Prefeitura realiza a posse do Conselho de Turismo de Zortéa |
LIDERANÇAS POLÍTICAS
FARINA E BINHO MUITO FIZERAM POR CAPINZAL
O eterno Celso Farina, então radialista, empresário e prefeito consagrado no período de 1983 a 1989. Como prefeito despachava no gabinete, também visto na via pública e no comércio dialogando e trocando idéias com os munícipes, ainda com freqüência acompanhava as obras em desenvolvimento.
Com a enchente de 7 de julho de 1983 teve de ir em busca de recursos e conseguiu dar segurança às famílias que perderam residências com a fúria das águas do Rio do Peixe, recebendo um novo lar na Vila 7 de Julho, loteamento criado na sua gestão administrativa. Destacamos a Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, asfaltamento na área central e bairros, liberação de área de terra junto ao Ministério da Agricultura (Parque de Exposições Domingos Pellizzaro), construção do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, implantação do sistema de escoamento de águas pluviais (tubulação), área de lazer, dentre outras.
A foto é de janeiro de 1983, quando Farina parabenizou Rubens Leal, o Binho, eleito vereador pela primeira vez e reeleito para o segundo mandato.
Binho fez indicações relevantes para a sociedade Capinzalense e Ourense, a exemplo da extensão da Unoesc (cursos), Ciretran na expedição da CNH e RG (dependiam de Joaçaba), implantação da Guarnição do Corpo de Bombeiros (liderou e convidou João Silva De Andrade para realizar a Campanha do Tijolo), transporte coletivo, aquisição da usina asfáltica, Grupo Escolar Municipal Viver e Conhecer, supletivo segundo grau (à noite para quem trabalha de dia), telefonia celular, capela mortuária, primeira repetidora RBS TV com campanha no comércio, arrecadando 76% dos recursos e o restante bancado pelos cofres públicos (época dos prefeitos Farina e Mingo), passarela sobre a ponte Irineu Bornhausen, pedido para a realização de encontro de idosos e de alcoólicos anônimos etc.também sugeriu a construção na cidade alta de ginásio de esportes e campo de futebol, cemitério, na cidade baixa área de lazer. Enfim, os projeto levantados por Binho e também despachados pelo então prefeito Farina, vieram a beneficiar não somente Capinzal, mas a Comarca como um todo.
Infelizmente, Farina faleceu em 17 de junho de 1989, há 17 anos, no entanto, as boas lembranças e ações continuam eternizadas na mente dos Capinzalenses. Quanto ao Binho, atualmente fora do cenário político, porém, continua dando dica de como fazer política para o bem da coletividade e progresso do município.
Encontro de grandes homens público: Farina e Binho, no detalhe, Zélia Farina.
Deixe seu comentário