Prefeitura realiza a posse do Conselho de Turismo de Zortéa |
INSS ALERTA:
CONTRA FALSOS RECENSEADORES NO OESTE
Em 19 de junho vários habitantes receberam a visita de uma mulher de cabelos claros, 1.70 m de altura, aparentando ter em torno de 40 anos e acompanhada de uma moça de cabelos louros, estatura mediana e aparentando 17 anos. Portando crachá e jaqueta azul do INSS para se fazerem passar por servidoras do órgão, alegaram estar atualizando os dados cadastrais da Previdência Social. Intimados a isso, os segurados forneceram seus cartões de benefício, CPF e Identidade às golpistas, que fizeram à reprodução em máquina copiadora portátil e devolveram os originais. Ambas conduziam um veículo VW/Gol vermelho
Todos os servidores que atuam no Censo Previdenciário e são autorizados a efetuar diligências na casa de segurados com a finalidade de comprovar a regularidade de benefícios portam carteira de identificação do INSS assinada pela Gerência Regional Sul. ?Antes de abrir a porta para qualquer pessoa que se diga a serviço do INSS o segurado deve exigir essa identificação?, esclarece a gerente executiva de Chapecó Ana Dagostin Pereira. Ela adverte ainda que o recenseador oficial examina e registra os documentos e devolve-os no ato ao segurado. ?Somente quando o segurado comparece à Agência para requerer benefício o atendimento está autorizado a recolher documentos pessoais?, explica Ciderlei Farias, especialista em normas e gestão de Benefícios da Previdência.
O INSS aproveita para alertar os segurados contra a ação de atravessadores que cobram para encaminhar processos de benefícios. Orienta a não fornecer a senha do cartão, a não ser para representante legalmente constituído. Para evitar que a população caia em possíveis golpes de estelionatários, esclarece que seus serviços são inteiramente gratuitos e não são realizados em domicílio, exceto o trabalho de recenseamento e verificação da regularidade de benefícios. Caso seja vítima de ação de golpistas, o beneficiário deve denunciar o fato imediatamente à polícia ou ao Disque-Denúncia da Previdência Social, através do telefone 0800707047, que funciona de segunda a sábado, das 7 às 19 horas. (ACS/SC).
Deixe seu comentário