Espetáculo do Espaço de Dança Movimento e Saúde com o tema “Histórias que Dançam” |
Pesquisa Ciclos Biogeoquímicos
E.E.B. Mater Dolorum
Os ciclos biogeoquímicos são: o de carbono, sendo átomos que se incorporam em compostos orgânicos através de fotossíntese, absorvidos na forma de nitrato pelas plantas ingeridas por animais, produzindo assim, a excreção que o traz novamente ao solo.
O ciclo da água, a qual é a substância mais abundante na Terra, seja como integrante dos ambientes, (evaporação, chuva e assim por diante), ou como principal componente do protoplasma celular. O ciclo do nitrogênio compreende a formação de nitratos, por via natural e por via biológica, formação de proteínas, ação de compositores e atuação das bactérias denitrificantes, devolvendo o nitrogênio à atmosfera. O oxigênio se mostra no meio abiótico, como integrante do ar atmosférico ou dissolvido como gás nas águas doce e salgada, também se apresenta na constituição das moléculas orgânicas de glicídeos, lipídios e protídeos, na estrutura dos sistemas vivos, esse mantém um verdadeiro balanceamento de intensidade com o ciclo do carbono, pois ambas estão intimamente dependentes da fotossíntese e da respiração celular.
Esses ciclos são de fundamental importância, porque as atividades humanas introduzem no meio em que vivemos várias substâncias novas e com grande efeito tóxico. Outra conseqüência negativa da ação humana é alteração dos ciclos biogeoquímicos naturais, enfraquecendo e degradando os ecossistemas. Assuntos tais como efeito estufa, chuva ácida, camada de Ozônio, queimadas estão fortemente ligados aos ciclos biogeoquímicos e conhecê-los seria uma grande solução para os problemas vivenciados pelo homem na atualidade.
Alunos: Alan, Daiane, Andiara, Laila, Josiani, Demerson e Tiara.
3ª série ensino médio ? matutino
E.E.B. Mater Dolorum
Professora Terezinha Martins
Deixe seu comentário