Lideranças discutem as potencialidades turísticas e a preservação do patrimônio histórico em Ouro |
Alunos de Zortéa participam do Parlamento Jovem
Escola Estadual Major Cipriano Rodrigues de Almeida
Os 40 alunos dos municípios de Criciúma, Zortéa, Planalto Alegre, Porto Belo e Jaraguá do Sul formaram partidos fictícios para participar das atividades parlamentares, bem como, os trâmites para a composição da Mesa, que teve como presidente, escolhida por votação, a deputada Julheli Rohrbeck Girardelo, do Partido da Juventude Planaltoalegrense (PJPA) e o representante da região foi Cássio Fabiano, do Partido Jovem pelo Desenvolvimento Sustentável (PJDS) de Zortéa, que ficou com a segunda secretaria.
Os cinco projetos apresentados pelos ?deputados estudantes? foram aprovados, na sessão ordinária. O aumento da ampliação dos recursos do artigo 170, a Semana Estadual de Reflexão sobre Desenvolvimento Sustentável, a criação da Semana Estadual dos Alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Catarinenses, a implantação do ensino profissionalizante na rede estadual de ensino público do Estado e a instituição do Programa de Ensino de Libras nos estabelecimentos públicos de ensino fundamental e médio foram os projetos apresentados pelos alunos deputados das cinco escolas participantes.
De acordo com a líder do PJDS, Ana Carla Kantovich, de Zortéa, a semana do dia 22 de março serviria para a conscientização e o desenvolvimento de atividades sobre a importância de práticas de desenvolvimento sustentável no Estado. ?Entendemos a educação como elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental. O projeto se justifica quando sentimos que é preciso mudar mentalidades, pois o papel de desenvolver o trabalho de sensibilização e contribuir para a conscientização das novas gerações fica a cargo da educação, em todos os seus sistemas. Precisamos desenvolver nossas regiões, porém, sem comprometer a sustentabilidade das gerações futuras?, explicou.
O professor de geografia, Marcelo Jung, que também é um dos responsáveis pelo projeto, comentou que a participação dos alunos foi importante por aumentar o debate e estimular a participação entre os jovens na política, além disso, a apresentação de um projeto de cunho ambiental mostra a necessidade de se conhecer e valorizar cada vez mais o desenvolvimento sustentável. ?A escola é responsável pela geração das idéias e necessitamos ampliar a consciência ambiental. Esse é o nosso objetivo e acho que os alunos passaram o recado de forma muito precisa?, salientou.
?Gostei de participar do parlamento jovem e acho que todos entenderam a importância do nosso projeto. Já estamos trabalhando com ele em sala de aula e as outras escolas poderão fazer o mesmo?, comentou Patrícia Guarez, que juntamente com seus colegas defendeu a proposta na Assembléia Legislativa. Os projetos aprovados serão encaminhadas para a Comissão de Legislação Participativa da Casa e poderão se tornar Lei.
Além dos alunos Cássio Fabiano, Ana Carla Kantovich e Patrícia Guarez, estiveram representando Zortéa em Florianópolis: Ricardo Barcarolo, Carla Surdi, Bruna da Silva, Tais Regina Panho e Fábio Junior Sarmento.
As escolas que estarão participando da quinta edição do Parlamento Jovem já foram escolhidas: Região Oeste: Escola de Educação Básica Agenor Piovesan, de Erval Velho; Região Norte: Colégio Nova Era, de Joinville; Região Serrana: Escola de Educação Básica José Cesário Brasil, de Celso Ramos; Região Litorânea: Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva, de Florianópolis e Escola de Educação Básica Aleixo Dellagiustina, do município de Ituporanga.
Deixe seu comentário