logo RCN

Projeto ?Balde Cheio? incentiva a produção leiteira em Campos Novos

Projeto ?Balde Cheio?

 A Secretaria de Agricultura de Campos Novos está desenvolvendo o projeto “Balde Cheio” que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia em propriedades familiares. Sua metodologia utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como sala de aula teórica e prática.

De acordo com o Secretário da pasta, José Adelar Carpes, o principal resultado é a recuperação da autoestima e da dignidade do produtor, permitindo a fixação da família no meio rural. “O produtor passa a olhar a atividade como um negócio e investir em animais, infraestrutura, pastagem e na gestão do empreendimento”, destaca ele.

Segundo os responsáveis pelo desenvolvimento do programa em Campos Novos, a Médica Veterinária Bruna Guzzi de Costa e o Engenheiro Agrônomo Daltro José Walter, uma das principais ferramentas de gestão são planilhas onde são anotadas diariamente todos os dados da atividade, a informação leva o produtor a mudar a cultura, a tomar atitudes, a fazer reposições de animais correção e fertilização do solo, trocando o conceito de extensivo para intensivo.

Na propriedade de pequeno porte a geração de renda é vital para a sobrevivência, e para tanto é preciso ter vacas produtivas. Segundo o levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura com o auxilio dos presidentes das associações dos produtores rurais, o município conta até o momento com 300 produtores de leite cadastrados com produção mensal de 1.679.697 litros de leite. Foram 33 localidades cadastradas até o momento e através do levantamento 13 empresas fazem a captação de leite no município.

Para participar do projeto foram adotados os seguintes critérios:

  • Ser produtor de leite
  • Estar interessado no trabalho
  • Deixar a propriedade aberta para a visitação para outros produtores que tiverem interesse na metodologia aplicada
  • Cumprir sempre as ações acordadas com o técnico que lhe assiste
  • Realizar anotações econômicas, climáticas e zootécnicas.

Em visita a umas das propriedades modelos, localizada no distrito de Encruzilhada,  o senhor Francisco Coteski e a senhora Jane Maria Coteski  disseram que faz mas de um ano que estão na atividade de leite e que estão muito felizes  com o Projeto Balde Cheio.  Jane disse ainda que estão satisfeitos com a assistência dada pela secretaria de agricultura e ressalta que o melhor de tudo é que é o projeto  é desenvolvido pelo próprio município e que assim fica mais fácil para que eles consigam, com a ajuda dos técnicos, cumprir todas as suas metas e querem  com esta  oportunidade, atingir o máximo da produção que a propriedade oferece. 

Como forma de incentivo, no dia 10 de junho os produtores participantes do projeto em Campos Novos tiveram a oportunidade de conhecer duas propriedades modelos no Município de Pinheiro Preto que já participam do projeto há três anos. A visita foi conduzida pelo responsável pelo projeto em Pinheiro Preto, o engenheiro Agrônomo Leandro Crestani.


__________________________________________
Solange Nohatto
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campos Novos
(49)3541-6252
imprensa@camposnovos.sc.gov.br

Legislativo ourense conclui as atividades de junho Anterior

Legislativo ourense conclui as atividades de junho

Audiência pública Próximo

Audiência pública

Deixe seu comentário