logo RCN

Joaçaba recebe bem e comprova que possui vocação para o turismo

'Comitiva do projeto Integrar - que reúne as cidades de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba - visitou a cidade e teceu elogios ao município'

Na sexta-feira, dia 11, a equipe do Projeto Integrar - aproximadamente 20 pessoas das cidades de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba estiveram na cidade de Joaçaba buscando conhecimento e troca de informações sobre pontos turísticos, projetos culturais e desenvolvimento de ações e atividades na área do comércio e artesanato.

A viagem foi organizada com o apoio da Coordenadoria Regional do Sebrae Joaçaba e da agência Nativa. O roteiro iniciou na sede do Sebrae onde representantes das três administrações públicas, vereadores, produtores rurais, artesãs e comerciantes conheceram um pouco mais da estrutura da entidade e tiveram contato com as colaboradoras e com a coordenadora Sueli Bernardi. Sueli colocou o Sebrae a disposição, mostrou os resultados obtidos em 2015 e algumas demandas já para 2016.

O segundo ponto de visitação foi o Museu Alfredo Sigwalt. A visita técnica ao maior símbolo cultural de Joaçaba foi acompanhada por Antônio Carlos Pereira (Bolinha) que explicou o processo de construção - os 25 anos de dedicação em busca de um sonho. O teatro é uma entidade que atua com aulas de dança, música, canto e instrumentos musicais coordenadas pela Sociedade Culltural e Artística Joaçaba e Herval d´Oeste (SCAJHO).

Logo após, a comitiva se dirigiu até a Igreja Matriz - a Catedral Santa Teresinha - com sua bela arquitetura, vitrais e o trabalho de escultura em madeira. A Escola de Samba Aliança foi o quarto destino. A comitiva foi recebida pelo presidente da agremiação - Dihego Joe Muller - e também pelo presidente da Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste (LIESJHO) Sérgio de Giacometti. Todos ficaram admirados pela organização da agremiação que já está com os carros praticamente prontos, bem como fantasias de alas e destaques. A estrutura, limpeza e o trabalho em equipe também chamaram a atenção. O museu - com sua coleção de troféus, camisetas, fotos e peças de fantasias foi outro lugar visitado. Na oportunidade o presidente da LIESJHO explicou como é arrecadado recursos para o maior evento cultural de Santa Catarina. Giacometti disse que são quatro frentes - governo federal, estadual, municipal e apoios privados. A comitiva assistiu a um vídeo sobre o evento, montagem da estrutura, trabalho nos barracões e a avenida já com as escolas desfilando. Dihego fez questão de frisar que o trabalho acontece durante todo o ano e que projetos sociais são acampados pela verde e branco - atual campeã do Desfile de Escolas de Samba.

Após o almoço a visita foi ao Monumento Frei Bruno. Na oportunidade representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joaçaba (CDL) descreveram todo o processo desde a ideia do monumento até a sua finalização e até a sua conservação. O projeto do museu e do observatório. Além disso, a CDL apresentou todas as ações que são efetivadas durante o ano destacando não só as que visam garantir visibilidade aos comércios, mas as sociais. A ideia da visita para a comitiva do Integrar era observar exatamente isso - como uma entidade que não está vinculada a questão política consegue fazer tanto em prol do turismo seja ele religioso, comercial ou de eventos.

A tarde as duas primeiras visitas se deram no atelier do Tranças da Terra (prédio da antiga Formac - próximo a SIMAE) e da dona Rosvita (localizado no prédio da Continental Veículos - próximo a Joauto). Essas visitas tiveram como objetivo mostrar um artesanato único - o primeiro em trigo e o segundo em palha de milho - mostrando que o novo, o diferente é mais atrativo aos olhos do consumidor.

A comitiva do Integrar fez questão de percorrer a XV de Novembro para olhar a decoração natalina em frente à Prefeitura Municipal - verificar algumas fachadas de lojas até chegar a Casa de Cultura Rogério Sganzerla. Lá foram recebidos pela equipe da casa - além do diretor de cultura Jaime Telles e do prefeito Rafael Laske. O prefeito falou em nome da administração, se colocou a disposição, disse que Joaçaba é uma cidade que realmente respira cultura e enfatizou o carnaval e também todas as demais atividades, bem como a importância de ser sede dos Jogos Abertos.  Foram apresentados números de violão, além de desenhos, fotografias e pinturas - produções dos próprios alunos. A comitiva entendeu o porquê do nome - a homenagem ao cineasta joaçabense reconhecido internacionalmente. A equipe da casa preparou um café da tarde para receber os turistas.

Por fim, a visita foi na escola Unidos do Herval - em Herval d´Oeste - co-irmã do carnaval de Joaçaba. A visita na Unidos foi diferente da Aliança. Foram apresentados todos os processos de produção - desde um carro no ferro, o carro já com as madeiras e os locais dos destaques, a confecção dos costeiros e cabeças ainda no ferro, a escultura que foi apresentada por Paulo Dozza, a parte de encapar as cabeças e os costeiros e adereçar as roupas, a costura, a sala dos destaques e os desenhos do carnavalesco de onde são projetados todas as alas e carros. Ao final, uma surpresa - apresentação da bateria da Unidos do Herval - do projeto social e apresentação de passistas.

Em uma conversa após todo o roteiro os visitantes elogiaram Joaçaba, falaram principalmente da acolhida em todos os lugares - o trabalho conjunto efetuado por Joaçaba e Herval d´Oeste no teatro, no carnaval e também na Olimpíada Cultural e Esportiva (Oliejho) - onde também envolve Luzerna.  O trabalho da CDL e destacaram em especial o carnaval. Muitos não conheciam e tinham certa restrição ao evento. "A gente imagina uma coisa. Chega aqui e observa essa cultura, essas senhoras trabalhando, essas crianças no projeto social e observa o quanto eles fazem e se dedicam para produzir um evento com música, canto, dança, expressão corporal e plástica. É admirável e digno de muitos elogios. Vocês estão de parabéns", afirmaram. 

Capinzalense cola grau no curso de Medicina pela Unoesc de Joaçaba Anterior

Capinzalense cola grau no curso de Medicina pela Unoesc de Joaçaba

Prefeitura de Piratuba inaugura pavimentação em Linha Divisa Próximo

Prefeitura de Piratuba inaugura pavimentação em Linha Divisa

Deixe seu comentário