Prefeitura realiza a posse do Conselho de Turismo de Zortéa |
Professores da Unoesc participam de capacitação
-
- Oficina prática
Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP),
O mês de julho reserva alguns dias de recesso escolar para os estudantes. Mas nem por isso, os professores da Unoesc deixam a sala de aula de lado. Neste breve intervalo, chega o momento de parar, analisar, discutir, planejar e aprimorar as formas de ensino e aprendizagem. Desta forma todos os docentes foram convidados a participar das atividades organizadas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), que aconteceram de institucionalmente este mês.
UNOESC JOAÇABA
Na Unoesc Joaçaba a capacitação aconteceu de 8 a 10 de julho, sendo que a primeira noite de atividades teve a realização da palestra "Acessibilidade e Diversidade", realizada no Auditório Jurídico do campus 1. Conduziram a palestra a coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Fernanda Regensburger Poletto, as professoras Ana Patrícia Parisotto e Rita Biolchi Trevisol, do Núcleo de acessibilidade e Inclusão (NAI) e a professora Mara Heberle (intérprete de Libras). Participaram ainda, de uma mesa redonda, os diplomados do curso de Psicologia, Alesson Gomes e Priscila Bernardi.
- Quando falamos de acessibilidade não nos referimos apenas ao aluno com alguma dificuldade motora ou visual, temos também alunos com deficiência intelectual, síndromes, com deficiência auditiva; entre outros. Desta forma, os professores precisam estar atentos e preparados para este cenário, de forma a trabalhar com estes estudantes de maneira adequada, garantindo o desenvolvimento de competências para todos - afirmou a coordenadora do NAP, Elisabeth Hafner Facin.
Nos demais dias de capacitação os professores participaram de oficinas variadas de formação por aquisição de competências, construção de planos de ensino, avaliações e metodologias ativas.
UNOESC VIDEIRA
Os professores da Unoesc Videira participaram do programa de formação continuada que teve como tema, os desafios no trabalho e a Saúde do Docente. O evento contou com palestras do médico psiquiatra Claudio Malllmann, professora doutora Claudriana Locatelli, professor Sidnei Grigolo e a professora Marceli Pitt Coser.
Na primeira noite, dia 9, a doutora Claudriana Locatelli apresentou um relato de experiência relacionado à aplicação das metodologias ativas de PBL e TBL na área da saúde, como forma de melhorar a aprendizagem dos alunos, assim como a aquisição de habilidades e atitudes importantes para o exercício profissional.
Durante o intervalo os professores puderam confraternizar e saborear um delicioso café colonial e na sequência o professor mestre Sidnei Grigolo trabalhou com os docentes a ressignificação do papel do professor. Ele explorou assuntos relacionados ao perfil dos acadêmicos, a utilização das mais variadas estratégias para contemplar a aprendizagem, a definição do perfil de aprendizagem dos próprios professores e a importância desses profissionais para definirem metas e planos de ação visando à execução seus próprios sonhos.
Já no dia 12, o doutor Claúdio Malllmann, médico psiquiatra falou sobre ansiedade. A palestra abordou de forma bastante didática e participativa, os processos fisiológicos que geram a ansiedade e como eles se tornam irreversíveis e afetam a aprendizagem.
Na mesma noite a professora mestre Marceli Pitt Coser, abordou a importância da alimentação saudável na regulação do metabolismo e na garantia da qualidade de vida do professor.
UNOESC SÃO MIGUEL DO OESTE
No dia 10, os professores participaram da formação on-line promovida pelo NAP da Unoesc Joaçaba. Já no dia 11, cerca de 80 professores e cinco acadêmicos participaram do Encontro de Docentes "Conversas Pedagógicas: diálogos entre professores e alunos". Durante o Encontro, foram apresentados vídeos e documentos com problematizações elaboradas por acadêmicos sobre suas aprendizagens e aspectos que valorizam nas aulas e na Universidade. Além disso, ocorreram debates em grupos, a partir da dinâmica do Diagrama de Ishikawa, e realizada a socialização dos diagramas.
Segundo a professora, doutora Carmen Ângela Lazarotto, a Semana de Capacitação Docente teve o objetivo de proporcionar espaços de debate entre professores e acadêmicos sobre o processo de ensino e aprendizagem, além de refletir a relação entre os agentes educacionais e seus diferentes papéis na construção da aprendizagem
UNOESC CHAPECÓ
A capacitação aconteceu de 8 a 10 de julho e teve início com a palestra "Viva a inovação e engajamento" realizada pelo professor Édipo Vaccaro. No dia 9, os professores tiveram a oportunidade de participar do "IV Seminário de Desenvolvimento de Lideranças: Por que a Economia deve melhorar e surpreender positivamente nos próximos anos?", ministrada pelo economista Ricardo Amorim.
Finalizando as atividades, foi a vez dos professores participarem da atividade "Lixo Zero como fomentar em sala de aula ações sustentáveis", realizada pela professora Manuela Gazzoni dos Passos e ainda, discutirem sobre "Como lidar com esta geração doente emocionalmente?", assunto que teve a participação das professoras Morgana Orso e Karine Brustolin.
UNOESC XANXERÊ
Na Unoesc Xanxerê a capacitação docente aconteceu entre os dias 16, 18, 19 e 20 de julho. A primeira atividade realizada foi uma Oficina de saúde mental e prevenção ao suicídio, ministrada pelo Psicólogo e professor Edson Pilger Dias.
No dia 17, pela manhã, foi a vez da palestra "A Unoesc no contexto da Educação Superior brasileira e no cenário estadual/regional", proferida pelo diretor de Graduação da Unoesc Xanxerê, professor Claudio Luiz Orço. À tarde, a professora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP Xanxerê) Francielle Garghetti Battiston falou sobre "Aspectos operacionais: o plano de ensino dentro do projeto educativo da Unoesc e a ferramenta Moodlerooms".
No dia 18, a professora Francielle Garghetti Battiston voltou a falar com os professores dessa vez sobre "Ferramentas metodológicas - sala de aula invertida e seminários". No dia 20 aconteceu a atividade de encerramento.
- A formação docente continuada representa a oportunidade de atualização, reciclagem e especialmente a troca de experiências exitosas ou não exitosas na prática docente. Com a integração dos professores e a seriedade no processo educativo, as formações docentes promovem a reflexão dos profissionais em relação às melhores práticas adaptadas para cada situação, componente curricular, e turmas de alunos com suas particularidades destacou a professora Francielle Garghetti Battiston.
*Texto com informações dos campi.
Alessandra de Barros
Assessoria de Imprensa
Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba
Deixe seu comentário