Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
Ligeirinho
-
- Muitos bombeiros compareceram à sessão, devido a MOÇÃO DE APLAUSO de autoria do vereador Rafael Edgar Tonial (PSB), para o Tenente DIEGO MEDEIROS FRANZ, da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiro Militar de Capinzal, pertencente ao 11º Batalhão de Bombeiros Militar.
Recado da Comunidade
Presidente do Legislativo de Capinzal, Renato Marcelo Markus (PR) conduz sessão da melhor maneira possível, mantendo a ordem e respeito durante os trabalhos, apesar de "calorosa" discussão.
A sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal (SC), 26 de fevereiro, foi a mais longa dos últimos tempos, ou seja, iniciou às 20h, horário tarde demais, sendo o seu término minutos depois das 23 horas, sendo a reunião conduzida pelo presidente Renato Marcelo Markus (PR).
Deu entrada na Casa e o Presidente solicitou a leitura: Projeto de Lei Legislativo nº 7, de 2019, de autoria do vereador Rafael Edgar Tonial (PSB), que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas municipais incompletas, sem condições de atender aos fins a que se destinam ou impossibilitadas de entrar em funcionamento imediato.
Discussão, votação e aprovação: Requerimento nº 4, de 2019, de autoria dos vereadores Gilmar Junior da Silveira (PSD) e Bruno Michel Fávero (SD), solicitando à 3ª Companhia do Corpo de Bombeiro Militar de Capinzal, informações referentes ao FUNREBOM.
Denúncia por Infração Político-Administrativa contra o Prefeito, Nilvo Dorini, com a possibilidade de pedido de cautelar de afastamento pela Comissão Processante durante a tramitação do processo e por fim para cessar o mandato do denunciado do cargo. Sendo que o presidente conduziu da melhor maneira possível a sessão, não deixando ou permitindo certa discussão, exceto se manter no aceitar ou não a denúncia.
Além da informação deste Semanário, estamos trazendo matéria da RÁDIO BARRIGA VERDE, que também trouxe reportagem sobre a mencionada denúncia.
Câmara de Vereadores acata denúncia contra prefeito de Capinzal (Fonte/Autor: Rádio Barriga Verde)
Na noite de terça-feira (26) aconteceu a última sessão do mês de fevereiro na Câmara de Vereadores de Capinzal. Segundo o presidente da câmara, Renato Marcelo Markus, o principal assunto desta sessão atípica, foi o pedido de investigação por suposta Infração Político-Administrativa contra o prefeito do município, Nilvo Dorini.
O pedido se deu em razão da contratação da empresa Construções Herval LTDA, que faria o conserto de calçadas, meio fio, calçamentos, bocas de lobo, entre outras atividades. A denúncia questiona a respeito da execução e fiscalização dos serviços. Além disso, também consta que foram gastos, entre 2017 e 2018, cerca R$ 400 mil com o pagamento do trabalho terceirizado.
Durante a sessão foi feita a leitura do pedido de investigação e aberta a discussão a respeito do caso. Em seguida, foi feita a votação para a abertura do processo e, por seis votos a três, ficou decido por dar prosseguimento ao caso. Foram favoráveis os vereadores: Bruno Michel Fávero (SD), Carlos Adriano Zocoli (PSDB), Kelvis Borges (PP), Rafael Tonial (PSB), Renato Markus (PR), Valmor de Vargas (PPS). Contrários: Alcidir Afonso Coronetti (MDB), Gilmar Junior da Silveira (DEM) e Lucas Dorini (MDB).
Após a votação, através de um sorteio, foi definida a comissão de investigação e processante que definiu o vereador Bruno Michel Fávero como presidente, Lucas Dorini como relator e Valmor de Vargas como membro.
O presidente Renato Markus explica que não se trata de um pedido de afastamento, "Quero deixar claro que não é um pedido de afastamento, é um pedido de investigação. A população pode ter acesso a toda a documentação, que está na câmara e é de livre acesso. Estamos fazendo tudo de forma transparente".
Obs: Link da matéria da Rádio Barriga Verde http://www.radiobarrigaverde.com.br/noticias/politica/22799/camara-de-vereadores-acata-denuncia-contra-prefeito-de-capinzal.html
A Rádio Barriga Verde também entrevistou o citado, prefeito Nilvo, o qual diz estar tranquilo quanto ao pedido de investigação (Fonte e foto: Rádio Barriga Verde)
Na manhã de quarta-feira (27) o prefeito do município de Capinzal, Nilvo Dorini, disse estar tranquilo em relação ao pedido de investigação por suposta Infração Político-Administrativa feito pelos vereadores na sessão desta terça-feira (26).
O pedido se deu em razão da contratação da empresa Construções Herval LTDA, que faria o conserto de calçadas, meio fio, calçamentos, bocas de lobo, entre outras atividades. A denúncia questiona a respeito da execução e fiscalização dos serviços. Além disso, também consta que foram gastos, entre 2017 e 2018, cerca R$ 400 mil com o pagamento do trabalho terceirizado.
De acordo com o prefeito, os serviços foram prestados pela empresa a várias secretarias e não apenas para a Secretaria de Infraestrutura. O prefeito também alega trabalhar com seriedade e responsabilidade.
"Acompanhamos o pedido dessa comissão processante, sabemos que é preciso fazer a defesa, coisa que não é difícil porque os serviços foram prestados para a nossa população através da empresa que venceu o processo licitatório. Se vendeu uma ideia de que os serviços foram prestados apenas para a Secretaria de Infraestrutura e não foi só isso, várias secretarias precisaram dos serviços", explica o Prefeito.
A partir de agora, o prefeito Nilvo Dorini tem um prazo de 10 dias para apresentar a defesa.
Obs: Matéria, foto e áudio no link http://www.radiobarrigaverde.com.br/noticias/politica/22802/prefeito-nilvo-diz-estar-tranquilo-quanto-ao-pedido-de-investigacao.html
O TEMPO - um jornal de fato, informa a indicação do presidente e vereador Renato Marcelo Markus: Ao Poder Executivo Municipal, para que através do departamento competente, seja realizada uma limpeza geral nas margens da Rua Máximo Toaldo, e também recuperação de meio fio em alguns pontos da referida Rua. Justificativa: A presente indicação se justifica devido inúmeras queixas por parte dos moradores, quanto à situação que se encontra essa Rua, visto que a mesma é um acesso que facilita para que os moradores se desloquem ao Centro e também a cidade alta. Foram muitos os moradores que se referiram a tal situação como descaso e abandono por parte dos órgãos públicos competentes. A falta de canaletas para escoamento das águas das chuvas, faz com que moradores intervenham, abrindo valas colocando material dentro da estrada em forma de contenção. O Mato esta tomando conta da Rua em diversos pontos dificultando ainda mais a trafegabilidade.
MOÇÃO DE APLAUSO Nº 01/2019, de autoria do vereador Rafael Edgar Tonial (PSB), para o Tenente DIEGO MEDEIROS FRANZ, da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiro Militar de Capinzal, pertencente ao 11º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Joaçaba na forma que segue:
Parabenizo o Tenente DIEGO MEDEIROS FRANZ, da corporação do Corpo de Bombeiros Militar de Capinzal, pela coordenação da equipe de bombeiros que se deslocaram até a cidade de Brumadinhos, Minas Gerais para auxiliar no resgate das vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, de Brumadinho (MG).
Eles arriscam a própria vida para salvar outras. Encaram fogo e água e lutam pelo desconhecido até o último instante. A profissão de bombeiro não tem nada de fantasia.
Não existe super-herói: o segredo desse trabalho, além, claro, da coragem e vontade de ajudar o próximo, é treinamento e muito, muito preparo técnico, "hoje tudo o que vocês fazem tenente FRANZ é embasado em protocolos, é embasado em técnicas com equipamentos, de uma forma muito segura, muito técnica".
Basta apenas um chamado. A equipe é mobilizada e lá vocês se vão - em defesa da vida. Passam diariamente por situações adversas, recebem um chamado e, quando chegam ao local, encontram outro caso, às vezes, completamente diferente. Por esse motivo, o treinamento é intenso, e todos estão aptos a atender qualquer ocorrência.
Justificativa: A final, Tenente FRANZ, vocês são e sempre serão guerreiros, que lutam em prol da vida, parabéns e que tenhamos sempre anjos da guarda iguais a vocês na vigia pela proteção em defesa da VIDA.
Deixe seu comentário