Prefeitura realiza a posse do Conselho de Turismo de Zortéa |
Novo fôlego para a gestão das águas na Bacia do Rio do Peixe
Comitê da Bacia do Rio do Peixe e a Ecopef.
O ano de 2019 deverá ser um período de muitas ações para a preservação e proteção das águas da bacia hidrográfica do Rio do Peixe. Esta foi a avaliação dos participantes do encontro realizado na terça-feira, 29 de janeiro de 2019, na Unoesc de Joaçaba que reuniu membros do Comitê da Bacia do Rio do Peixe e a Ecopef. O otimismo se deve à liberação de recursos para a realização das atividades e a disponibilização de uma equipe técnica que auxiliará na organização do comitê, na mobilização social e na capacitação dos membros. A Ecopef, entidade escolhida por edital do Governo do Estado para atuar como secretaria executiva do comitê, é a responsável pela equipe. "Entendemos que a Ecopef tem uma equipe bastante capacitada para fazer essa assessoria executiva e, com certeza, isso vai ajudar muito na nossa organização e mobilização", afirmou Andrei Goldbach, presidente do Comitê do Rio Peixe.
De acordo com Goldbach, o sucesso da atuação do comitê em 2019 também depende da elaboração do Plano de Recursos Hídricos que precisa ser aprovada pelo governo do estado. "É importante que o governo do estado contrate o trabalho de elaboração do Plano. É ele quem vai apontar os problemas e as possíveis soluções relativas aos recursos hídricos na Bacia do Rio do Peixe", ressaltou.
A assessoria ao Comitê será feita por equipe disponibilizada pela Ecopef formada pela engenheira ambiental e sanitarista, Laís Bruna Verona, a técnica administrativa, bióloga Karine da Silva e o coordenador regional, engenheiro agrônomo, Vilmar Comassetto. Os técnicos irão atuar em 26 municípios que fazem parte da bacia hidrográfica.
A Bacia do Rio do Peixe pertence à Região Hidrográfica 3, abrangendo um território de cerca de cinco mil quilômetros quadrados no Meio Oeste catarinense. Ela faz parte de uma das três Regiões Hidrográficas que serão assessoradas pela equipe da Ecopef num grande Plano de Atividades dos Recursos Hídricos que tem prazo de dois anos para ser completado. As outras regiões são RH 2 - Rio Chapecó/Rio Irani e a RH 1 - Rio das Antas.
Eduardo Comassetto
Deixe seu comentário