Ligeirinho
Fique por dentro
ü É permitido levar o cachorro para passear, porém, é uma falta de consideração deixar fezes por onde passam as pessoas. Tem gente que ajunta e coloca os dejetos dentro de um plástico e após numa lixeira. Caso não queira ajuntar as necessidades do cão, então devem evitar que o façam sobre as calçadas, escadarias e até nos canteiros. Os cães perambulando pelas vias públicas sabem atravessar a rua e inclusive se comportam melhor que a dupla: gente e o cachorro doméstico, os quais sujam a cidade.
ü Quem sabe, em breve também será proibida a livre circulação dos carros movidos a álcool, levando em conta a tolerância na Lei Trânsito do teor alcoólico ser zero. Será que o Brasil aos poucos está deixando de ser um país da livre democracia e vem passando para o lado autoritário? Quem paga a fatura da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública ? Cosip é o povo, de certa forma, ele também arca com os investimentos no setor de saúde, bancando a Contribuição Social para a Saúde - CSS, cobrado sobre a movimentação do cheque.
ü Parabéns à classe política Capinzalense por não aderirem à politicagem de candidato único, pois se o voto faz parte da cidadania, é justo ter opções de escolha. De um lado, a situação tenta o terceiro mandato, de outro, o ex-prefeito pretende voltar a administrar o município e também mais uma coligação lança de forma inédita duas mulheres à chapa majoritária. Como a política é coisa séria, os cidadãos devem levar em conta a ideologia partidária, mas principalmente, quem são os políticos, no sentido de evitar arrependimento futuro ou orgulhar-se pela escolha certa.
ü O loteamento Barrizzotto está movimentado, é um vai e vem de máquinas rodoviárias, resultando em barro para todos os lados. O Barrizzotto é de momento considerado nome fantasia, pois a denominação correta é Loteamento João Evangelista Parizzotto, sendo o mais populoso de Capinzal. Essa comunidade deveria saber o valor que cada um irá pagar pelo asfaltamento antes da cobrança, também deveria dispor de calçadas, de telefonia celular e de duas travessias na subida da Avenida principal. Parabéns pela construção do campo e que sirva a comunidade num todo.
ü Mais um lugar, além da Rua Antonio Zortéa Primo, próxima do Antares Hotel, os garis e margaridas deixam também de varrer a passarela sobre a Ponte Irineu Bornhausen. Do outro lado do Rio do Peixe é varrido diariamente, onde o visual é melhor. Quanto à mencionada rua, sobre a escadaria e calçada rente à Rua XV de Novembro, o acúmulo de tocos de cigarros, garrafas quebradas e copos plásticos impressiona quem vê, parece mesmo o lixão da cidade.
ü Infelizmente, com a mão única na Rua Dona Linda Santos e provavelmente ocorrerá o mesmo na Rua XV de Novembro, com certeza estão contribuindo para os carros permanecerem mais tempo em circulação na minúscula área comercial. O resultado será o engarrafamento na Rua Presidente Nereu Ramos, sendo algo desnecessário pelo fato de ser uma via de escoamento do trânsito da cidade e para aqueles carros que apenas passam por dentro da cidade. Se São Paulo e o Rio de Janeiro poderão parar dentro de cinco anos, Capinzal está contribuindo para tanto em nosso território, inclusive, não será um estacionamento rotativo que irá solucionar o problema, e sim, adequar a cidade a sua realidade e não inventar moda. Os carros leves e de cargas não são culpados pelo equivoco nacional, onde os governos optaram pelo transporte rodoviário e deixaram de lado, principalmente, o ferroviário.
ü Na última segunda-feira, 7 de julho, completaram 25 anos da grande cheia do Rio do Peixe, ocasião em que as águas viraram locomotivas e vagões, invadiram o comércio e arrastaram casas, pontes, árvores, resultando em perdas e muita tristeza. Junto com a enchente, veio o abandono da Rede Ferroviária Federal. De certa forma aproveitaram a oportunidade para desativá-la. Com a paralisação da via férrea, aumentou o número de caminhões e o êxodo rural das comunidades do interior dos municípios foi inevitável. Países de primeiro mundo se utilizam do transporte ferroviário, enquanto o Brasil, é recordista em arrecadação de impostos e na construção de hidrelétricas, no entanto, o preço da energia elétrica custa o olho da cara.
ü Mais uma vez, a Seleção Brasileira de Futebol de Campo valoriza quem está fora do país, o que foi demonstrado na convocação da equipe que disputará a Olimpíada, quase na sua totalidade os jogadores que atuam no exterior. Os XXIX Jogos Olímpicos de Verão serão realizados em Pequim, China, entre 8 a 24 de Agosto de 2008, terá do lado brasileiro muito pouco, aquele que já foi o melhor do mundo, porém, ainda não provou como jogador vestindo as cores da seleção canarinho, o Ronaldo Gaúcho, o qual está fora de forma e com a barriga bem saliente.
ü É motivo de orgulho contar com a Perdigão em nosso município, pois ela sozinha alavanca o progresso de Capinzal, gerando mais de 90% da renda, também sendo responsável pelo emprego diretos e indiretos. Também é notável a evolução dos hospitais São José e Nossa Senhora das Dores, investindo na estrutura física, tecnológica e, inclusive, em profissionais. São poucos os municípios de pequeno porte, como Capinzal, a dispor de dois hospitais servindo nossa gente e nossa terra, e ainda, de cidades vizinhas.
ü Chegou o grande dia, dos 19 anos de O TEMPO ? um jornal de fato, ocorrido em 8 de julho, terça-feira. Desde o início, O TEMPO disponibiliza de espaço a todas as raças, cores, religiões e não faz distinção de poder aquisitivo. Também sempre trouxe opiniões sobre algum assunto inserido no editorial, demonstrando imparcialidade e compromisso com a verdade. Esse Semanário não traz matérias dirigidas e nem é tutelado, portanto, há praticamente duas décadas ajuda a escrever a história regional.
ü Um ourense poderá entrar para o Livro Guinness dos Recordes, pois nos seus 28 anos de funcionário público percorreu 102 mil quilômetros, da Prefeitura aos bancos e em outras repartições públicas, inclusive, no comércio em geral. Quem sabe, todo esse preparo físico tenha um sentido, é flamenguista e pela eficiência de prestar excelente trabalho. Parabéns Marcos.
Deixe seu comentário