Secretaria da Saúde de Capinzal promove ação de prevenção e cuidado com a saúde dos homens na BRF |
PCH AGUDO DIVULGA
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Agudo, empreendimento da S.P.V.R GERAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA LTDA, voltada para a produção de energia iniciou a operação comercial em agosto de 2015, no rio Agudo, localizado no município de Zortéa/SC, com capacidade de gerar 3,90 MW.
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Agudo, empreendimento da S.P.V.R GERAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA LTDA, voltada para a produção de energia iniciou a operação comercial em agosto de 2015, no rio Agudo, localizado no município de Zortéa/SC, com capacidade de gerar 3,90 MW. Atualmente, as atividades realizadas seguem as diretrizes e condicionantes da Licença de Operação (LO) Nº 4965/2015 e são requisitos para que a licença mantenha-se vigente até agosto de 2019. Alguns dos programas em destaque são a recuperação das áreas degradadas, a gestão ambiental dos resíduos e os monitoramentos dos peixes e qualidade de água.
Dentre as ações de conservação ambiental realizadas desde o início da operação, destaca-se o plantio de mudas nativas como forma de compensação por aquelas que foram suprimidas para a implantação da PCH. Para cada árvore nativa suprimida, 10 novas mudas de espécies nativas foram plantadas. Ao todo, mais de 5.000 novas mudas foram reintroduzidas na região.
Para avaliar a influência da instalação da PCH Agudo sobre o ecossistema aquático local, tiveram continuidade os monitoramentos das comunidades de peixes, bem como da qualidade de água. Os resultados das análises da água após a instalação da barragem não apresentaram diferenças significativas em relação aqueles registrados antes e durante a implantação da PCH. Com relação a ictiofauna, desde o início do monitoramento foram registradas 16 espécies de peixes, sendo que 6 dessas espécies não haviam sido registradas na área de estudo durante a implantação do empreendimento. Dentre as espécies registradas, destacamos o registro do Cascudo-Chocolate (Hypostomus commersonni), espécie muito apreciada por pescadores, devido ao porte que a espécie pode chegar, com indivíduos podendo atingir mais de 1kg.
Deixe seu comentário