logo RCN

Perdigão no seu 72 aniversário

Perdigão no seu 72 aniversário realiza comemorações em Capinzal

U.I.C.A. ? Unidade Industrial Capinzal Aves também comemorou o aniversário da Perdigão com show, peça teatral e cinema.

 

O espetáculo ?Vamos Tirar o Brasil da Gaveta?, um apanhado de causos e músicas do Brasil, com Rolando Boldrin, que de forma descontraída envolveu a todos com sua capacidade de emocionar o público. O evento foi realizado no Clube Esportiva Floresta, em Ouro, município coirmão de Capinzal, dia 02 de setembro, sábado, com início às 10:30 horas. 

A legítima música de raiz com Rolando Boldrin, 70 anos, se faz de espelho do Brasil para mostrar, aos quatro cantos, talentos quase sempre esquecidos pela grande mídia, mas que encontram vez na sua voz. ?Eu canto o Brasil. Canto música de qualidade e que mostra o quão rica é a nossa cultura?, define ele, que desde o início do mês vem realizando shows em Santa Catarina, em comemoração aos 72 anos das empresas Perdigão.

Entre música e outra, um causo. A receita é a mesma que ele já apresentava no Som Brasil, programa exibido pela Rede Globo e que o consagrou, nos anos 80. ?A receita é a mesma. O estilo não muda, porque o propósito é divulgar coisas nossas, da nossa cultura?, explica ele. O Sul, neste contexto, tem seu lugar garantido por causa da ampla identidade cultural que congrega. Atualmente, além dos espetáculos que realiza, Boldrin mostra essas potencialidades no programa ?Sr. Brasil? da TV Cultura. Todos os domingos, ele recebe artistas de variados estilos, mas que obedecem o preceito básico de mostrar a música brasileira de raiz. ?Vem gente de todo lugar e o programa realmente está pequeno para agregar tanta diversidade?, justifica. 

 

A Perdigão também patrocinou entre os dias 30 de agosto a 02 de setembro, em Capinzal, o Projeto Planeta Água, que integra as comemorações dos 72 anos de fundação da empresa e do ?Ano de Água e Energia Perdigão?. Neste período, foram realizados espetáculos teatrais e oficinas de arte para estudantes da rede pública, na faixa etária de 8 a 12 anos, e sessões de cinema gratuitas para o público em geral.

Projeto itinerante de Educação Ambiental, o Planeta Água tem como objetivo conscientizar e educar para a redução do consumo e a preservação dos recursos naturais, com especial atenção para a água e à Mata Atlântica, que abriga a maior biodiversidade do planeta. O projeto já percorreu mais de 70 cidades brasileiras, beneficiando cerca de 80 mil crianças. Com o patrocínio da Perdigão, serão percorridos 11 municípios, além de Herval d´Oeste, nas regiões Sul e Centro Oeste, onde a empresa mantém unidades industriais.

       Em CAPINZAL, No espaço localizado à Rua Ernesto Hachamann - Centro, foi montada uma tenda inflável de 300 m2, com equipamentos de vídeo, som, luz, palco, teares e estrutura para exposição, necessários à realização das atividades. Foram duas apresentações diárias ? às 9 horas e às 14 horas  ? para crianças, que foram transportadas de suas escolas para a tenda em um moderno e confortável ônibus. À noite, teve sessão de cinema gratuita, com a exibição do filme Dois Filhos de Francisco, que contou a história da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano. Cada sessão teve capacidade para abrigar 300 pessoas.

Durante o dia, a apresentação dura 1h40, dividida entre um espetáculo teatral e oficina de artes. A peça, dirigida por Gisela Arantes, narra a trajetória de Analú, uma garota que busca a fonte de água pura e cristalina. Como nos tradicionais contos de fada, ela terá de vencer muitos desafios até provar ser a heroína de sua própria história. Em sua caminhada pelos ambientes das águas, florestas e cidade, a menina depara-se com diversos personagens que lhe transmitem grandes informações ambientais.

As oficinas de arte, criadas por Vera Patury, possibilitam às crianças a ?reconstrução? lúdica de florestas e cachoeiras, a partir da utilização de teares primitivos e materiais reciclados, como fibras naturais tingidas artesanalmente e sobras industriais plásticas. O resultado pode ser visto em exposição no próprio local.

 ?No projeto, o público interage por meio de ações de arte-educação que reforçam conceitos sobre responsabilidade e cidadania?, afirma a coordenadora Gisela Arantes.  A proposta é criar uma atividade local tão eficaz que possa colaborar na transformação de questões globais mais urgentes?, completa.

O Projeto Planeta Água se soma a outros programas de educação ambiental desenvolvidos pela Perdigão, como o Pingo D´Água, implantado em Carambeí (PR), que vem ensinando com sucesso aos alunos da rede pública municipal a valorização de recursos naturais, assim como a necessidade de preservação da bacia do Rio Tibagi. Em Videira, entre outros projetos, a empresa mantém a Reserva Natureza Viva, a Ilha Fluvial Hermínio Salata de Almeida, localizada no Rio do Peixe.

Tais iniciativas levam para a comunidade uma atuação que a empresa desenvolve internamente. Reduzir o consumo de água, vapor e energia elétrica e promover tratamento de efluentes são as principais metas do Programa de Conservação de Energia Perdigão (Procep), já instalado em todas as unidades da companhia e que tem obtido conquistas. É o caso da reutilização da água nas áreas externas das fábricas. O total de água reutilizada atualmente daria para abastecer uma cidade de 43 mil habitantes.

O Projeto Planeta Água conta com parcerias da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Prefeitura Municipal de Videira e Projeto Amigos da Escola da Fundação Roberto Marinho.

 

 

Anterior

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Próximo

Câmara Municipal de Ouro

Deixe seu comentário