Jogos Universitários Catarinenses acontecem nesta semana em Caçador
Unoesc disputa seis modalidades dos JUCs e o Campeonato Catarinense Universitário de Futebol
Começaram ontem (terça-feira) e seguem até sábado os 57º Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), que nesta edição acontecem na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), em Caçador. Mais de mil estudantes atletas de 13 instituições de ensino superior de Santa Catarina participam da competição, disputando oito modalidades esportivas. De forma paralela ao evento, também ocorrerá o 4º Campeonato Catarinense Universitário de Futebol, entre quinta e sábado na mesma cidade.
A Unoesc está reapresentada em seis modalidades dos JUCs e também participará do Campeonato de Futebol. As modalidades de que a Unoesc disputará nos JUCs são judô, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. No Judô, tem representantes tanto no naipe feminino quanto masculino. Nas demais, apenas no naipe masculino, assim como no Campeonato de Futebol, que só terá equipes masculinas.
As disputas dessas modalidades começaram ainda no primeiro dia de evento, com os primeiros jogos de futsal, mas a Unoesc entra na competição somente nesta quarta, quando começam as partidas de xadrez e basquete. A partir de quinta, iniciam as demais modalidades coletivas e a Unoesc faz sua primeira partida de futsal. O judô será disputado na sexta-feira.
Os 57º JUCs são promovidos pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) e realizados pela Uniarp com o apoio do Governo do Estado, da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) e da Prefeitura Municipal de Caçador.
Nesta edição, o evento prestará uma homenagem ao professor Edmar de Oliveira Pinto, falecido em março deste ano. O professor Edinho, como era conhecido, foi um dos responsáveis pela implantação e coordenou o Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba por vários anos. É reconhecido no Estado pelo incentivo e trabalho realizado na área do esporte e, nos JUCs 2013, dará nome ao Troféu Eficiência, premiação que será concedida à instituição que obtiver o melhor resultado no cômputo geral da competição.
Conquistas anteriores
A expectativa para o evento é bastante positiva, como conta a professora Elisabeth Baretta, coordenadora do Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba e responsável pela delegação da Instituição no evento. Isso ocorre em função dos bons resultados que a Universidade vem alcançando em competições universitárias nos últimos anos, especialmente no judô e nas modalidades coletivas.
Em 2012, quando os JUCs ocorreram na Unoesc Joaçaba, a instituição venceu no judô feminino, no basquete, futsal, vôlei e handebol masculinos, além de ter sido campeã no Campeonato de Futebol masculino. A instituição também foi vice no judô masculino e campeã em quatro modalidades de apresentação daquela edição: tênis de mesa masculino simples e em dupla, badminton masculino simples e em dupla. No mesmo ano, a Unoesc venceu os Jogos Universitários Brasileiros, que envolve equipes de vários estados do País, no vôlei e handebol masculinos e ficou em 3º e 4º no basquete e futsal masculinos. Em 2013, na Liga Universitária de Esportes de Quadra, venceu a etapa regional nas três modalidades que disputou (basquete, handebol e futsal masculinos) e foi vice-campeã no basquete e terceira colocada no handebol na etapa nacional. Também em 2013, na Liga Nacional de Lutas, alcançou o 3º lugar no judô masculino e o 4º no judô feminino.
Parcerias
A participação da Unoesc em competições universitárias conta com o apoio de associações esportivas das cidades onde ficam localizados os Campi da Universidade. Estas entidades, por sua vez, têm o apoio da instituição de ensino na manutenção de atividades de formação e treinamento de atletas e equipes. Para participar desta edição dos JUCs, a Unoesc também conta com o apoio das empresas Bonato Materiais de Construção e Organizações LIMGER.
Deixe seu comentário