logo RCN

Alunos de Zortéa participam do Parlamento Jovem

Escola Estadual Major Cipriano Rodrigues de Almeida

Na última semana, oito alunos da Escola Estadual Major Cipriano Rodrigues de Almeida, de Zortéa, tiveram a oportunidade de vivenciar um dia como deputados. Isso foi possibilitado pela participação da unidade escolar na quarta edição do Parlamento Jovem, que é um programa criado para estimular a participação política da juventude, onde o ?deputado estudante? vivencia situações reais da atividade político-parlamentar com a elaboração, apresentação e votação de projetos.

Os 40 alunos dos municípios de Criciúma, Zortéa, Planalto Alegre, Porto Belo e Jaraguá do Sul formaram partidos fictícios para participar das atividades parlamentares, bem como, os trâmites para a composição da Mesa, que teve como presidente, escolhida por votação, a deputada Julheli Rohrbeck Girardelo, do Partido da Juventude Planaltoalegrense (PJPA) e o representante da região foi Cássio Fabiano, do Partido Jovem pelo Desenvolvimento Sustentável (PJDS) de Zortéa, que ficou com a segunda secretaria.

Os cinco projetos apresentados pelos ?deputados estudantes? foram aprovados, na sessão ordinária. O aumento da ampliação dos recursos do artigo 170, a Semana Estadual de Reflexão sobre Desenvolvimento Sustentável, a criação da Semana Estadual dos Alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Catarinenses, a implantação do ensino profissionalizante na rede estadual de ensino público do Estado e a instituição do Programa de Ensino de Libras nos estabelecimentos públicos de ensino fundamental e médio foram os projetos apresentados pelos alunos deputados das cinco escolas participantes.

De acordo com a líder do PJDS, Ana Carla Kantovich, de Zortéa, a semana do dia 22 de março serviria para a conscientização e o desenvolvimento de atividades sobre a importância de práticas de desenvolvimento sustentável no Estado. ?Entendemos a educação como elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental. O projeto se justifica quando sentimos que é preciso mudar mentalidades, pois o papel de desenvolver o trabalho de sensibilização e contribuir para a conscientização das novas gerações fica a cargo da educação, em todos os seus sistemas. Precisamos desenvolver nossas regiões, porém, sem comprometer a sustentabilidade das gerações futuras?, explicou.

O professor de geografia, Marcelo Jung, que também é um dos responsáveis pelo projeto, comentou que a participação dos alunos foi importante por aumentar o debate e estimular a participação entre os jovens na política, além disso, a apresentação de um projeto de cunho ambiental mostra a necessidade de se conhecer e valorizar cada vez mais o desenvolvimento sustentável. ?A escola é responsável pela geração das idéias e necessitamos ampliar a consciência ambiental. Esse é o nosso objetivo e acho que os alunos passaram o recado de forma muito precisa?, salientou.

?Gostei de participar do parlamento jovem e acho que todos entenderam a importância do nosso projeto. Já estamos trabalhando com ele em sala de aula e as outras escolas poderão fazer o mesmo?, comentou Patrícia Guarez, que juntamente com seus colegas defendeu a proposta na Assembléia Legislativa. Os projetos aprovados serão encaminhadas para a Comissão de Legislação Participativa da Casa e poderão se tornar Lei.

Além dos alunos Cássio Fabiano, Ana Carla Kantovich e Patrícia Guarez, estiveram representando Zortéa em Florianópolis: Ricardo Barcarolo, Carla Surdi, Bruna da Silva, Tais Regina Panho e Fábio Junior Sarmento.

As escolas que estarão participando da quinta edição do Parlamento Jovem já foram escolhidas: Região Oeste: Escola de Educação Básica Agenor Piovesan, de Erval Velho; Região Norte: Colégio Nova Era, de Joinville; Região Serrana: Escola de Educação Básica José Cesário Brasil, de Celso Ramos; Região Litorânea: Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva, de Florianópolis e Escola de Educação Básica Aleixo Dellagiustina, do município de Ituporanga.

 

Anterior

PRESENTE DE PESO

Próximo

PALESTRAS MINISTRADAS PELO ENGENHEIRO FLORESTAL JOCELEI PERIN

Deixe seu comentário