logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Ligeirinho – Recado da Comunidade

  • Aldo Azevedo / jornalista - Ivo Luiz Bazzo * 25 de março 1923 + 11 de outubro de 2012 Foram 89 anos de uma existência digna de reconhecimento, respeito e de credibilidade.

Ivo Luiz Bazzo: um líder comprometido com o desenvolvimento de Ouro e da região

Ivo Luiz Bazzo nasceu em 25 de março de 1923, em São João de Montenegro (RS), filho de Vitório Bazzo e Lúcia Ferrari Bazzo. Mudou-se ainda criança para a Linha Sete de Setembro, hoje Distrito de Santa Lúcia, onde seu avô Santo Bazzo foi o colonizador. Desde cedo, Ivo aprendeu com a família o valor do trabalho, da solidariedade e do serviço à comunidade.

Casou-se com Iracema Jacinta Maestri em 1946 e teve quatro filhos: Ivoney, Ione, Ivonéte e Ionice, formando uma família marcada por valores de honestidade e dedicação.

Com 32 anos, foi Delegado Especial de Polícia de Capinzal e, entre 1956 e 1959, atuou como diretor do Departamento de Estradas de Rodagem na administração do prefeito Horácio Heitor Breda, quando participou da construção das pontes Irineu Bornhausen e Governador Jorge Lacerda, que ligaram Capinzal ao Distrito de Ouro.

Posteriormente, fundou o Escritório Contábil Oeste Ltda. e foi sócio da Auto Mecânica Ouro Ltda (AMOL). Em 1969, foi eleito prefeito de Ouro em seu primeiro mandato, e novamente em 1977, para um segundo mandato até 1983.

Entre suas principais realizações estão:

·        Idealização da 1ª Festa do Colono de Ouro (1981), em Pinheiro do Meio, marcando a inauguração do primeiro Ginásio de Esportes Rural.

·        Emancipação político-administrativa de Capinzal, contribuindo também para a elevação de Piratuba à condição de município.

·        Transferência da sede do município de Capinzal para o Distrito de Ouro, um feito inédito no país.

·        Captação de verbas para a construção do Ginásio Municipal de Esportes, com apoio do deputado Nelson Pedrini.

Durante a tragédia do granizo em 1982, Bazzo conseguiu verba estadual de R$ 3 milhões para socorrer os agricultores. Mesmo após deixar a prefeitura, sua casa tornou-se ponto de apoio à comunidade, onde continuava ajudando as pessoas em questões públicas.

Ivo Bazzo foi um político íntegro, visionário e comprometido com o bem comum.
Não acumulou riquezas, mas sim respeito, experiência e conhecimento sobre a vida pública. Leitor assíduo e organizador de um rico acervo histórico, manteve-se sempre humilde e acessível, guiado por valores de HONESTIDADE, trabalho e amor pela sua terra.

Ivo Luiz Bazzo

* 25 de março 1923

+ 11 de outubro de 2012

Foram 89 anos de uma existência digna de reconhecimento, respeito e de credibilidade.


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

Ligeirinho – Recado da Comunidade Anterior

Ligeirinho – Recado da Comunidade

TRE-SC doa mais de 2 mil bens para instituições sociais Próximo

TRE-SC doa mais de 2 mil bens para instituições sociais

Deixe seu comentário