logo RCN

Luiz Henrique volta a defender a não importação de banana

Bananicultura brasileira


 

Luiz Henrique (PMDB-SC) saiu otimista da reunião desta quarta-feira (7) com Ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) em que produtores de banana se manifestaram contra a importação do produto pelo Brasil.

O senador está confiante que a decisão do governo federal será favorável aos produtores brasileiros e em especial, os catarinenses, que temem a importação do produto e suas consequências econômicas, sociais e sanitárias.

- As exportações do Equador para o Brasil provocariam graves consequências econômicas e sociais. A bananicultura brasileira é uma atividade predominantemente da agricultura familiar que envolve entre empregos diretos e indiretos dois milhões de pessoas. Por outro lado, salientamos também, eu e o senador Eduardo Suplicy, que coordenamos a reunião, que numa eventual importação de banana pelo Equador pode também provocar graves riscos sanitários com a importação de pragas, as quais o nosso produto é suscetível de contaminação – defendeu o senador.

O ministro fez uma longa exposição e salientou que a decisão final será do governo e dos Ministérios da Agricultura e Desenvolvimento

- Alegamos também que o Código do qual fui relator estabelece que o Brasil não deva importar produtos agrícolas que não têm uma legislação avançada e compatível com a nossa – completou Luiz Henrique.

Compareceu na reunião com o ministro Patriota grande número de parlamentares e representantes do setor da bananicultura brasileira, que envolve muitos municípios de Santa Catarina e que são contra a exportação do produto.

Luiz Henrique já tinha se manifestado a favor dos bananicultores no ano passado, e desde então intervém junto às autoridades para obter uma resposta positiva para os produtores.

 

Reunião do CDR é realizada em Concórdia Anterior

Reunião do CDR é realizada em Concórdia

PEC da advocacia pública municípios volta para CCJ Próximo

PEC da advocacia pública municípios volta para CCJ

Deixe seu comentário