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PALESTRAS MINISTRADAS PELO ENGENHEIRO FLORESTAL JOCELEI PERIN

A Educação de Jovens e Adultos de Capinzal vem desenvolvendo o Projeto ?Aquecimento Global ? um problema ambiental e suas possíveis soluções?. Visto a preocupação com o futuro de nosso planeta. Alguma

Aquecimento Global: Mudar as Atitudes

 

Professora do CEJA/NAES: Silvana Tegnher.

 

Toda a semana é publicado nos meios de comunicação, dados alarmantes sobre o futuro da humanidade. O painel apresentado pela sociedade científica, não é nada estimulante, aliás, diga-se de passagem, sabemos muito bem, que o maior causador das mudanças climáticas, é o ser humano. Pois ele é o único ser que modifica a natureza, muitas vezes de torna irreversível.

Sabemos que mudar a forma de pensar da população é um trabalho difícil. Até porque, o modelo socioeconômico é de produção, distribuição e consumo, e nesse sentido, a idéia de que a natureza existe para ser utilizada pelo homem é aceita desde os primórdios da civilização. Como é possível mudar essa visão tão fortemente enraizada em nossa mente?

As formas de transformação e de desenvolvimento, que a humanidade tem adotado ao longo da história, são depredadoras, fundamentalmente exploradas e cruéis na relação com a natureza. Se pretendermos construir um mundo para as gerações futuras, devemos mudar radicalmente nossas ações. Não bastam apenas discursos, palestras e projetos é preciso consciência para mudar de atitudes todos os dias e saber que nossa atual cultura não será mais a mesma, pois às evidências de uma nova era ? do aquecimento global - estão presentes. 

É de conhecimento de todos, que as escolas públicas e privadas desenvolvem muito bem o papel de Educação Ambiental, mas o planeta precisa da ajuda de outros órgãos: instituições, empresas e a sociedade civil, pois uma parte da população a escola não abrange, e assim, o trabalho de mudança de postura ambiental, pode ficar comprometido no que diz respeito a levar os conceitos adquiridos na escola para todos do convívio social, quer dizer, não apenas os alunos precisam mudar a postura, mas todos os cidadãos. Afinal, vivemos no mesmo planeta.

Foi a partir dessa análise e do estudo do histórico ambiental, que o Centro de Educação de Jovens e Adultos ? CEJA resolveu projetar, coletivamente, ações e metas referentes ao aquecimento global. A escola quer levantar uma bandeira de luta ecológica. De fato, os problemas ambientais não se restringem apenas à proteção da vida, mas também a qualidade de vida. Essas mudanças são possíveis, também, através da escola que precisa muito mais cultivar comportamentos e mudar posturas do que transmitir informações.

O que, na verdade, queremos com o nosso projeto, é alertar a população para perceber, modificar e refletir as ações de cada um, no dia-a-dia: o que estou fazendo para evitar que o planeta e conseqüentemente a humanidade sofram as catástrofes das mudanças climáticas e ambientais? O que tenho a ver com esta situação? O que posso fazer para melhorar este quadro ambiental? Resgatar e construir uma nova postura referente à proteção da natureza. De que forma? Atitudes simples e eficazes: plantar árvores, isto contribui para absorver os gases tóxicos que são jogados todos os dias no ambiente e qualquer pessoa pode fazê-lo.

O interesse pelo meio ambiente se transformou numa necessidade de sobrevivência das espécies, não podemos ficar de fora, pois é preciso fortalecer o compromisso com a vida, contribuindo para tornar-se autor do próprio futuro. Exatamente porque o futuro do planeta está em jogo.

 

Alunos e professores plantando árvores.

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