Paulo Bauer é o novo presidente do PSDB catarinense
Tucanos se reúnem em Florianópolis, na convenção com clima de campanha eleitoral
Andréa Leonora
CNR-SC/ADI-SC/Central de Diários
Estiveram presente na Convenção estadual do PSDB, em Florianópolis, o vereador Adriano Zocoli, juntamente com o suplente de vereador Zeferino Schimidt Soares.
Paulo Bauer (governador) e Aécio Neves (presidente) foram as expressões mais ouvidas na convenção no domingo, 14 de julho, do PSDB catarinense, em Florianópolis. O encontro lotou o Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, e os organizadores comemoravam a presença de mais de mil tucanos, vindos de todas as regiões do Estado. O resultado da convenção saiu pelo menos uma hora antes do final do encontro, conduzindo o senador Paulo Bauer à presidência do partido com 171 votos favoráveis, um nulo e quatro contrários.
Diante de uma plenária agitada, que a todo tempo era incentivada a falar o número do partido (45) e que chegou a cantar o Hino Nacional, Paulo Bauer disse que todos estavam ali não apenas para eleger o novo Diretório ou a nova Executiva do partido, mas também para reforçar a unidade partidária. “Eu venho aqui trazer a todos uma palavra de compromisso e para dizer a todos que esse momento só pôde ser construído graças ao diálogo e ao compromisso político partidário de gente como o deputado Marcos Vieira, que abriu mão de disputar em favor da minha candidatura”, disse Bauer.
Segundo ele, as palavras “saída” e “desistência” não existem no dicionário tucano e por isso o PSDB permanecerá no governo Raimundo Colombo / Eduardo Moreira até o final. “Se desejarem nossa contribuição”, destacou. Essa afirmativa, no entanto, não diminuiu o tom de campanha: “Vamos trabalhar unidos para eleger o presidente da República, o senador Aécio Neves. O Brasil precisa de um novo rumo, de um governo que faça pelo povo e para o povo. Estamos ao lado da sua candidatura a partir desse momento até a sua vitória. Mas, aqui em Santa Catarina não teremos candidato a governador apenas para fazer palanque para a eleição presidencial. Nós faremos palanque aqui para o governo do Estado. E eu me sinto pronto, não para disputar, mas para ganhar.”
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, estava no mesmo clima. Crítico veemente ao governo Dilma Rousseff / Michel Temer, enumerou os vários problemas vividos pela população brasileira nas áreas da saúde, educação, segurança, entre outros. “Eu vim a Santa Catarina para participar dessa convenção que, para mim, é o início da caminhada da vitória do PSDB no estado e no país”, provocou. As manifestações populares de junho foram citadas várias vezes e, na opinião do senador mineiro, o governo não deu respostas à altura do clamor da sociedade.
Ao afirmar que trazia aos tucanos catarinenses um abraço do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o convidado mais ilustre da convenção completou: “Escolhi vir hoje a Santa Catarina para daqui dizer a todo Brasil que em momento algum estaremos fora do debate dos grandes temas nacionais”.
Ao final da convenção, o agora ex-presidente da sigla no estado, Leonel Pavan, agradeceu o apoio que recebeu no tempo em que esteve à frente do PSDB catarinense e comemorou o salto de 40 mil para mais de 100 mil filiados em seu período. Pavan agora deve presidir o Instituto Teotônio Vilela, responsável por estudos políticos no partido.
Visitas ilustres – No melhor estilo “a noiva da vez”, a convenção do PSDB-SC recebeu alguns visitantes de outros partidos. PSC e PV mandaram representantes, enquanto o PP compareceu com o seu atual presidente, deputado federal João Alberto Pizzolatti, e o também deputado federal Esperidião Amin. O PMDB participou com o senador Casildo Maldaner e com o primeiro vice-presidente da sigla no estado, ex-governador Paulo Afonso Vieira.
Diretório eleito – A convenção do PSDB elegeu a seguinte Executiva: senador Paulo Bauer (presidente), secretário de Turismo, Cultura e Esporte Beto Martins (1º vice-presidente), deputado estadual Marcos Vieira (2º vice), ex-prefeito de Criciúma Clésio Salvaro (3º vice), prefeita de Camboriú, Luzia Coppi, (secretária-geral), Diretor no Instituto Teotônio Vilela - Seção Santa Catarina, Jeferson Fonseca (1º secretário), presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano (tesoureiro-geral), vice-prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger (tesoureiro), e os vogais – deputado estadual Serafim Venzon, ex-prefeito de São Lourenço do Oeste Tomé Etges, ex-prefeito de Caçador e ex-presidente da Junta Comercial do Estado Saulo Sperotto, Gladys Knaesel, líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Dóia Guglielmi e o ex-deputado federal Gervásio Silva.
Os capinzalenses em Florianópólis: Adriano e Zeferino.
Vereador de Capinzal, Adriano Zocoli e o senador Aécio Neves.
Adriano, deputado estadual Marcos Vieira e Zeferino.
Adriano, deputado federal Marco Tebaldi e Zeferino.
Deixe seu comentário