Município realiza assinatura do Programa Bolsa Treinador 2026 |
Prefeitura de Zortéa faz a compilação de leis e de reorganização administrativa dos cargos c
-
- O prefeito Alcides Mantovani tem a intenção de conseguir mais médicos para o Posto de Saúde, sendo essa uma das expectativas para Março.
Prefeitura de Zortéa faz a compilação de leis e de reorganização administrativa dos cargos comissionados com funções gratificadas
Administração contrata Sistema Positivo para auxiliar e melhorar os setores de Educação e Saúde.
A Reportagem de O TEMPO - um jornal de fato esteve no município de Zortéa, terça-feira, 14 de Fevereiro, no gabinete do chefe do Executivo Municipal e entrevistou o prefeito Alcides Mantovani (PMDB).
Segundo Mantovani nomeou no início deste mês alguns secretários, principalmente, na área de Obras, Educação, Saúde e da Administração. Antes tinha dois respondendo interinamente e agora foram nomeados os quatro Secretários, porém, os demais irão aguardar o início de Março para a nomeação. Também nomearam os diretores de Agricultura e de Planejamento para que possam começar a desenvolver as atividades. Esperam poder fechar o quadro no dia 1º de Março, dos cargos comissionados, em nível de Secretarias e Diretorias, sendo que estão para encaminhar a Câmara de Vereadores uma compilação de leis, sendo que umas cinco a seis leis que tratavam do mesmo assunto e nenhuma estava bem completa. Essas leis foram juntadas, principalmente, a de Organização Administrativa, na qual tinha cargos comissionados e na legislação vigente não está adequado. É um ajuste, consequentemente, estiveram no Tribunal de Contas conversando sobre a mencionada questão, e assim, estão propondo essa nova lei que vai para a Câmara visando a Reorganização Administrativa dos cargos comissionados de funções gratificadas. Conforme o Prefeito, já nas atividades da Saúde, no setor de obras, nas secretarias de Administração e Agricultura estão normais os trabalhos. Ainda pretende segurar um pouco no corrente mês, sendo uma posição positiva Janeiro, economizando mais de R$ 800 mil, possibilitando fazer um caixa para poder gerar uma economia em torno de 400 a 500 mil reais, mesmo os setores estando em atividade, objetivando como fez em outros dois mandatos- trabalhar de cabeça erguida, para que em momentos ruins de arrecadação se tenha recursos para manter os atendimentos da Saúde, Educação e principalmente, os serviços essenciais e sociais. "Sempre digo, o Prefeito tem de ter coragem para dizer sim e não. Se tiver que dizer não ou sim, que o faça, no momento certo", esclarece Mantovani. Prossegue Ele, esses 60 dias são uma proposta de Governo de andar com o pé "erguido" e não "acelerar" para que possa fazer economia.
A intenção do primeiro momento é terminar as obras começadas, sendo que receberam muitas delas iniciadas, tendo problemas de ruas, projetos que tiveram de ser adequados, vias públicas foram feitas e a Celesc vem fazendo remanejamento de postes (colocando nos locais certos: calçadas). Quanto a escola, o Prefeito anterior tinha inaugurado, mas na verdade não foi entregue, e sim, nessa semana estão concluindo a obra, então tiveram de atrasar por sete dias o início das aulas, pelo fato do educandário não estar apto para receber os alunos, inclusive, estão aguardando a ligação de energia elétrica, sendo que a empresa de Capinzal (Sertrex) ficou de entregar edificação nessa semana. São ajustes que tiveram de fazer e pretendem concluir todas as obras iniciadas, até porque está prejudicando a população, tendo ruas que foram mexidas há cinco meses e não foram terminadas (asfaltamento), tinha uma série de acertos nos projetos, passeios públicos feitos mais estreitos (em desacordo com a lei), então foram solucionados através da Amplasc e setor de engenharia do Município, para aí sim poder encaminhar essas alterações à Caixa Economia Federal visando fazer as obras com acessibilidade (que a maioria não tinha no local certo). O próprio Ministério Público está exigindo que todas as obras municipais tenham acessibilidade, portanto, estão fazendo de acordo com a legislação vigente.
O Sistema Positivo foi contratado novamente para que venha auxiliar o setor de Educação, também melhorar na Saúde. Estão encaminhando os convênios, licitações, um seletivo para médicos, enfim, estruturando, pois, estavam totalmente sem estrutura no posto de saúde, teve alguns absurdos que aconteceram nos contratos de saúde na forma que estava sendo pago (não tinha sido feito o registro), portanto, nestes 60 dias estão fazendo os ajustes, inclusive, um cadastramento de chamada pública para o atendimento médico das clinicas que irão prestar serviços e a que tiver o menor preço é para onde irão encaminhar a população.
A programação de obras futuras, começarão a fazer a partir de Março, isto de acordo com a arrecadação, convênios e emendas para não atropelar neste primeiro ano aquilo desnecessário e poder levar o Município com saúde financeira e administrativa.
Deixe seu comentário