa, irrigação de gotejamento, canos de pvc, ferramentas necessárias;
Sementes e adubo orgânico;
Desenvolvimento do projeto:
No mês de julho veio a mostra do terreno, onde verificou-se que havia calcário em número elevado e pouca matéria orgânica. Primeiramente foi remanejado os canteiros , colocado adubo orgânico e misturado com a terra.
Para aproveitar a matéria orgânica que é despejado no lixo escolar foi feito uma composteira, onde seria despejado as folhas e cascas. Com os alunos da terceira série da professora Fátima foi feito uma composteira com capim, terra esterco curtido. Esta composteira teve a orientação técnica do engenheiro agrônomo Vilmar Reck.
Quando os canteiros ficaram prontos e a terra preparada, sentimos que seria a hora dos alunos entrarem em contato direto com a semeadura. Para que os educandos tivessem um entendimento prévio antes de irem diretamente à horta, foi trazido para a escola o engenheiro agrônomo Vilmar Reck, que está nos orientando na produção da mesma, o qual trabalha pela Epagri diretamente com produtores rurais para palestrar aos alunos .
A palestra teve o intuito de levantar para os alunos o que seria uma horta, a importância de cultivar uma horta e remanejar o lixo orgânico. Para tanto, era importante que se falasse do solo da nossa região, a formação geológica deste, suas características e micro - organismos que habitam este solo.
Um dos objetivos do projeto é de integrar os conteúdos à prática pedagógica, sendo relevante à palestra, pois as turmas de segunda série estavam explorando o conteúdo sobre solo, as turmas de terceiras séries o conteúdo sobre micro e macro organismos e cadeia alimentar e a quarta série o conteúdo de conservação do solo.
A palestra foi remanejada por turmas, e após a palestra cada turma teve uma aula prática na horta cobre como semear. Lá puderam observar a distribuição das sementes no sol, a cobertura, forma de regar e adubar, como também seguirão o tempo de muda, caso necessário, e a colheita.
Em sala de aula os alunos fizeram um relatório sobre as atividades deste dia, sintetizando a palestra e conhecimentos assimilados.
No dia 17 de setembro, foram levados à horta os alunos de pré-escola, pois estes estavam desenvolvendo em sala de aula juntamente com as professoras o projeto sobre plantas. Acompanhados pela professora Cristiane e a professora de sala de aula tiveram na horta uma aula prática sobre solo, partes da planta e germinação. Cada turma semeou um canteiro, o qual seguirão a germinação , mudo, e colheita. Em sala de aula as professoras marcarão no calendário o dia da semeadura, para orientar-se com os alunos o tempo de germinação e colheita.
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