logo RCN

CNEC

8ª SÉRIE DA CNEC VISITA O BERÇO DO CONTESTADO

Os alunos da oitava série do Colégio Cenecista ?Padre Anchieta?, acompanhados pela professora de História - Izolete, realizaram no dia primeiro de junho de 2007, uma visita de estudos a Irani, município considerado o ?Berço do Contestado?.

A  visita até Irani  teve por objetivo, aprofundar os estudos sobre o maior conflito entre estados brasileiros, ou seja, a guerra do Contestado, ocorrida em uma região de disputas entre o Paraná e Santa Catarina, que envolveu a construção da estrada de ferro SP- RS , a qual passa por Capinzal. Em Irani ocorreu a primeira batalha dessa guerra,  onde morreram o monge José Maria e um tenente do Paraná.

Os alunos visitaram o museu histórico, o cemitério do Contestado, local onde ocorreu a batalha e onde se localiza o túmulo do monge José Maria. Além disso, conheceram o monumento histórico que retrata a luta e a fé do caboclo do Contestado.

 

Legenda para as fotos:

 

Final Nº 20

 Alunos da 8ª no monumento que representa a fé e a luta do povo do Contestado.

Final Nº 28

 Alunos no trem de ferro- elemento que ocasionou conflitos entre caboclos e o governo.

 

Mostrando Nossa Arte

 

O aluno Marcos Barbieri da 8ª série do Ensino Fundamental participou do projeto Mostrando Nossa Arte, realizado pelo Departamento de Cultura do município de Capinzal, classificando-se em primeiro lugar na categoria redação, com o tema "Dia Internacional de Museu".

Parabéns Marcos!

 

Foto 05

 

Palestra sobre a inquisição

 

Nas aulas de história da 1ª série do Ensino Médio, foi desenvolvido um trabalho referente à Idade Média.

O tema foi a Inquisição, que punia crimes contra a fé católica através de torturas.

Em um primeiro momento, os alunos criaram maquetes representando-os e em um segundo momento foi realizada uma encenação da vida cotidiana da época, seus costumes  e crenças.

Professora: Adriane Franke.

 

 

6 ? 7 e 8

 

 

 

 

 

 

 

Anterior

PALESTRAS MINISTRADAS PELO ENGENHEIRO FLORESTAL JOCELEI PERIN

Próximo

OURO

Deixe seu comentário