logo RCN

PCH AGUDO DIVULGA

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Agudo, empreendimento da S.P.V.R GERAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA LTDA, voltada para a produção de energia iniciou a operação comercial em agosto de 2015, no rio Agudo, localizado no município de Zortéa/SC, com capacidade de gerar 3,90 MW.

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Agudo, empreendimento da S.P.V.R GERAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA LTDA, voltada para a produção de energia iniciou a operação comercial em agosto de 2015, no rio Agudo, localizado no município de Zortéa/SC, com capacidade de gerar 3,90 MW. Atualmente, as atividades realizadas seguem as diretrizes e condicionantes da Licença de Operação (LO) Nº 4965/2015 e são requisitos para que a licença mantenha-se vigente até agosto de 2019. Alguns dos programas em destaque são a recuperação das áreas degradadas, a gestão ambiental dos resíduos e os monitoramentos dos peixes e qualidade de água.

Dentre as ações de conservação ambiental realizadas desde o início da operação, destaca-se o plantio de mudas nativas como forma de compensação por aquelas que foram suprimidas para a implantação da PCH. Para cada árvore nativa suprimida, 10 novas mudas de espécies nativas foram plantadas. Ao todo, mais de 5.000 novas mudas foram reintroduzidas na região.

Para avaliar a influência da instalação da PCH Agudo sobre o ecossistema aquático local, tiveram continuidade os monitoramentos das comunidades de peixes, bem como da qualidade de água. Os resultados das análises da água após a instalação da barragem não apresentaram diferenças significativas em relação aqueles registrados antes e durante a implantação da PCH. Com relação a ictiofauna, desde o início do monitoramento foram registradas 16 espécies de peixes, sendo que 6 dessas espécies não haviam sido registradas na área de estudo durante a implantação do empreendimento. Dentre as espécies registradas, destacamos o registro do Cascudo-Chocolate (Hypostomus commersonni), espécie muito apreciada por pescadores, devido ao porte que a espécie pode chegar, com indivíduos podendo atingir mais de 1kg.

Beneficiários do BPC precisam se inscrever no Cadastro Único até dezembro de 2018 Anterior

Beneficiários do BPC precisam se inscrever no Cadastro Único até dezembro de 2018

Ligeirinho Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário