logo RCN

Prevenção quanto a afogamentos em rios e lagos

Campanha ?Água no umbigo... Sinal de Perigo!?

A Campanha ?Água no umbigo... Sinal de Perigo!? foi realizada nas escolas da cidade alta, no município de Capinzal, na sexta-feira pela manhã, 15 de fevereiro. A iniciativa foi da Unidade Industrial Capinzal Aves (Perdigão Agroindustrial), obtendo o apoio da Polícia Militar e da Guarnição do Corpo de Bombeiros.

As escolas de Educação Básica São Cristóvão e a Vilson Pedro Kleinübing, esta última situada no Loteamento João Evangelista Parizzotto, receberam o pessoal da Perdigão, da PM e Bombeiros, os quais entregaram suplementos de quatro páginas sobre a campanha e orientaram os alunos quanto ao perigo em saber e não saber nadar.

O afogamento ocorre em locais como piscinas, lagos, rios e mares. No entanto, as crianças mais novas podem se afogar em apenas 2,5 cm de profundidade. Este acidente pode causar danos permanentes no cérebro de uma criança e até mesmo a morte.

Algumas dicas importantes de prevenção:

1.      Nunca deixe uma criança sozinha, quando estiver próximo de água.

2.      Fale para seu filho não correr, empurrar ou pular em outras crianças perto de piscinas, lagos, poços, represas ou cavas.

3.      Crianças devem ser observadas a cada segundo, mesmo em piscinas plásticas e banheiras.

4.      Tenha a certeza de que as crianças nadam em áreas seguras de rios, lagos, praias e represas, mesmo que saibam nadar.

5.      Crianças devem usar colete salva-vidas sempre que estiverem próximas da água. Bóias não substituem salva-vidas.

6.      Poços artesianos, cisternas, caixas d?água e outros reservatórios devem estar sempre fechados.

7.      Instale cercas de isolamento ao redor da piscina com pelo menos 1,5 metro de altura, equipadas com portões e travas.

8.      Mantenha as portas dos banheiros e lavanderias sempre fechadas. Além disso, mantenha as tampas dos vasos sanitários abaixados.

9.      Baldes e bacias com água devem ficar fora do alcance das crianças. Guarde-os com a abertura (orifício) para baixo, quando não estiverem em uso.  

A imprudência de algumas pessoas, que apesar das advertências insistem em nadar em locais inadequados, já resultou em tristes episódios nesse e em outros verões. É importante que a população tenha consciência de que é proibido banhar-se em represas e que é extremamente perigoso utilizar-se de açudes de grande profundidade e lagos e rios de fortes correntezas. Também é importante evitar comer antes de entrar na água. O desrespeito a essas orientações pode ocasionar trágicas conseqüências para você e para sua família. É possível evitar acidentes utilizando apenas o bom senso. Seja responsável. Não deixe sua vida ir por água abaixo.

 

Na Escola São Cristóvão.

 

Orientações na Escola Kleinübing.

Anterior

Lar Imóveis estréia uniforme no futsal

Próximo

Conhecendo a viola caipira

Deixe seu comentário